O cenário econômico para o setor têxtil é desafiador para os empresários, mas por outro lado, o cenário econômico para varejo é promissor. As pequenas empresas representam 90% do segmento de vestuário no Brasil. A produção de roupa infantil supera a de roupas masculinas em 3%, de acordo com ABRAVEST (Associação Brasileira do Vestuário).
No Brasil existem 17 milhões de pessoas de 0 a 14 anos – o que equivale a 40,2% da população brasileira. Representando uma alta demanda para o segmento de lojas de roupas infanto-juvenis. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE.
Embora esse mercado seja competitivo, possibilitar uma experiência de compra excelente para seu público-alvo é realmente importante. Afinal, a experiência sensorial e emotiva que o estabelecimento proporciona faz toda diferença para a fidelização do cliente.
Esclarecendo que quando se trata de produtos para o público infantil é interessante ter um ambiente colorido, que remeta ao universo deles, que os pequenos possam se identificar. A decoração favorece o produto e atrai clientes, principalmente quando o assunto é moda. O atendimento deve ser cordial e os atendentes devem ter atenção nos pais e nas crianças.
Outro diferencial, é um sistema de cartão fidelidade, que recompensa o consumidor e contribui para retenção de seus clientes. Impactando positivamente na saúde de seu negócio. Saiba, neste artigo, como adotar o programa na sua loja.
Por que um programa de fidelidade é vantajoso na sua loja?
O objetivo central de um programa de fidelidade é garantir que seu cliente volte e gaste mais em seu negócio. Para isso, utilizamos a estratégia de recompensar o cliente, concedendo benefícios que funcionam como iscas para estimular e criar um hábito de compras do cliente em sua loja.
Confira os resultados que sua loja de roupa infantil pode obter com um programa de fidelização:
Fazer com que a loja não dependa tanto de promoções
Fazer promoções agressivas virou regra no mercado de roupa infantil masculina ou roupa infantil feminina. Isso acontece pela necessidade de sobrevivência no mercado, por causa de consumidores que procuram fazer economia e que sempre acham aquele local que vende por preços cada vez mais baixos, o que corrói o lucro.
Com a fidelização, o cliente enxerga vantagens ao realizar a compra na sua loja, pois vai ter recompensas a resgatar e considera isso uma boa relação custo benefício.
Note que promoção é diferente de fidelização. Enquanto na primeira estamos preocupados em atrair clientes, na segunda o objetivo é reter os clientes, fazer com que eles voltem.
Podemos fazer uma analogia neste caso a um balde furado: com promoções e campanhas atraímos novos clientes e “enchemos o balde”, mas caso não tenhamos estratégias para reter os clientes, podemos perdê-los, transformando seu negócio em um grande “balde furado“. Na prática o investimento em atração de clientes sem uma estratégia de fidelização torna-se algo incessante e com baixo resultado.
Leia também: Como não deixar sua empresa dependente de promoções contantes.
Conhecimento do perfil dos consumidores
Em um programa de fidelidade, os clientes se sentem mais à vontade para fornecer dados para a loja compilar um banco de dados. Com isso, é possível conhecer o padrão de consumo e investir em atendimento personalizado para estimular a venda de novos produtos (mais vantajosos para a loja), além de permitir uma relação mais próxima – você poderá avisar o cliente quando uma nova coleção será lançada, por exemplo.
Mais feedbacks dos clientes
Em um programa de fidelidade, é possível gerenciar o relacionamento com o cliente e pedir feedbacks que poderão ser usados na orientação das ações de marketing, vendas e atendimento. Medir a satisfação, nesse caso, é essencial para garantir o crescimento do negócio.
Como criar um programa de fidelidade para loja infantil
O método tradicional de implantação de programa de fidelidade é o cartão de fidelidade impresso. Hoje, existem opções de sistemas de fidelidade totalmente digitais, como o FideliZii, que permitem a interatividade com o cliente e uma gestão adequada da estratégia, garantindo resultados muito superiores.
Confira o modelo ideal de programa de fidelização:
Crie um bom sistema de pontuação
O ideal é adotar um sistema de pontuação em que o cliente junta uma determinada quantidade de pontos para poder trocá-los por descontos, produtos ou serviços.
Um fator importante para o sucesso de um programa de fidelidade é sua simplicidade. O programa precisa ser facilmente entendido tanto pelos clientes como colaboradores. Isso ajudará muito no engajamento do cliente com o programa, pois verá de forma clara quais metas precisa atingir para ganhar determinadas recompensas.
Nesse sentido, a maioria dos programas se baseiam majoritariamente em regras simples de acúmulo de pontos como a cada R$ 1,00 gasto equivaler a 1 ponto. Porém, o modelo ideal de acumulo de pontos pode variar de acordo com cada negócio e os objetivos a serem atingidos e sistemas digitais como o do FideliZii possuem flexibilidade para estruturar o programa da forma mais adequada para cada estabelecimento.
Além de uma regra simples de acumulo de pontos é importante também criar uma tabela de opções de trocas de pontos por prêmios que seja atrativa para o cliente, mas ao mesmo tempo estratégica para sua loja.
Programas mais avançados também podem criar oportunidades extras de pontuação para os clientes. Os pontos podem ser distribuídos em determinadas situações como:
- Quando os clientes trazerem novos clientes
- Quando os clientes pagarem em dinheiro (para você economizar taxas do cartão)
- Quando clientes participarem de eventos específicos
- Quando os clientes compartilham e interagirem com suas postagens nas redes sociais
Nesse sentido, não há limites para a criatividade. Uma dica que pode ser muito bem utilizada, tendo em vista principalmente o público infantil, é a criação de sorteios instantâneos. O uso de gameficação é muito positivo nesse público, e torna a experiência de compra em algo bastante inovadora.
Não demore para recompensar o cliente
De nada adianta um programa de fidelidade se o cliente achar que vai demorar muito para juntar os pontos necessários para resgatar a recompensa. Ele vai acabar se frustrando e não vai recomendar a loja para os conhecidos. Para lojas de roupas infantis, é importante que os prazos estejam de acordo com a regularidade das coleções.
Saiba mais: Confira os programas de fidelização de nossos clientes do setor de moda infantil.
Programa de fidelidade digital
Um sistema de cartão fidelidade é essencial para seu negócio de destacar da concorrência, principalmente em época de crise. Implementar um sistema automatizado para fazer a gestão do programa, como a solução que o FideliZii oferece, permite mais eficiência e controle desse trabalho tão importante.
O sistema FideliZii é completo e se destaca pelo uso de um aparelho touch screen interativo que substitui o cartão de papel e o carimbo.
O sistema de gestão automatizado permite total controle sobre seu programa de fidelidade para loja infantil. O sistema gera um banco de dados qualificado e um relacionamento personalizado com os clientes, o que ajuda no alcance de metas de venda e redução de custos.
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