Um dos maiores pesadelos do varejo físico é o que chamamos de problema do balde furado.
Assim como encher um balde furado com água é uma tarefa árdua e incessante, o mesmo pode se dizer ao trazer clientes em um negócio que não consegue reter seus clientes.
Pensando-se na operação de seu negócio, se investe cada vez mais para a atração de novos clientes, com recursos muitas vezes escassos, mas o resultado muitas vezes não vem. O cliente na grande maioria das vezes, está caindo em um balde furado, e acaba não voltando ou até mesmo migrando para a concorrência.
Portanto, criar promoções agressivas e custosas eventualmente contenham momentaneamente o esvaziamento, mas a solução realmente virá somente ao se investir na raiz do problema: a falta de fidelização de clientes.
Saiba mais sobre esse assunto neste post que preparamos especialmente para você, que chegou até aqui!
O que causa o balde furado
A dificuldade em reter clientes é um problema que atinge todo o varejo. Dados de mercado indicam que, na média, gritantes 50% dos clientes não retornam após a primeira compra.
E como não se bastasse a dificuldade em estimular o cliente a retornar para uma segunda compra, o varejo ainda sofre com a perda natural da base de clientes já fidelizados previamente. Em média, 20% da base de clientes é perdido ao longo do ano de forma gradual.
Infelizmente não há muito o que possa ser feito quando o cliente muda de cidade ou ganha na loteria e muda de hábitos. Mas talvez tenha migrado para a concorrência por ter sido assediado com uma promoção agressiva, ou por um mal atendimento em um dia que seu funcionário estava de mal humor.
Tudo isso impacta, obviamente, no faturamento do seu negócio, e uma ausência de uma estratégia de fidelização pode justificar diretamente seu insucesso.
Perda de dinheiro com o balde furado
De uma maneira objetiva, manter o balde cheio, ou no nosso caso, um negócio sempre movimentado com muitos clientes representa um negócio lucrativo. Por consequência, ter um balde furado, reflete um negócio que não consegue reter seus clientes e tem dificuldade em manter o movimento, certamente um grande prejuízo.
Mas na prática você tem dificuldade em mensurar o impacto da perda de clientes em seu negócio?
Bem, para fazer essa análise precisamos calcular Life Time Value (LTV), ou em português, valor do tempo de vida do cliente. Este cálculo é uma métrica de quanto um cliente vale ao longo do tempo em seu estabelecimento.
Vamos para um exemplo: clientes de um restaurante o visitam em média duas vezes por semana. Imaginando que o restaurante ganha R$ 8,00 por compra de cliente, estamos falando em um ganho de R$ 64,00 ao mês, ou
R$ 768,00 de margem ao ano por cliente.
Supondo que o negócio possui 250 clientes com este mesmo perfil de consumo ao longo do ano, e considerando que ocorre uma perda natural de 20% de clientes ao longo do ano, seriam 50 clientes perdidos em um ano.
Estamos falando em uma perda de R$ 38.400,00 de ganho potencial vazando pelo balde furado em um ano.
Portanto, na verdade não nos damos conta que ao não se investir em fidelização já está sendo perdido diariamente uma grande quantidade de dinheiro.
Como resolver as dificuldade de retenção de clientes?
Para estancarmos o vazamento do balde furado precisamos que mais clientes retornem após a primeira compra, diminua a perda de clientes já fidelizados, e estimule os clientes a gastarem mais ou visitarem mais vezes a sua loja.
Mas como podemos fazer isso?
O que recomendamos é a estruturação de uma estratégia de fidelização. Com ela estimulamos o retorno e consumo de clientes com a criação de uma isca perfeita, ou seja, concedemos um benefício, como vale compras e produtos, para o cliente voltar e gastar mais na loja.
Mais do que ter uma boa estratégia para a retenção de clientes, é essencial investir em uma ferramenta que permita a gestão e acompanhamento do relacionamento de clientes, justamente para que se entenda o seu perfil de compra, o que tem estimulado seu retorno, quais campanhas e estratégias tem funcionado mais, entre outros.
Sobre o FideliZii
O FideliZii é um sistema digital e bem completo, que se destaca pelo uso de um aparelho touch screen interativo que substitui o antigo cartão fidelidade de papel, em que os dados eram anotados a caneta ou com um carimbo.
O sistema faz a gestão e coloca em prática toda uma estratégia de retenção de clientes de forma profissional, inovadora, interativa e que valoriza o consumidor. Isso por meio de campanhas personalizadas e na hora certa para que o cliente não desapareça e gaste muito mais no seu estabelecimento.
Você ainda tem dúvidas sobre como resolver o problema do balde furado no seu negócio? Cadastre-se e veja nosso material!