O segmento de empórios tem crescido muito no Brasil. Isso significa que a concorrência no setor tem aumentado e demandado cada vez mais a necessidade de diferenciação frente as inúmeras opções que são apresentadas para o consumidor.
Para tornar o seu negócio competitivo é necessário garantir que os seus clientes não migrem para concorrência e voltem ao seu empório. Neste aspecto encaixa-se uma estratégia fundamental: o programa de fidelidade.
As estratégias de fidelidade são muito conhecidas em ramos próximos, como de alimentação (restaurantes e bares, por exemplo), e com pequenos ajustes na estratégia podemos obter resultados excelentes para empórios que buscam reter seus clientes.
Saiba tudo sobre como estruturar uma estratégia de fidelização em seu empório neste post.
Por que investir em um programa de fidelidade?
Sabemos que para se destacar no mercado, além de ter uma gama de produtos de qualidade, é preciso investir no relacionamento com o cliente. O bom atendimento, então, é questão fundamental.
Entretanto, mesmo que seu negócio esteja preparado para um bom relacionamento e atendimento ao cliente, às vezes o consumidor deixa de comprar na sua empresa pela comodidade que o concorrente oferece (ou até mesmo por causa de uma promoção agressiva).
Para sanar esse problema, um programa de fidelidade é a melhor solução, na medida em que estimula o cliente que comprou pela primeira vez a voltar ao seu negócio e ainda indicar o local para os conhecidos.
Ou seja, uma das principais vantagens de possuir um programa de fidelidade é manter sempre em alta o movimento na loja e ainda aumentar a carteira de clientes por meio da divulgação espontânea. Confira outras vantagens:
- Diminuição de custos com propaganda e promoções – é muito mais caro atrair um novo cliente para o empório do que manter os clientes atuais.
- Diminuição da dependência de promoções – promoções agressivas para sobreviver no mercado corroem o lucro. O programa de fidelidade acaba com esse problema.
- Aumento do consumo de novos produtos – com o programa de fidelidade, o consumidor é estimulado a comprar novos produtos do empório. Você pode fazer até uma parceria com fornecedores para que os clientes conheçam lançamentos das marcas.
Como implantar um programa de fidelidade para empório
Definir um modelo que pontue o cliente em relação ao valor de suas compras, e o recompense ao atingir metas de pontos pré-estabelecidos, apresenta-se como uma estratégia ideal de estímulo ao retorno do cliente (cria-se uma isca para o cliente voltar e gastar mais em seu estabelecimento).
Para que uma estratégia de fidelização bem planejada funcione efetivamente é necessário se atentar para a escolha correta de uma plataforma que permita a interatividade com os clientes, garanta uma gestão e acompanhamento adequado. Dessa maneira, permite-se entender o real perfil de consumo do cliente e saber exatamente se a estratégia de fidelização está sendo efetiva, ou é necessário ajustes.
Até pouco tempo, o mais usual era o uso de um cartão impresso onde as informações eram anotadas a caneta ou por meio de carimbos. Hoje, a opção mais avançada e que permite uma série de facilidades é o uso de um sistema automatizado, como o que o FideliZii oferece.
Saiba Mais: Confira os programas de fidelidade de nossos clientes do setor de empório.
Um bom sistema de pontuação
A premissa básica de um programa de fidelidade, é dar uma recompensa para um cliente fiel.
Dessa maneira, motivamos o cliente a voltar e gastar mais em seu negócio justamente por darmos a ele um benefício por este hábito de compra.
Para isso, uma boa maneira de estruturar o programa é pontuar o cliente pelo valor que ele gasta em seu negócio, e definir metas de gasto que ele tem que atingir para ganhar um prêmio (de preferência uma meta que leve em conta ticket e frequência média do cliente, de forma a ser factível e estimulante ao cliente).
Os prêmios em si podem ser bastante distintos de acordo com o objetivo e criatividade do dono do negócio.
No empório, uma possibilidade seria criar prêmios com produtos novos ou que não tenham tido uma boa saída, de modo a estimular e permitir o contato do cliente com um produto que seja de interesse do negócio estimular seu consumo.
Prêmios como vale para próxima compra também podem funcionar bem para estimular o retorno do cliente ao negócio, e tornar a visita ao empório um hábito para os clientes.
Outras estratégias, como dar pontos ao cliente por ele indicar o negócio para amigos ou ainda dar brindes por meio de sorteios instantâneos, pode aumentar ainda mais o estímulo a fidelização do cliente, que passa a ter uma experiência inovadora no momento da compra que não teria na concorrência.
Produtos e serviços exclusivos para o cliente fiel
Um empório transmite um ambiente exclusivo, com produtos de grande qualidade que dificilmente se encontra em outros locais.
Da mesma maneira, devemos passar essa imagem para o programa de fidelidade.
É super importante demonstrarmos aos clientes participantes do programa, que eles tem a possibilidade de ter acesso a produtos e serviços exclusivos ao atingir metas de consumo.
O cliente se sentirá estimulado a voltar e comprar mais ao saber que pode ganhar um produto de linhas especiais (lembre-se das parcerias com fornecedores) ou ainda ganhar um serviço exclusivo. Que tal oferecer um minicurso de sommelier, por exemplo?
Os clientes vão adorar e fazer com que sua loja tenha resultados extraordinários.
Que tal usar um programa de fidelidade digital?
Se destacar no mercado, como vimos, é um desafio para quem empreende com empórios que oferecem os mais diversos produtos, como vinhos, queijos, cervejas especiais, geleias, produtos de fabricação artesanal, produtos gourmet, linha diet e light, itens de mercearia etc.
Esse desafio pode ser superado ao empregar um programa de fidelidade e a melhor solução para fazer a gestão do programa é um sistema digital, como o FideliZii que permite mais eficiência e controle da rotina de trabalho. Esse sistema é completo e se destaca pelo uso de um aparelho touch screen interativo que substitui o cartão de papel e carimbo.
O sistema de gestão do FideliZii permite total controle sobre seu programa de fidelidade para empório e gera um banco de dados qualificado e um relacionamento automatizado e personalizado com seu cliente.
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