Em meio a um mercado altamente competitivo, onde os preços do produtos ou serviços influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor, os programas de fidelidade são a maneira ideal de trazer os clientes de volta ao estabelecimento e ainda permitem a criação de vínculos entre consumidor e loja.
No mercado farmacêutico, os programas de fidelização já foram incluídos em diversos estabelecimentos do varejo farmacêutico, porém nem sempre o potencial destes programas são devidamente aproveitados, pois as farmácias tendem a limitar-se a ofertas e acabam não aproveitando outras funcionalidades que permitem conhecer melhor os clientes.
Os programas de fidelidade modernos permitem um grande engajamento, indo além de descontos. Utilizando a tecnologia e inteligência para ajudar as empresas do ramo farmacêutico por exemplo, permitem entender a fundo o perfil e preferências de cada cliente, consequentemente, aumentando o retorno das ações dos consumidores.
As melhores estratégia para fidelidade de clientes são elaboradas com bases sólidas, sempre levando em consideração as motivações humanas, desta forma, elas serão sustentáveis a longo prazo, sendo direcionadas tanto pelas experiências quanto engajamento.
Tudo isso é possível devido aos benefícios proporcionados pelos programas de fidelidade aos clientes, que incluem:
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Aumento do ticket médio.
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Melhora a reputação da empresa ao incentivar a adesão de novos clientes.
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Garante a permanência dos seus clientes mais fiéis.
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Permite a coleta de dados realmente relevantes.
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Cria identificação e laço emocional do consumidor com a marca.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativas e Independentes de Farmácias) para o site Panorama Farmacêutico, 84,66% dos entrevistados afirmaram que participam de algum programa de fidelização.
Outra informação levantada é de que os brasileiros tendem a comprar na mesma farmácia: 60,94% procuram a farmácia mais de uma vez no mês; 32,28% frequentam em média duas vezes; 22,53% de três a quatro vezes e 6,13% cinco vezes ou mais.
A pesquisa também demonstrou que a maior parte dos clientes preferem comprar sempre no mesmo lugar, sendo que 67,65% compram sempre em uma loja específica ou em lojas da mesma rede. Apenas 9,50% dos entrevistados afirmaram não ter preferência por uma farmácia específica, ou seja, não são clientes fidelizados.
A maioria dos clientes que participaram da entrevista afirmaram ter adquirido aquilo que estavam buscando no estabelecimento, totalizando 80,68% de compras planejadas concluídas.
Com estes dados é possível concluir que o programa de fidelização de farmácia se consagra facilmente como uma ótima estratégia de consolidação, elevando o marketing share da farmácia em sua região e como já apontado anteriormente, influencia diretamente no aumento do ticket médio de cada cliente na loja.