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Programa de Fidelidade ajuda farmácia a entender o consumidor

Em meio a um mercado altamente competitivo, onde os preços do produtos ou serviços influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor, os programas de fidelidade são a maneira ideal de trazer os clientes de volta ao estabelecimento e ainda permitem a criação de vínculos entre consumidor e loja.

No mercado farmacêutico, os programas de fidelização já foram incluídos em diversos estabelecimentos do varejo farmacêutico, porém nem sempre o potencial destes programas são devidamente aproveitados, pois as farmácias tendem a limitar-se a ofertas e acabam não aproveitando outras funcionalidades que permitem conhecer melhor os clientes.

Os programas de fidelidade modernos permitem um grande engajamento, indo além de descontos. Utilizando a tecnologia e inteligência para ajudar as empresas do ramo farmacêutico por exemplo, permitem entender a fundo o perfil e preferências de cada cliente, consequentemente, aumentando o retorno das ações dos consumidores.

As melhores estratégia para fidelidade de clientes são elaboradas com bases sólidas, sempre levando em consideração as motivações humanas, desta forma, elas serão sustentáveis a longo prazo, sendo direcionadas tanto pelas experiências quanto engajamento.

Tudo isso é possível devido aos benefícios proporcionados pelos programas de fidelidade aos clientes, que incluem:

  • Aumento do ticket médio.

  • Melhora a reputação da empresa ao incentivar a adesão de novos clientes.

  • Garante a permanência dos seus clientes mais fiéis.

  • Permite a coleta de dados realmente relevantes. 

  • Cria identificação e laço emocional do consumidor com a marca. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativas e Independentes de Farmácias) para o site Panorama Farmacêutico, 84,66% dos entrevistados  afirmaram que participam de algum programa de fidelização.

Outra informação levantada é de que os brasileiros tendem a comprar na mesma farmácia: 60,94% procuram a farmácia mais de uma vez no mês; 32,28% frequentam em média duas vezes; 22,53% de três a quatro vezes e 6,13% cinco vezes ou mais.

A pesquisa também demonstrou que a maior parte dos clientes preferem comprar sempre no mesmo lugar, sendo que 67,65% compram sempre em uma loja específica ou em lojas da mesma rede. Apenas 9,50% dos entrevistados afirmaram não ter preferência por uma farmácia específica, ou seja, não são clientes fidelizados.

Infográfico sobre programa de fidelização em farmácia realizada pela Febrafar (Federação Brasileira das Redes Associativas e Independentes de Farmácias)

A maioria dos clientes que participaram da entrevista afirmaram ter adquirido aquilo que estavam buscando no estabelecimento, totalizando 80,68% de compras planejadas concluídas.

Com estes dados é possível concluir que o programa de fidelização de farmácia se consagra facilmente como uma ótima estratégia de consolidação, elevando o marketing share da farmácia em sua região e como já apontado anteriormente, influencia diretamente no aumento do ticket médio de cada cliente na loja.

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