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Como o e-mail marketing te ajudará a se relacionar com seus leads

Ao contrário do que muitas pessoas falam sobre o e-mail ter morrido, na verdade esse canal continua sobrevivendo e é um excelente meio para criar relacionamento com os clientes e leads.

Como o e-mail muitas vezes é um aplicativo já instalado de fábrica no celular, muitos usuários checam a caixa de entrada diariamente e isso é a oportunidade ideal para atrair a atenção do cliente.

Ainda não adotou essa estratégia no desenvolvimento do seu site? Continue lendo e saiba mais sobre como usar o e-mail marketing para se relacionar com seus leads e clientes!

1. E-mail de Boas Vindas

Assim que o usuário acaba de inscrever seu e-mail, é hora de enviar uma mensagem de boas vindas.

Nesta etapa, você deve ser delicado e despretensioso, evitando fazer ofertas diretas.

O ideal é agradecer pela inscrição e solicitar que o lead complete seu perfil na plataforma, confirme suas informações ou navegue por conteúdos informativos do site. 

2. Newsletter relevante

Mesmo que seu lead tenha deixado o e-mail para receber notícias sobre um produto específico, por exemplo, ele pode acabar se esquecendo do que queria comprar caso não tenha mais contato com sua marca.

Portanto, no cotidiano invista em uma newsletter relevante, ou seja, envie e-mails educativos, que informem o lead.

Neste conteúdo, seu e-mail deve:

  • Agregar valor ao leitor com um conteúdo informativo;
  • Conter um botão de CTA.

Porém, neste e-mail o botão não deve ser direcionado para o seu produto principal e sim para o leitor ter acesso a mais conteúdo.

Assim você pode nutrir o lead reforçando seu branding no dia a dia. E quando você finalmente entregar uma oferta, ele já terá confiança na sua marca para comprar.

3. E-mails personalizados

Além dos e-mails mais simples, com dicas para o dia a dia que vão nutrindo o lead aos poucos, um modelo de e-mail indispensável é o de datas comemorativas.

Depois que o lead inseriu o e-mail dele no seu site, no mínimo sua data de aniversário está cadastrada na sua base.

Portanto, automatize o e-mail marketing para enviar mensagens personalizadas nessas datas, parabenizando o lead e mostrando que sua marca se importa com ele.

Essas datas também são ótimas oportunidades para enviar cupons de desconto e ofertas exclusivas para aniversariantes, o que pode aumentar sua conversão.

4. Ofereça descontos exclusivos

Nesse modelo de e-mail, é fundamental inserir uma oferta clara e logo abaixo, um botão para a ação do usuário, sem distrações.

Com tantas ofertas e publicidades na nossa caixa de entrada, os usuários já estão acostumados em esperar por promoções sazonais e descontos exclusivos para assinantes da newsletter.

Por isso, quando for necessário, envie um e-mail com apenas a oferta principal do desconto e um tempo limite para causar a sensação de urgência. Provavelmente seu lead irá correr para não perder o benefício.

5. E-mails de retenção

Se no fim disso tudo, você nutriu o lead corretamente e ele chegou a realizar algumas ações no seu site, mas abandonou o carrinho de compras, não se preocupe!

É válido investigar o que interrompeu a jornada de compra do lead, mas você ainda pode usar o e-mail marketing como forma de retenção deste usuário.

Esse modelo de e-mail deve ser estruturado da seguinte forma:

  1. Uma chamada clara dizendo ao usuário que você tem interesse que ele finalize a compra;
  2. Destaque aos benefícios do seu produto;
  3. Um CTA para incentivar o retorno do usuário.

No CTA, é indicado inserir algum benefício adicional como, por exemplo, um desconto de 20% para finalizar a compra em até 24 horas.

Gostou de saber mais sobre como o e-mail marketing pode te ajudar a se relacionar com seus leads e até aumentar as vendas? Então deixe um comentário!

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