Blog

Soluções digitais que são aliadas com a indústria

As soluções digitais fazem parte da rotina de qualquer indústria, assim como de qualquer outra empresa do século XXI.

Ao longo da história, eles melhoraram e otimizaram os processos produtivos das empresas e, consequentemente, muitas conseguiram atingir altos patamares e maximizar seus lucros, além de garantir mais produtividade.

Especialmente as empresas do ramo industrial, como as que produzem porta de enrolar automática, entre outros, as novas estratégias tecnológicas estão constantemente em evolução e expansão, otimizando e integrando todos os processos envolvidos.

Um exemplo de um avanço tecnológico é a inovação da indústria 4.0 e a internet das coisas (vamos falar mais sobre isso ao longo do post).

E analisando as novas tendências para as indústrias, nós preparamos este conteúdo para detalhar o que está ocorrendo no setor e mostrar como isso irá impactar e gerar benefícios para o mercado como um todo. Acompanhe agora!

Indústria 4.0

Se estamos falando nesse post sobre as novas soluções digitais no ramo industrial, não podemos deixar de mencionar a indústria 4.0.

Afinal de contas, ela foi denominada como “quarta revolução industrial”. Para entendermos melhor, vamos voltar um pouco no tempo:

Na terceira revolução industrial, muitos processos foram automatizados e foi criado sistemas de máquinas padronizadas para facilitar as linhas de produção.

Além disso, a terceira revolução também proporcionou o avanço da eletrônica, como celulares, computadores, relógios, entre outros.

Já na quarta revolução industrial, ou indústria 4.0, o foco da tecnologia é a maior automatização e integração dos processos, além da criação do armazenamento e troca de dados de maneira espontânea.

De uma forma bruta, podemos dizer que a indústria 4.0 irá continuar com o foco de otimizar e diminuir o máximo possível a intervenção humana nos processos produtivos, por meio da inteligência artificial, do armazenamento de grande quantidade de dados e da integração e conexão de máquinas e equipamentos.

Soluções digitais na indústria 4.0

Agora que você sabe sobre a indústria 4.0 e seus objetivos, veja abaixo alguma das soluções digitais que ela oferece.

Internet das coisas

A internet das coisas tem como foco a conexão em rede de objetos físicos, ambientes e máquinas por meio de aparelhos eletrônicos que autorizam a troca de dados.

Imagine, por exemplo, para as empresas que fabricam talha elétrica, a fase de concepção, desenvolvimento e teste desses produtos sejam feitos de forma automática.

Além disso, imagine também que as máquinas que fabricam esse produto são integradas a um único sistema dentro da internet, permitindo a sincronização e a automação, ou seja, possibilitando que o gestor não interfira em nenhum processo de funcionamento.

É isso que é a internet das coisas. Ela chegou para automatizar e trazer todos os processos para a internet, com o objetivo de criar redes de inteligência artificial nas linhas de produção!

Big Data

Outro avanço tecnológico oriundo da indústria 4.0 é o Big Data. Por sua vez, ele é um sistema online que permite que as empresas armazenem e gerencie uma grande quantidade de dados de forma otimizada.

O Big Data já se tornou essencial para muitas indústrias, pois alguma de suas atividades dependem da grande quantidade de informação captada por elas no dia a dia.

Se sua indústria fornece correias transportadoras, por exemplo, é possível achar qualquer informação necessária em questão de segundos, igual ao site de busca Google, por exemplo. Incrível, não é mesmo?

Vimos ao longo desse post que as fortes tendências tecnológicas podem dominar tanto o ramo das indústrias como qualquer ramo. Toda empresa que quer se destacar e seguir esses novos avanços podem investir nas ferramentas da indústria 4.0!

E você, o que achou dessas soluções digitais? Gostou do post? Deixe um comentário dizendo o que achou, queremos saber sobre a sua opinião!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

 

 

 

 

 

Receba dicas e novidades exclusivas

Junte-se a mais de 5000 empresas e evolua mais rápido.