Independente de seu cargo e profissão – seja você um gerente de alpinismo industrial, consultor de SEO ou até mesmo um nômade digital, um bom planejamento é essencial para alcançar o sucesso.
No entanto, muito antes de elaborar qualquer tipo de planejamento, definir quais serão as metas e objetivos da empresa é o passo inicial para que as futuras etapas tenham resultados.
Apesar de ter metas e objetivo ser um fator fundamental, essa é uma das principais faltas entre os empreendedores.
Muitos empreendedores não sabem diferenciar uma meta de um objetivo, ou não levam em consideração essas filosofias para obter bons resultados.
E se você quer tomar decisões mais assertivas e direcionar os seus esforços com foco para gerar retorno para seu negócio, então fique tranquilo: neste post nós iremos explicar tudo sobre como organizar as metas e objetivos do seu negócio. Continue nos acompanhando para saber de todos os detalhes! Vamos lá?
Qual a diferença entre metas e objetivos?
De forma resumida, os objetivos resumem o que uma empresa fazer ou o que pretende alcançar. É ele que fornece a direção do que se deseja e deve fazer, e serve como guia para que um propósito seja finalmente alcançado.
Já as metas representam quais os passos que devem ser seguidos para que a empresa alcance os determinados objetivos. Ou seja, as metas são um desdobramentos dos objetivos.
Por exemplo: uma empresa de válvula de retenção tem como objetivo se tornar mais reconhecida no mercado. Nessa situação, as suas metas podem ser de realizar ações de marketing de conteúdo, SEO, links patrocinados e publicidades diversas durante o período de 2 anos.
Como organizar as suas metas e objetivos?
Agora que você já sabe com mais detalhes sobre as metas e objetivos, veja abaixo como você pode organizá-las em seu negócio:
1- Jogue suas metas e objetivos no papel
Primeiro de tudo, para que você tenha uma melhor visão das suas metas e objetivos, elas precisam ser documentadas. Lembre-se de escrevê-las da maneira mais detalhada possível.
Dessa forma, será mais simples dar andamento às metas definidas e referenciá-las sempre que necessário.
2- Seja realista
Lembre-se de também ser realista no desenvolvimento das metas e objetivos. Se você deseja aumentar as vendas de câmaras frias, por exemplo, anote apenas as que forem realmente mensuráveis e que possam ser alcançadas.
3- Defina todos os KPIs
Além das metas e objetivos, também é necessários estabelecer as KPIs que serão utilizadas para avaliar todo o andamento e cumprimento das atividades. Com os indicadores, é possível monitorar e acompanhar todo processo de maneira simples e prática.
4- Valide as metas e objetivos com sua equipe
Depois de estabelecer as suas metas e objetivos, você precisará validá-las junto à sua equipe. Essa etapa é essencial para que todos os colaboradores estejam alinhados e saibam como estabelecê-las.
Agora que você já sabe como organizar as metas e objetivos do seu negócio, o que acha de começar o seu planejamento e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.