Engana-se quem pensa que um bom líder é aquele que conta com uma trajetória vitoriosa, conhecimento técnico ou ampla capacidade de executar tarefas.

Na verdade, para aplicar uma boa liderança empresarial, é necessário alinhar essas características com competências específicas.

Nesse sentido, as competências específicas estão alinhadas com a capacidade de comandar uma equipe de forma assertiva, bem como a habilidade de influenciar e estimular pessoas, ter a vida profissional funcional, equilibrada, proativa e ética.

Além disso, é importante mencionar que um líder de sucesso deve (e pode) ser exemplo, a fim de motivar e engajar os colaboradores. No entanto, essa tarefa não é tão fácil de ser executada e, por isso, exige a capacidade de gerenciar o capital humano.

Pensando nisso, seja você do ramo de manutenção em disjuntores, advocacia ou construção civil, entre outros, preparamos este post com o intuito de mostrar como é possível executar uma liderança empresarial de sucesso.

Nele, você encontrará atitudes simples e práticas para contribuir com o seu desenvolvimento profissional. Continue nos acompanhando para saber de mais detalhes!

1. Faça com que a equipe se sinta segura

O primeiro passo para executar uma liderança empresarial de sucesso é fazer com que a equipe se sinta segura.

Afinal, muitos gestores acabam intimidando o time pelo nome, título ou por apenas contar com uma sala exclusiva. Em contrapartida, o bom líder estimula a equipe a ressaltar opiniões, ideias, insatisfações e, principalmente, melhorias.

Por isso, incentivar os funcionários é uma alternativa fundamental para gerar um clima organizacional agradável e colaborativo.

Além disso, para construir um relacionamento positivo com os colaboradores, é necessário ter como base a confiança.

Nenhum colaborador gosta de ser o último a saber que algum departamento foi terceirizado, ou que serviços de comissionamento de equipamentos foram contratados sem o seu conhecimento, por exemplo.

Sendo assim, estimular ideais permite uma relação forte e consolidada, mesmo aquelas mais desafiadoras.

2. Seja exemplo

Outra atitude muito importante em uma liderança: ser exemplo. Nesse momento, é importante mostrar atitudes positivas e eliminar, de uma vez por todas, aquela velha história de ‘’faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço’’.

Dessa forma, falando sobre comportamento e atitudes, exija da sua equipe aquilo que você pratica. Assim, você pode inspirar, motivar e entusiasmar as pessoas ao seu redor.

3. Desafie a equipe

É importante mencionar que desafiar a equipe é outro ponto importante para a construção de uma boa liderança. Afinal, o líder conhece a capacidade e as habilidades dos seus colaboradores, então desafie-os a potencializar essas competências.

Nesse sentido, é possível que a equipe use o seu próprio conhecimento para melhorar os processos, aumentar a produtividade e gerar novas ideias. Assim, destacam-se aqueles que querem crescer.

Se sua empresa atua com a fabricação de cimento queimado branco, é possível realizar estabelecer metas entre as equipes, promover competições saudáveis e criar formas de aumentar a alavancar a motivação dos funcionários.

4. Humildade

Por fim, a liderança também diz muito sobre humildade. Em resumo, líderes de sucesso tem coragem para assumir erros e anseios.

Além do mais, é preciso falar sobre fracassos e pontos fracos, para que todos disponham a ajudá-lo.

Desse modo, quando o profissional é capaz de reconhecer os seus erros, o líder repassa a mensagem de que errar é natural e que, ainda, busca pela ação correta para solucionar os seus problemas.

Portanto, pedir desculpas por falhas não é um sinal de fraqueza, mas sim de coragem, aumentando e fortalecendo o relacionamento com os profissionais.

Agora que você já sabe como é possível aplicar uma boa liderança empresarial, o que acha de começar a investir nessas dicas agora mesmo? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Comentários

comentários