Você sabe o que são os indicadores de resultados? E às métricas? Arriscaria dizer quais são as principais diferenças entre eles?
De início, já podemos afirmar: ambos os conceitos são mais que essenciais para acompanhar e monitorar o desempenho e eficácia das estratégias de uma empresa.
Além disso, esses métodos também guiam a empresa na definição de metas realistas e permitem que os empreendedores tenham uma visão mais clara sobre os seus negócios.
Ou seja, utilizando as métricas e os indicadores de resultados, é possível saber claramente sobre o que tem dado certo e o que pode ser melhorado dentro de uma empresa.
A partir daqui, já podemos entender que conhecer mais sobre esses conceitos também é essencial, seja em um comércio, construtora, imobiliária, escritório ou indústria de teclado de membrana, entre outros.
Por essa razão, nós elaboramos este post para te mostrar mais sobre as métricas e os indicadores de resultados, assim como as diferenças entre eles. Continue nos acompanhando para saber de mais detalhes! Vamos lá?
O que são métricas?
Basicamente, podemos definir as métricas como dados brutos. Elas normalmente são representadas por números e servem para mensurar a performance geral de uma determinada ação, processo ou estratégia.
As métricas também são muito utilizadas para identificar padrões de tendências, projetar futuros cenários e auxiliar os gestores em suas tomadas de decisão.
No entanto, apesar das métricas serem fundamentais para o bom desempenho de uma empresa, elas nem sempre conseguem analisar a realidade da empresa com clareza. Afinal, com dados brutos, não é possível tirar conclusões certeiras ou precisas.
Por exemplo: se você tem um site de ácido fosfórico, o número de visitantes que acessam sua página é uma métricas. Porém, quantos deles se tornam leads qualificados e conseguem avançar no funil de vendas?
Ou seja, as métricas são dados mais limitados e que não promovem tanta profundidade em seu significado.
O que são os indicadores de resultados?
Já os indicadores de resultados, também chamados de KPI (Key Performance Indicator), se tratam de indicadores que foram criados a partir de métricas, que por sua vez, tem como finalidade mostrar os resultados e a performance das ações de uma empresa.
Os indicadores de resultados ajudam o empreendedor a ter uma visão mais aprofundada sobre os dados obtidos pelas métricas.
Ou seja, resumidamente, os indicadores de resultados representam os desdobramento das métricas. O maior diferencial é que eles fazem análises mais minuciosas do que as informações de métricas.
Com os indicadores de resultados, uma empresa que trabalha com a venda de caixa d’água 5000 litros pode analisar tendências do mercado, conhecer mais sobre o comportamento do seu público, ajustar estratégias necessárias e saber o que pode ser melhorado dentro da organização.
Agora que você já entendeu quais são as principais diferenças entre as métricas e indicadores de resultados, o que acha de utilizar esses dois conceitos para se destacar? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.