Blog

Gestão empresarial: o que é e como aplicar

Quando falamos em gestão empresarial, estamos tratando de um conjunto de planos, estratégias e ações com o intuito de desenvolver um negócio. Em outras palavras, o foco deste conceito é o crescimento da empresa em todos os departamentos!

A gestão empresarial ao longo do tempo tornou-se, praticamente, apenas administração. Tudo que envolve a gestão e os cuidados de uma empresa no geral é convertido em administração.

Porém, mesmo que indispensável, ainda é comum muitas empresas não praticarem essa ciência em seus negócios. O resultado pode vir da pior forma possível.

Segundo estatísticas realizadas pelo SEBRAE, 1 a cada 4 empresas fecha as portas antes de completar 2 anos no mercado.

Considerando isso, fizemos um conteúdo explicando seu conceito, benefícios e como você pode aplicar a gestão empresarial para seu negócio. Confira!

O que é gestão empresarial?

De forma geral, a gestão empresarial é baseada em estratégias e aplicação de conceitos gerais de administração em um determinado negócio.

Contudo, a gestão, mesmo que semelhante a administração, possui muitos aspectos diferentes:

A administração possui o foco em organizar recursos, pessoas, dinheiro e de planejar, coordenar e controlar uma empresa.

Já a gestão empresarial, como o próprio nome já diz, é focada no lado prático. Ela utiliza todos os fundamentos da administração para criar estratégias e gerar valor dentro do negócio.

Além disso, também é de responsabilidade da gestão empresarial criar ações e estratégias para a diminuição dos riscos existentes na empresa e para seu crescimento sustentável.

Por isso, ela deve ser aplicadas em todas as empresas, seja em comércios, fábricas de resina epóxi, entre qualquer outro segmento.

Como aplicar a gestão empresarial?

Há diversas formas de utilizar a gestão empresarial, pois essa área é muito extensa e proveitosa. Porém, há alguns meios mais práticos e eficazes que é importante sua empresa seguir:

Utilizar sistemas de gestão

Os sistemas de gestão são aplicados tanto no lado financeiro quanto em estratégias de marketing ou operacionais.

Os sistemas de gestão financeira mais comuns são as ferramentas de fluxo de caixa e de capital de giro, com o intuito da sua empresa obter mais controle sobre as entradas e saídas de capital.

Além disso, se você vende envelope awb, por exemplo, há softwares específicos para controle de estoque, compra de mercadorias e estratégias de marketing.

Monitorar os processos

Definir e executar os processos da melhor forma são importantes, porém, controlar e monitorar são ainda mais importantes.

Com a gestão empresarial, é possível criar estratégias e métodos padronizados para garantir a eficiência no monitoramento dos processos do seu negócio!

Engajar a equipe

Todas as empresas possuem processos complexos, especialmente as indústrias, como as prestam serviços de revestimento de cilindros. Por isso, ter funcionários engajados e motivados é o que fará sua empresa ter os melhores diferenciais.

Há também métodos que aperfeiçoam e motivam a equipe a colaborarem de forma mais produtiva.

Criar planos de carreiras elaboradas e incentivar os colaboradores com campanhas e ações são boas dicas que com certeza trará retorno ao seu negócio!

Agora que você já sabe o que é gestão empresarial e como aplicá-la, invista nessa ciência e obtenha seu sucesso! Gostou do nosso post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.

 

Receba dicas e novidades exclusivas

Junte-se a mais de 5000 empresas e evolua mais rápido.