A inteligência artificial, também conhecida como IA, é um dos conceitos mais abordados nos últimos anos. Afinal de contas, ela já gerou – até agora – diversas vantagens e benefícios para os negócios, em especial as grandes empresas.

Para você ter uma ideia, de acordo com a TOTVS Labs, a IA irá gerar mais impactos do que a própria internet à humanidade.

Já conforme os estudos da Universidade de Stanford, a previsão é que, até o ano de 2030, todos os processos do nosso dia a dia já estarão modificados com a Inteligência Artificial.

No entanto, os impactos para as grandes empresas são os que mais ganham destaque. Afinal, com a IA, é possível conquistar mais receitas e reduzir os custos de forma espontânea.

Imagine, por exemplo, que uma grande fábrica de catalisador para tinta adote a inteligência artificial como parte do seu dia a dia. Além de conseguir automatizar os seus processos, a empresa poderá ter informações mais precisas e tomar decisões de maneira mais planejada.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te mostrar qual a relevância da IA para as grandes empresas.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

Postos de trabalho

Muitas pessoas acreditam que a inteligência artificial traz a possibilidade de verem os seus postos de trabalho assumidos por robôs e sistemas inteligentes. No entanto, a realidade pode ser um tanto quanto diferente para as grandes empresas.

Isso, pois a inteligência artificial leva as empresas à um modelo de trabalho mais qualificado, ou seja, os profissionais que atuam com a mão-de-obra (como na fabricação de

equipamentos para metalização) podem ser realocados para postos mais decisórios e estratégicos da organização.

Ou seja, a inteligência artificial pode criar novos modelos de trabalhos e serviços que, até então, não são possíveis no mercado. Por isso, as empresas precisam se dedicar a orientar os seus funcionários para vivenciar essa nova revolução.

Relacionamento com o cliente

Outro grande impacto da IA para as grandes empresas é o aumento da otimização para manter um bom relacionamento com os clientes.

A tecnologia resolve problemas mais rapidamente com os consumidores, o que faz a experiência satisfatória ser garantida pelos mesmos.

A IA trabalha com o revolucionário conceito de computação cognitiva, que é capaz de compreender a linguagem humana, inclusive gírias, coloquialismo e muito mais. Além disso, ela também é capaz de identificar e entender imagens, vozes e vídeos.

Ou seja, essa tecnologia pode auxiliar no atendimento com o cliente e se tornar tão eficiente quanto um agente de comunicação.

Se um determinado cliente deseja comprar um comprar ímã de neodímio, por exemplo, ele poderá receber todas as informações necessárias em um curto espaço de tempo e, assim, finalizar a compra.

Agora que você já sabe qual é a relevância da IA para as grandes empresas, o que acha de acompanhar de perto essa revolução e se preparar para todas as mudanças? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

 

 

Comentários

comentários