Esse case vai contar a história de Lesme Dariel Masso Cisneros, um médico e empresário que veio de Cuba para o Brasil através do programa Mais Médicos em 2014. Hoje, após passar por muitos momentos de dificuldades, ele fundou a Divina Fit na cidade de Guarujá do Sul (SC), onde está atuando por cerca de 3 meses.
Desde que veio para o Brasil, em 2014, Dariel chegou a ficar 8 meses desempregado e passou por diversas dificuldades ao longo da sua jornada.
Primeiro, o médico se deparou com a questão de precisar passar nos exames nacionais para poder ficar no Brasil. Para ele, o Brasil oferecia as condições eram propícias para ficar e começar algo novo.
Passou meses focando apenas em estudar e, em 2017, Dariel passou no primeiro exame. Meses depois, em 2018, conseguiu passar no exame prático, estando legalmente legalmente habilitado para trabalhar como médico no Brasil apenas em 2019. Mas, nesse momento, ele já estava precisando se manter por aqui há 5 anos!
Logo no comecinho da sua trajetória, o médico e empresário trabalhou em posições que não tinham relação com a sua formação, até conseguir um emprego na área médica. Mas seu sonho sempre foi abrir o seu próprio negócio e, apesar das dificuldades, ele nunca desistiu de chegar até lá.
Foi em 2020 que a oportunidade surgiu. Um dos seus amigos lhe ofereceu sociedade em uma pizzaria: era a possibilidade de começar a empreender! Como o mundo estava prestes a entrar em um momento de caos e crise, o médico pensou bastante e aceitou entrar para a sociedade em Março de 2020.
Entretanto, o resultado não foi o esperado e a maior das dificuldades entrou em cena: em apenas 5 meses o empresário perdeu R$85.000 reais.
Mas nem tudo estava perdido! E, lógico, Dariel não deixaria que isso destruísse o seu sonho de toda uma vida. Como tudo já estava destinado a acontecer, na mesma época, a atual sócia do médico na Divina Fit Nutrition também teve um problema com a sócia dela em um outro negócio. Certo dia, em uma conversa, Dariel comentou que, se ela estivesse disposta, ele entraria em um negócio com ela.
Após analisar muito o mercado da região, ele percebeu que a loja mais próxima de produtos naturais estava a 60km! Foi aí que ele viu uma oportunidade e começou a se reerguer novamente para investir naquilo que sempre sonhou: o seu próprio negócio.
A Divina Fit Nutrition
A Dvina Fit Nutrition naceu nos primeiros meses de 2021, em Guarujá do Sul (SC) e, em apenas 3 meses, já conquistou o coração dos clientes e está ganhando fama na região.
A loja é administrada pelo Dr. Lesme Dariel e pela sua sócia nutricionista, a Nutri Marcia Fernandes. Todo o design da loja, bem como os produtos, foram pensados com carinho pelos sócios. Ao visitar o local, é possível encontrar produtos naturais, cafés nobres, grãos, suplementos e, inclusive, marmitas fitness congeladas!
E o que fez com que o negócio, em pouco tempo, ganhasse tantos clientes e renome na região? O foco na experiência do consumidor dentro da loja.
Para o nosso case de sucesso:
“Se você não passa experiência para as pessoas, elas não compram”
Através dessa mentalidade e o foco no atendimento ao cliente desenvolvido pelos sócios, eles conseguiram gerar uma conexão muito forte com os seus clientes e ganhar destaque na cidade.
Dentre as estratégias que eles utilizam, as colaboradoras são instruídas a sempre colocar uma mensagem nos copos de café dos clientes, sempre procuram deixar produtos diferentes expostos para que os clientes possam experimentar e, a cada dia da semana, um evento diferente acontece no estabelecimento!
Existe o tour do café, onde os clientes podem experimentar uma das 20 opções de cafés nobres vendidos no estabelecimento. Em um outro dia da semana, os clientes podem fazer o tour dos granéis e experimentar os que eles não conhecem ainda. E, agora, Dariel quer fazer a quarta-feira da receita: cozinhar com produtos que vende e dar para os clientes experimentarem!
Tudo isso visando gerar uma experiência nova e diferente para cada vez que um de seus clientes visita o seu estabelecimento.
Além disso, o foco na exclusividade e inclusão dos clientes também é um dos pilares do negócio. Para o empresário, todos que entram dentro da loja devem se sentir acolhidos. Um grande exemplo é o caso do filho de uma das melhores clientes deles que possui intolerância à lactose.
Ao visitar o local com a mãe e a irmã, ele ficou com vontade de experimentar o chocolate quente. Dariel, ao perceber a situação, procurou comprar produtos sem lactose para sua loja e também para preparar uma experiência exclusiva para ele. Hoje, eles possuem leite, bolachas e canudinhos sem lactose, tudo para que todas as vezes que ele for até o local, ele tenha a mesma experiência da mãe e da irmã.
Com essa ação, a cliente passou a visitar a loja duas vezes por semana e também firmou um compromisso com nosso médico empresário, de aumentar o consumo, e claro, embalado por um sentimento de gratidão por todo o cuidado, carinho e atendimento que presta ao filho dela.
Essa situação representa muito fortemente o impacto que a experiência do cliente pode causar em um estabelecimento.
Outras atividades que o médico e a nutricionista procuram promover no local é a degustação porque, para eles, “a experimentação faz com que as pessoas levem mais”. E ele não está errado! Outra experiência confirmou esse pensamento, mas, dessa vez, foi a manteiga de castanha.
Esse produto estava parado no estoque fazia mais de um mês e meio, sem sair uma única unidade, então o empresário teve a ideia de fazer uma degustação no posto em que trabalha. Hoje, depois da experiência, quase todo o estoque já foi vendido.
Fora isso, os produtos expostos para que os clientes experimentem, junto com o tour dos granéis e a estratégia de sempre oferecer algo novo para os clientes que estão dentro da loja, geraram resultados incríveis!
Uma senhora que ia até o local apenas para comprar dois tipos de farinha, que juntas davam menos de R$20 reais, foi influenciada por ele a experimentar algumas coisas e saiu da loja com uma compra que deu mais de R$200 reais!
Tudo apenas com a atenção ao cliente, a experiência, a degustação e, com certeza, o espírito empreendedor do nosso case de sucesso.
O FideliZi e os Resultados em 2 meses
Dariel conheceu o FideliZi em um curso do Cleber Brandão, um dos nomes mais conhecidos no segmento de produtos naturais, e achou que o sistema era muito interessante e se alinhava bem com a mentalidade dele como empreendedor.
Começou a pesquisar de forma mais profunda sobre o programa e achou a metodologia bem interessante, principalmente porque viu que, com a plataforma, ele conseguiu ter acesso a métricas, estudar as previsões, ter aumento do ticket médio e gerar recorrência.
Hoje, Dariel usa o FideliZi para auxiliá-lo na a cuidar da estratégia dele, focando na análise das métricas, comparações com períodos anteriores e utiliza os detalhes da ferramenta para olhar para o seu negócio, afinal, o mais importante é saber como aplicar um sistema de fidelização considerando as características do seu próprio negócio.
E isso o empresário já sabe muito bem! Ele vem cada dia mais desenvolvendo os seus conhecimentos não só com a plataforma de fidelização, mas também acompanhando os conteúdos do CEO da FideliZi, Vitor Kosaka, no Instagram. Tanto que ele comenta diversas vezes sobre como esses conteúdos ajudam ele a entender a maneira certa de tratar os seus clientes para que eles nunca deixem de frequentar o seu local.
Além disso, ele utiliza os dados oferecidos pela plataforma para otimizar ainda mais o seu relacionamento com os clientes. Por exemplo, no dia do aniversário, o cliente ganha 20% de desconto, mas além de mandar apenas o piloto de email automático disponibilizado pelo FideliZi, ele manda uma mensagem via WhatsApp para os clientes aniversariantes, de forma a garantir que eles vão receber a surpresa.
Veja alguns dos resultados da empresa em apenas 2 meses com um programa de fidelidade!
O cadastro se deu em 26/04/2021 e, em dois meses, o estabelecimento já possui 229 clientes participantes cadastrados no programa…
Que geraram um faturamento de mais de R$ 20.000 reais em menos de 3 meses!
Além disso, em pouco tempo já foi possível notar uma elevação de quase R$ 10 reais no ticket médio dos clientes:
E esses pontos foram responsáveis por fazerem Junho superar a meta estabelecida e o resultado do mês de maio!
Mesmo dando vários brindes, prêmios e descontos aos seus clientes, ao contrário do que muitos podem pensar, Dariel e a sua sócia estão faturando cada vez mais por conta da excelente rentabilidade que os prêmios estão gerando de retorno: 881% de retorno em cima do custo total dos prêmios investidos.
Para os clientes, o empresário comentou que eles adoram o FideliZi e gostam, principalmente, do momento de registrar os pontos. Inclusive, eles fazem fila para conseguir registrar os pontos das compras no tablet!
O que a Divina Fit e Lesme Dariel têm a ensinar sobre empreendedorismo?
O Dr. Dariel e sua sócia Marcia, sem dúvida, são empreendedores de crescimento. Ou seja, a diferenciação deles está no foco do cliente, que, hoje, é a cereja do bolo para que qualquer negócio lucre e cresça. Além do cliente ser bem atendido no estabelecimento, ele ainda participa de um processo de degustação, pode comparecer aos eventos organizados na semana, é incentivado e recebe tratamento exclusivo todas as vezes que entra na loja.
E o que isso gera? Isso agrega experiência e valor ao cliente. Além de tudo ser incrível por lá, o cliente ainda pode ser beneficiado através de um programa de fidelidade.
Portanto, Dariel já é um case de sucesso por si só. Ele passou por altos e baixos para conseguir atingir o que tem hoje e pretende chegar muito mais longe!
Então, o que o médico empresário está fazendo é vender uma experiência, e não somente produtos. Ele pensou em uma estratégia onde o seu cliente está no centro de todo o processo, desde a seleção dos produtos, passando pela degustação e chegando nas pontuações que eles podem receber.
A intenção era abrir a segunda loja daqui um ano, mas, com um resultado tão positivo, eles pretendem abrir uma megaloja no litoral daqui 3 meses, e o FideliZi vai junto com ele nessa nova jornada!
Empreendedores como Dariel estão destinados ao sucesso. Eles não só sabem muito sobre o produto que vendem, mas também buscam estudar e acompanhar conteúdos que agreguem valor a eles e ao estabelecimento. Mas, mais essencial ainda, são capazes de entender que, acima de tudo, está o seu cliente e, principalmente, os clientes que já frequentam o seu negócio e estão acompanhando a sua história. Segundo ele:
“Eu quero focar no cliente que já tenho, que já compra de mim, além de também se esforçar para trazer mais pessoas.”
O médico nunca para e, agora, vem trabalhando em outras estratégias que acredita que vão ajudar e influenciar os clientes, como fazer live falando sobre os produtos que vende, como usar, para que servem e muito mais!
Muito elogiado pelo atendimento fenomenal que ele oferece, Dariel está construindo um negócio pautado no atendimento e na experiência do cliente, através de um processo capaz de gerar engajamento, exclusividade e clientes valorizados.
“A fidelização do cliente, hoje, está sendo a minha arma. Eu tenho uma loja nova, um monte de concorrente, se eu não valorizar o meu cliente quando ele entrar aqui, ele não vai voltar nunca mais.”
E tudo isso só foi possível porque o negócio é o reflexo do seu dono e Dariel, sem dúvida, possui internalizado dentro de si todos os conceitos e ideais que pautam o seu estabelecimento hoje. A Divina Fit está se desenvolvendo tanto porque é o reflexo de dois grandes empreendedores que sabem como construir um negócio para pessoas, e não para negócios.
Ficou curioso para saber qual metodologia de pontos e prêmios a Divina Fit Nutrition montou para encantar seus clientes? Você pode checar o Resumo do Programa de Fidelidade.
Conheça outros casos de clientes que obtiveram resultados impressionantes com o FideliZi!