Olá empreendedor, tudo bem? No artigo de hoje, iremos abordar algo muito importante, ou melhor, o que deveria ser o pilar do seu negócio, que é ter clientes fidelizados. Porque por mais que você tenha um ambiente grande, harmonioso e investir em equipamentos para melhorar o seu produto, nada será mais eficaz do que tornar a clientela fiel ao seu negócio.
Falamos isso, pois grandes empresas estão há muito tempo investindo em estratégias para, não só cativar novos clientes, como também, fazer clientes novos e antigos quererem pertencer e consumir a marca. Esse é o exemplo da gigante Mercado Livre, que investe pesado em premiações para quem compra em seu Marketplace.
Outros grandes nomes também vêm aderindo a essa mentalidade. Mas é regra geral de que, toda empresa que quer fidelizar, precisa ter a noção que: agir com generosidade faz o cliente se sentir acolhido, perceber que as suas necessidades estão sendo atendidas, além de gerar o sentimento de que é especial e exclusivo.
Queremos dizer com isso que a principal cultura da marca deve ser, principalmente, perceber que cada consumidor é importante. Lembrando também que, fidelizá-lo não é só querer vender mais por vender, mas sim, criar um vínculo duradouro através da reciprocidade, entre outros comportamentos com base, sobretudo, na empatia.
Mais uma dúvida, você sabe como pôr isso em prática? Pois se ainda não é de seu conhecimento, acredite, a fidelização será o futuro do Marketing. Então aproveite, porque este artigo é uma grande oportunidade para você atrair, quanto antes, clientes que veem na sua loja um local necessário.
Ficou interessado? Então acompanhe este texto para saber mais! Porque nós da Fidelizi, preparamos um conteúdo bem elaborado e desenvolvido especialmente para você, sobre o porquê e como a fidelização de clientes pode elevar o crescimento e a credibilidade da sua marca. Acompanhe as dicas e tenha uma excelente leitura! Vamos juntos?
Sumário do conteúdo:
- Por que ter o cliente fidelizado?
1.1 Cliente frequente não é o mesmo que cliente fiel
1.2 Por que ter cliente fidelizado?
1.3 Caso de sucesso do Hanada
- Por que ter cliente fidelizado é a chance para tornar sua marca admirada e diferenciada?
2.1 Aumento nas vendas recorrentes
2.2 Redução de custos de aquisição de novos clientes
2.3 Fortalecimento da marca
2.4 Funcionários orgulhosos e engajados
2. 5 Fim da guerra de preços com a concorrência
2.6 Mais clientes recorrentes
2.7 Construção de relacionamentos de longo prazo
- Estratégias eficientes para ter clientes fidelizados e recorrentes o ano todo!
- O bom atendimento pode ajudar a criar boas experiências no PDV e fidelizar o cliente
- O problema de não ter clientes fidelizados
5.1 Flutuações nas vendas
5.2 Custos mais altos de aquisição de clientes
5.3 Vulnerabilidade à concorrência
5.4 Falta de feedback valioso
5.5 Reputação em risco
5.6 Falta de defensores da marca
5.7 Menos previsibilidade financeira
5.8 Falta de estabilidade a longo prazo
5.9 Perda de oportunidades de vendas cruzadas e upselling
- O que impede os negócios de terem clientes fidelizados?
6.1 Falta de maturidade estratégica
6.2 Marketing de esperança
6.3 Foco total na atração de novos clientes
- As vantagens de ter o cliente fidelizado: eles são defensores e indicadores.
7.1 Marcas generosas geram mais valor e atraem clientes/fãs de Verdade
7.2 Foco contínuo no cliente proporciona clareza em todo o processo
7.3 Facilita e estimula a recomendação da marca
7.4 Escala da empresa com clareza e previsibilidade:
- Fidelizi: o programa de fidelidade pioneiro com uso de Tablets no Brasil.
- 9. O SEBRAE e outras instituições sérias recomendam o uso de sistemas de fidelização de clientes?
- O que a grande mídia brasileira fala sobre a importância dos empreendedores terem clientes fidelizados?
- O método inovador para aumentar suas vendas e lucro de forma eficiente
- Quais segmentos são ideais para ter um programa de fidelidade como Fidelizi?
12.1 Alimentação
12.2 Pet Shop
12.3 Lojas de Produtos Naturais:
12.4 Estética e Beleza
Tenha clientes leais com ajuda da Fidelizi!
1.Por que ter o cliente fidelizado?
Sabemos que você como dono do seu próprio negócio deve ter muitas demandas, como o gerenciamento de equipe, cuidar da parte financeira, da monitoria de qualidade dos produtos e ainda se preocupar com a captação de novos clientes, não é mesmo?
E com certeza isso deve consumir muito do seu tempo. Por isso, pensar na fidelização de seus clientes deve ser uma das últimas coisas que passam pela mente. Entretanto, se você está aqui, é porque deve ter percebido que a falta de frequência de quem já consumiu em sua loja é algo preocupante, correto?
Mas se ainda não aconteceu isso, estamos aqui para alertá-lo sobre o risco que o seu negócio passa, quando não trabalha em estratégias para transformar a maioria dos clientes, sejam eles novos ou antigos, frequentadores assíduos do seu estabelecimento.
1.1 Cliente frequente não é o mesmo que cliente fiel
Antes de te mostrarmos qual é a importância da fidelização, saiba que é de extrema relevância desmistificar o pensamento de que sua clientela é fiel porque há um fluxo constante de compras todos os dias em seu estabelecimento.
Isso pode ser apenas um comportamento por hábito, ou seja, a comodidade em que as pessoas têm de comprar em sua loja por algum motivo como, menor distância da casa até o seu estabelecimento ou porque os seus preços estão baixos no momento.
Essa ação comportamental pode ser confundida com lealdade, mas pasme, não é! A qualquer momento essa “lealdade” pode ser cessada. Seja porque os seus preços aumentaram ou porque esse cliente encontrou um local que lhe forneça melhores preços, cortando imediatamente o vínculo com a sua empresa.
Em contrapartida, já a lealdade atitudinal é o conceito medido por meio do NPS (Net Promoter Score) de Promotores. Ou seja, o cliente leal não age apenas visando oportunidade, ele é o promotor, é quem indica e recomenda a sua marca; pois confia em sua empresa, no seu produto, além de comprar mais.
Esses conceitos que trouxemos são bem explorados no livro “Customer Success” de Dan Steinman. Onde o autor consegue, por meio de uma escrita fluida e autoexplicativa, mostrar a diferença entre lealdade comportamental (o cliente com comportamento oportuno) e a lealdade atitudinal (o cliente que de fato é leal e que promove sua marca). Se ficou interessado, saiba que é uma leitura que vale a pena!
1.2 Por que ter cliente fidelizado?
Agora que você sabe diferenciar o que é um cliente leal de um cliente moldado pelo comportamento oportuno, saiba que lutar pela lealdade atitudinal dos seus consumidores é essencial, e isso só é possível pela fidelização dessa clientela.
Pois a fidelização garantirá o retorno do consumidor, mesmo que ele encontre preços mais atrativos em outros lugares. Porque entende que a sua empresa fornece benefícios que vão além dos preços, isto é, ele vê valor em pertencer e consumir a sua marca.
Então, trabalhar com estratégias de fidelização não lhe garantirá só maior renda, como também, irá te assegurar mais previsibilidade nas vendas e estar mais seguro contra eventos inesperados.
1.3 Caso de sucesso do Hanada:
Esse é o caso do Hanada, que sempre teve uma visão à frente do mercado. Alessandro Brito, o proprietário da Hanada Temakeria, já tinha uma percepção sobre a importância de reter seus clientes em busca de uma solução que fosse realmente eficiente e interessante tanto para os negócios, quanto para os clientes. E conheceu o Fidelizi quando a empresa estava apenas começando.
Foi em 2016, na Feira do Empreendedor, que o Alessandro conheceu o Vitor Kosaka — CEO da Fidelizi — e foi apresentado ao novo produto. Ele percebeu que aquela era exatamente a solução pela qual ele estava buscando. Contratou o programa para seu restaurante, Hanada Temakeria, em Barueri (SP) e é cliente desde então. Sendo que atualmente, conta com 4 lojas, todas com o Fidelizi.
Entretanto, quando a pandemia chegou, assim como muitos empreendedores, Alessandro se viu em uma situação inusitada, na qual nunca se imaginou e se preocupou com o que poderia acontecer com o seu negócio.
Porém, mesmo diante de todas as adversidades, rapidamente iniciou um planejamento para que sua empresa não quebrasse naquele momento. E percebeu que nos anos anteriores sempre fez um bom trabalho de fidelização, construindo uma sólida base de clientes fiéis e que esta seria fundamental para sua jornada de enfrentamento da crise.
Com a ajuda da Fidelizi, Alessandro iniciou um intenso plano de comunicação com sua base fidelizada de clientes. Todos estavam com medo, mas Alessandro sabia que precisava se mostrar como uma opção segura e confiável para seus clientes.
Com isso, passou a divulgar sobre todos os protocolos de higiene e segurança adotados, além de reforçar os benefícios do programa de fidelidade para seus clientes.
Também passou a utilizar a nova ferramenta do Fidelizi, o “Vale Pontos”, uma funcionalidade lançada em abril de 2020 durante a pandemia para ajudar os empreendedores a continuarem beneficiando seus clientes com o programa de fidelidade de forma diferente e eficiente.
Desde então, Alessandro vem se destacando em seu segmento e além de conseguir manter as portas abertas, ele foi mais além e abriu mais duas unidades durante a crise — na qual diversos negócios não resistiram e quebraram.
Se gostou de conhecer parte dessa história de sucesso, saiba que o texto completo está no blog da Fidelizi: Mais de R$600MIL de faturamento durante a pandemia!
2.Por que ter cliente fidelizado é a chance para tornar sua marca admirada e diferenciada?
Após conhecer parte dessa história de sucesso do Hanada, saiba que tudo isso só foi possível porque ter clientes fidelizados desempenha um papel fundamental na construção de marcas admiradas e diferenciadas.
Além de que, como já informamos, a fidelização de clientes não apenas garante que os consumidores continuem comprando da loja, mas também, traz uma série de benefícios que podem contribuir para o sucesso do negócio.
Veja abaixo, uma lista que preparamos com os principais benefícios e como eles contribuem para tornar a sua e qualquer marca mais admirada e diferenciada:
2.1 Aumento nas vendas recorrentes:
Clientes fiéis compram repetidamente. Ou seja, esses clientes proporcionam uma fonte constante de receita, tornando a empresa mais estável financeiramente e permitindo investimentos em inovação, qualidade e experiência do cliente.
2.2 Redução de custos de aquisição de novos clientes:
Já a aquisição de novos clientes, não que seja totalmente ruim, é mais cara e demorada do que manter os existentes. Clientes fiéis reduzem a necessidade de gastar grandes recursos em marketing e publicidade para atrair novos compradores.
2.3 Fortalecimento da marca:
Clientes fiéis são embaixadores da marca. Eles recomendam produtos ou serviços a amigos, familiares e colegas, ajudando a aumentar a reputação do negócio e a conscientização do público.
2.4 Funcionários orgulhosos e engajados:
Clientes fiéis indicam que a empresa está fazendo algo certo, o que aumenta a moral dos funcionários. E funcionários orgulhosos e engajados tendem a oferecer um melhor atendimento ao cliente, criando um ciclo virtuoso de satisfação do consumidor.
2. 5 Fim da guerra de preços com a concorrência:
Marcas com clientes fiéis podem resistir à pressão de reduzir os preços constantemente para competir. Permitindo manter margens de lucro mais saudáveis e investir em qualidade e inovação.
2.6 Mais clientes recorrentes:
Clientes fiéis são mais propensos a comprar outros produtos ou serviços da mesma marca. Isso aumenta a variedade de produtos que a empresa pode oferecer e expande o valor do ciclo de vida do cliente.
2.7 Construção de relacionamentos de longo prazo:
Por último, mas não menos importante, a fidelização de clientes envolve, sobretudo, a construção de relacionamentos a longo prazo. Isso cria uma conexão emocional com os consumidores, tornando a marca admirada e próspera.
Em resumo, a fidelização não apenas aumenta as vendas, como reduz os custos. E também contribui para a construção de uma marca relevante. Isso porque clientes fiéis são valiosos, e podem impulsionar o sucesso a longo prazo de uma empresa, tornando-a mais resiliente, competitiva e admirada no mercado.
3.Estratégias eficientes para ter clientes fidelizados e recorrentes o ano todo!
Viu como é vantajoso fidelizar a clientela? Mas tenha em mente que para mantê-los fidelizados e recorrentes o ano todo, é essencial implementar uma variedade de estratégias que proporcionem valor contínuo aos consumidores e os incentivem a continuar comprando da sua empresa.
Logo abaixo, veja algumas estratégias eficientes e necessárias para você conseguir manter a fidelidade o ano todo. Confira!
- Implementar programas de recompensas: crie um programa de fidelidade que recompense os clientes por suas compras recorrentes. Isso pode incluir descontos, brindes, pontos acumulativos ou acesso antecipado a vendas e produtos exclusivos;
- Elabore um atendimento personalizado: ofereça um atendimento ao cliente personalizado, conhecendo as preferências e necessidades individuais de cada comprador. Isso pode ser feito por meio do uso de CRM (Customer Relationship Management) e histórico de compras;
- Comunicação regular e ofertas exclusivas: se possível, mantenha uma comunicação constante com os clientes por meio de e-mails, mensagens de texto ou notificações por aplicativo. Uma boa ideia é enviar ofertas exclusivas e conteúdos relevantes para mantê-los engajados;
- Ofertas em datas comemorativas: aproveite as datas comemorativas e sazonais para criar ofertas especiais e promoções. Pois isso incentiva os clientes a fazerem compras adicionais durante esses períodos;
- Programas de referência: incentive os clientes fiéis a indicarem amigos e familiares para a sua empresa, oferecendo recompensas ou descontos para ambos. Essa estratégia é uma ótima ajuda para expandir sua base de clientes e fortalecer os laços entre eles;
- Qualidade consistente do produto/serviço: garanta que a qualidade do seu produto ou serviço seja consistente ao longo do ano. Clientes fidelizados confiam na consistência e qualidade do que estão recebendo;
- Acompanhamento pós-venda: após a compra, continue acompanhando o cliente para garantir que ele esteja satisfeito e para resolver qualquer problema ou dúvida que possa surgir.
Saiba que ao combinar essas estratégias, você pode criar um ambiente em que os clientes se sintam valorizados e motivados a continuar comprando da sua empresa o ano todo.
Contudo, é bom ter em mente que a fidelização de clientes é um processo contínuo que exige esforço e dedicação, mas os resultados a longo prazo podem ser altamente benéficos para o seu negócio.
4.O bom atendimento pode ajudar a criar boas experiências no PDV e fidelizar o cliente
Se chegou até este ponto da leitura, já deve estar por dentro da vantagem que é ter um cliente fidelizado, e também, meios para garantir essa fidelização o ano todo. Contudo, um alerta: nenhuma dessas estratégias serão eficazes se no seu PDV (ponto de vendas) se não houver um excelente atendimento ao público.
Desse modo, o investimento em treinamento qualificado para a equipe de funcionários é de suma importância. Pois assim, toda a equipe do estabelecimento estará apta a recepcionar bem o cliente, ser ágil com as demandas, saber ofertar bem o produto, bem como, estar preparado para resoluções de eventuais conflitos e problemas.
Outra dica que também envolve a experiência do cliente no estabelecimento, está relacionada a interatividade por meio de gamificação. Isto é, a implementação do uso de totens, aplicativos ou sorteios digitais com intuito de premiar, com o uso da tecnologia, os clientes que frequentam o estabelecimento.
Essa estratégia com certeza chamará a atenção da clientela já habituada à tecnologia no dia a dia, mas que raramente encontra ela nos estabelecimentos. Gerando uma visão aos consumidores, de que a sua loja é antenada e visa a eficiência no tratamento ao público.
Além de despertar o gatilho de reciprocidade por estarem ganhando prêmios de um modo tão lúdico.
Além disso, as técnicas de espelhamento, perguntas abertas e storytelling são também componentes cruciais para uma comunicação eficiente no atendimento ao cliente.
- O espelhamento: ao refletir as palavras e emoções do cliente, demonstra-se empatia e compreensão, estabelecendo uma conexão mais sólida;
- Perguntas abertas: por sua vez, permitem uma exploração mais profunda das necessidades e preocupações do cliente, promovendo uma comunicação mais significativa e a identificação de soluções adequadas;
- Já o storytelling: ao contar histórias relevantes e envolventes, cria-se uma ligação emocional com o cliente, facilitando a transmissão de informações de forma memorável e persuasiva.
Essas técnicas combinadas não apenas melhoram a experiência do cliente, como também, fortalecem a relação entre a empresa e seu público, promovendo um atendimento mais eficaz e satisfatório. Sendo outro grande ponto para a fidelização de clientes.
5.O problema de não ter clientes fidelizados
Se até aqui você ainda não conseguiu ver vantagens sobre a importância de um cliente fidelizado, saiba que a longo prazo isso pode resultar em uma série de desafios e problemas para sua empresa.
E a fim de te alertar, antes que seja tarde, selecionamos algumas das principais consequências de não ter clientes fidelizados:
5.1 Flutuações nas vendas:
Sem uma base de clientes fiéis, uma empresa pode enfrentar flutuações nas vendas, tornando-se mais vulnerável a mudanças no mercado, sazonalidade ou concorrência.
5.2 Custos mais altos de aquisição de clientes:
A aquisição de novos clientes é geralmente mais cara do que a retenção de clientes existentes. Sem clientes fidelizados, uma empresa pode acabar gastando mais recursos em marketing e esforços de aquisição.
5.3 Vulnerabilidade à concorrência:
Se os clientes não são leais, eles estão mais dispostos a experimentar produtos ou serviços de concorrentes. Isso pode levar a uma guerra de preços e margens de lucro reduzidas.
5.4 Falta de feedback valioso:
Clientes fidelizados tendem a fornecer feedback valioso e contínuo sobre produtos, serviços e experiências. A ausência desse feedback pode dificultar a melhoria contínua e a adaptação às necessidades do mercado.
5.5 Reputação em risco:
Sem clientes fidelizados, a reputação da empresa pode ser mais volátil. Avaliações e críticas negativas de clientes insatisfeitos podem afetar negativamente a imagem da marca.
5.6 Falta de defensores da marca:
Clientes fidelizados são frequentemente os maiores defensores de uma marca. Sem eles, a empresa pode perder uma fonte valiosa de promoção: o boca a boca e referências.
5.7 Menos previsibilidade financeira:
A falta de clientes fidelizados pode tornar a receita da empresa menos previsível, dificultando o planejamento financeiro a longo prazo.
5.8 Falta de estabilidade a longo prazo:
Clientes fidelizados contribuem para a estabilidade financeira de uma empresa a longo prazo. Mas a ausência de lealdade do cliente pode tornar a empresa mais suscetível a choques econômicos e desafios no mercado.
5.9 Perda de oportunidades de vendas cruzadas e upselling:
Clientes fiéis são mais propensos a comprar produtos ou serviços adicionais da mesma empresa. Sem essa base de clientes, o negócio pode perder oportunidades de vendas cruzadas e upselling.
De modo geral, a falta de clientes fidelizados pode ter um impacto significativo nos resultados de uma empresa, tornando-a mais vulnerável a riscos financeiros e concorrência.
Portanto, é fundamental para as marcas investirem em estratégias de retenção de clientes e na criação de relacionamentos duradouros com seus consumidores para evitar esses problemas.
6.O que impede os negócios de terem clientes fidelizados?
Vários fatores podem impedir os negócios de conquistar clientes fidelizados. Mas listamos abaixo alguns dos fatores que causam essa impossibilidade. Confira!
6.1 Falta de maturidade estratégica:
Quando uma empresa não tem uma estratégia sólida de fidelização de clientes, ela arrisca perder a oportunidade de cultivar relacionamentos de longo prazo. A falta de uma visão clara sobre como abordar a retenção de clientes pode resultar em esforços incoerentes e desconexos, levando à insatisfação dos consumidores e à perda de lealdade.
6.2 Marketing de esperança:
O “marketing de esperança” significa esperar que os clientes voltem ou permaneçam fiéis sem uma estratégia, sem nenhum esforço para cultivar essa fidelidade. Isso geralmente é insuficiente, pois a fidelização de clientes requer um compromisso ativo e contínuo para proporcionar valor, atendimento excepcional e incentivos para eles voltarem.
6.3 Foco total na atração de novos clientes:
Embora atrair novos clientes seja importante para o crescimento de um negócio, concentrar-se exclusivamente na aquisição de novos clientes pode desviar recursos e atenção da manutenção de relacionamentos com os clientes existentes. Se a empresa não cuidar de seus clientes atuais, eles podem se sentir negligenciados e procurar alternativas.
Além desses fatores, outras barreiras à fidelização de clientes podem incluir a falta de compreensão das necessidades dos clientes, a falta de treinamento da equipe de atendimento ao cliente, a qualidade inconsistente dos produtos ou serviços e a falta de sistemas para coletar e utilizar feedback dos compradores.
Para superar esses obstáculos, as empresas devem adotar uma abordagem estratégica e de longo prazo para a fidelização de clientes. Isso inclui o desenvolvimento de programas de recompensas, atendimento ao cliente excepcional, personalização de ofertas, comunicação consistente e feedback contínuo dos clientes.
Sem contar que a retenção de clientes deve ser vista como um investimento essencial para o sucesso a longo prazo de um negócio, não apenas como uma tarefa secundária.
7.As vantagens de ter o cliente fidelizado: eles são defensores e indicadores
As vantagens de ter clientes fidelizados, que atuam como defensores e indicadores da marca, são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Aqui estão as principais razões pelas quais esses clientes são tão valiosos:
7.1 Marcas generosas geram mais valor e atraem clientes/fãs de Verdade:
Clientes fidelizados muitas vezes têm uma conexão emocional com a marca devido a experiências positivas passadas.
Quando uma marca é generosa, oferecendo recompensas, descontos ou benefícios exclusivos para esses consumidores, ela demonstra sua gratidão e valorização. Isso não apenas mantém os clientes existentes, mas também atrai novos clientes que desejam fazer parte de uma comunidade de consumidores leais.
7.2 Foco contínuo no cliente proporciona clareza em todo o processo:
Clientes fidelizados fornecem uma fonte contínua de feedback por meio de pesquisas de satisfação periódicas. Isso ajuda a empresa a entender profundamente as necessidades dos clientes e a identificar áreas de melhoria no atendimento, produtos e serviços.
Essa abordagem centrada no cliente cria clareza sobre como a empresa pode se aprimorar, o que, por sua vez, impulsiona a expansão do negócio ao atender às demandas do mercado.
7.3 Facilita e estimula a recomendação da marca:
Clientes fidelizados são mais propensos a recomendar uma marca para amigos e familiares, porque têm confiança em seus produtos ou serviços.
Programas de fidelização, aplicativos ou campanhas de recomendação premiada incentivam ativamente essas recomendações. Oferecer recompensas, brindes e ofertas a quem recomenda a marca, não apenas aumenta a base de clientes, como também fortalece a reputação da marca por meio de avaliações positivas e recomendações pessoais.
7.4 Escala da empresa com clareza e previsibilidade:
Ao conhecer profundamente os clientes por meio de programas de fidelização, a empresa pode coletar dados valiosos sobre seu comportamento e preferências. Proporcionando uma visão clara de onde a empresa precisa melhorar e inovar.
E com base nessa clareza, o empresário pode expandir o negócio com maior previsibilidade, tomando decisões embasadas em dados, eliminando a incerteza financeira, e permitindo que a empresa cresça de forma sustentável.
Clientes fidelizados desempenham um papel fundamental na construção de uma marca forte, sustentável e próspera. Eles atuam como defensores e indicadores, ajudando a marca a atrair novos clientes, melhorar continuamente seus produtos e serviços, facilitar a recomendação da marca e expandir o negócio com confiança e clareza. Portanto, investir na fidelização de clientes é uma estratégia essencial para o sucesso a longo prazo.
8. Fidelizi: o programa de fidelidade pioneiro com uso de Tablets no Brasil
Com início do projeto em 2013, idealizado por Juliano Prado — criador do fenômeno infantil Galinha Pintadinha — o Fidelizi com muito estudo de mercado, muitas experiências com clientes, parcerias e equipe multidisciplinar foi desenvolvendo um produto melhor ano a ano.
E hoje, trabalham com a experiência de compra do cliente, melhorando processos para deixar a interação do cliente final cada vez mais encantadora e ágil!
Mais uma mega estratégia da Fidelizi para ajudar empresários de todo o Brasil a fidelizarem os seus clientes, está atrelado, principalmente, ao software Fidelizi unido à gamificação. Ou seja, foi desenvolvido um sistema de premiações implementado por meio de um software em tablets, que através da interação do cliente oferece diversas formas de recompensas e estímulos para novas compras.
Essa ferramenta ativa, sobretudo, a reciprocidade dos clientes, que ao saberem que serão bonificados a cada visita ao estabelecimento, tendem a querer retribuir os ganhos por meio de gasto nos produtos da loja.
Uma ideia incrível não é mesmo? E acredite, ela pode ser implementada, também, no seu negócio. Aliás, se você acha que o uso de tablets é algo novo, talvez você esteja enganado, pois essa ferramenta interativa é uma fonte de fidelização dos clientes de países, como, por exemplo, os EUA, onde empresas já implementam o uso do tablet em suas lojas há muitos anos.
Segundo a matéria desenvolvida e publicada pelo blog terra, empresas, como McDonald’s e Applebees, já vêm utilizando o aparelho e recebendo os benefícios do recurso. Sendo este o caso da última marca citada acima, que viu com o uso dos tablets, para fazer os pedidos online, aumentar em US$ 5 em relação aos pedidos regulares.
9. O SEBRAE e outras instituições sérias recomendam o uso de sistemas de fidelização de clientes?
O SEBRAE, juntamente com outras instituições sérias, como órgãos de desenvolvimento empresarial, recomendam enfaticamente o uso de sistemas de fidelização de clientes para pequenos negócios por várias razões estratégicas.
Mas a principal delas é a retenção de clientes — essencial para a sobrevivência e o crescimento das pequenas empresas.
Manter os clientes existentes é mais econômico do que adquirir clientes novos. Sendo isso, especialmente relevante quando os recursos financeiros e de marketing são limitados para empresas de menor porte.
O SEBRAE indica a Fidelizi, e você pode ficar mais informado sobre essa parceria através do Sebrae Connect: Fidelizi!
10. O que a grande mídia brasileira fala sobre a importância dos empreendedores terem clientes fidelizados?
A grande mídia frequentemente destaca a importância de empreendedores terem clientes fidelizados como um elemento crucial para o sucesso e crescimento dos negócios no país.
É enfatizado que a retenção de clientes é uma estratégia essencial para as empresas, uma vez que manter clientes existentes é mais econômico e lucrativo do que constantemente adquirir novos.
A mídia também ressalta que em um mercado altamente competitivo como o Brasil, a fidelização de clientes pode ser a chave para a sustentabilidade e a diferenciação no setor empresarial.
Também é abordado nos meios de comunicação, como a construção de relacionamentos de longo prazo com os clientes é fundamental para a construção de uma marca sólida e a geração de confiança no mercado.
Eles apontam também que, clientes fidelizados, não apenas compram repetidamente, mas também, atuam como defensores da marca; recomendando-a a amigos e familiares. Isso, por sua vez, ajuda a impulsionar o crescimento e a reputação das empresas nacionais, uma vez que a confiança é um dos fatores mais fundamentais para o sucesso nos negócios.
A Folha de São Paulo destaca que imitar o mundo dos games é uma forma simples para o empreendedor fidelizar clientes. Eles acompanharam o La Fraternité Beer Shop, cliente Fidelizi, que contaram como vêm aumentando seus lucros através do programa de fidelidade gamificado.
“O sistema por si só é um grande atrativo. Montamos uma estrutura de premiação que é atraente para o consumidor. Eu premio com caixas de cerveja, vinte litros de chope ou até balas.
“Ninguém gosta de perder, de ficar para trás. Quando você põe um sistema em que o primeiro colocado ganha alguma coisa especial, todo mundo quer ser o primeiro”, afirma o empresário William Okada.
O suprassumo para esses empresários é aumentar o faturamento. A Fidelizi entrega o aumento de até 35% em 1 ano. Confira o artigo completo.
11. O método inovador para aumentar suas vendas e lucro de forma eficiente
Esperamos que ao chegar até este ponto da leitura, você possa ter conseguido perceber como a fidelização de clientes pode ser a solução para economia, para previsibilidade financeira e para o avanço do nome da sua marca.
Mas como viu, não é uma tarefa fácil elaborar estratégias de fidelização, de fato eficientes. Entretanto, o programa fidelizi é um método inovador, que irá te ajudar de forma prática e eficiente, a desenvolver estratégias únicas e exclusivas para os seus clientes.
Alguns recursos disponibilizados pela Fidelizi e os principais pilares para fidelização são:
- Experiência e gamificação no PDV: a gamificação é um dos recursos mais emblemáticos da Fidelizi. Com ele, o seu cliente terá acesso à interatividade com a sua marca, de forma totalmente personalizada. Isto é, através do uso do tablet disponibilizado ao PDV, o consumidor poderá interagir com a ferramenta e ser premiado ou sorteado no mesmo instante;
- Cultivo da base de clientes: a fidelizi também te ajudará a manter o cultivo com os seus clientes em dia. Pois há estratégias personalizadas para sua empresa continuar a manter o vínculo constante com o seu consumidor. Exemplo disso são os disparos de E-mails marketing com ofertas, destinados tanto para clientes antigos, quanto para clientes novos;
- Aumento da lucratividade:
Com a implementação de ferramentas interativas, estratégias voltadas exclusivamente para o segmento específico da empresa a fim de atingir a fidelização, a Fidelizi consegue ajudar no aumento expressivo do ticket médio. E, por consequência, o aumento da lucratividade.
12. Quais segmentos são ideais para ter um programa de fidelidade como Fidelizi?
Viu como a implementação de estratégias de fidelização são importantes? E agregar em sua empresa programas de fidelidade, como o Fidelizi, é mais eficiente ainda. Aliás, o software é tão prático e intuitivo que pode ser aplicado em diversos negócios de diversos segmentos. Proporcionando benefícios, tanto para as empresas quanto para os seus clientes.
Mas veja a seguir, a importância de ter um programa de fidelização e em quais segmentos o software e as ferramentas da Fidelizi é imbatível para a fidelização de clientes:
12.1 Alimentação:
Em restaurantes, cafés e estabelecimentos de alimentação, o programa de fidelidade pode incentivar os clientes a retornar frequentemente.
Descontos, brindes ou recompensas por pedidos frequentes criam um estímulo para os clientes escolherem o mesmo local repetidamente. Além disso, os clientes fiéis podem se tornar promotores da marca, recomendando o estabelecimento a amigos e familiares.
12.2 Pet Shop:
No setor de pet shops, o programa de fidelidade da fidelizi pode oferecer vantagens como descontos em produtos para animais de estimação, brindes para pets, ou até mesmo serviços de cuidado, como banho e tosa gratuitos após um número determinado de visitas.
A fidelização nesse segmento é crucial, porque os donos de animais tendem a retornar regularmente para suprimentos e cuidados com seus pets.
12.3 Lojas de Produtos Naturais:
Para lojas que vendem produtos naturais e saudáveis, o programa de fidelidade pode destacar o compromisso com o bem-estar dos clientes. Ofertas exclusivas em produtos orgânicos, descontos em suplementos ou brindes relacionados à saúde e ao bem-estar, podem atrair consumidores que buscam um estilo de vida mais saudável e natural.
12.4 Estética e Beleza:
Em salões de beleza, clínicas de estética e spas, a fidelização de clientes é essencial.
Então, a ferramenta de fidelidade pode oferecer benefícios, como descontos em tratamentos regulares, serviços gratuitos após um número determinado de visitas ou até mesmo programas de pontos que os clientes podem acumular para resgatar serviços premium.
Isso ajuda a manter uma base de clientes fiéis que busca tratamentos de beleza regulares.
Em todos esses segmentos, o uso da ferramenta de fidelização ajuda na retenção de clientes, promove a repetição de compras e constrói relacionamentos sólidos entre a empresa e seus clientes.
Além disso, o Fidelizi pode ajudar a coletar dados valiosos sobre o comportamento do cliente, que podem ser usados para personalizar ofertas e melhorar o atendimento, impulsionando assim o sucesso dos negócios.
Tenha clientes leais com ajuda da Fidelizi!
E aí empreendedor, gostou de saber como é vantajoso explorar a criatividade para gerar cliente fidelizado? E percebeu como é eficiente manter os clientes cada vez mais próximos da sua marca? Pois esperamos que as dicas que trouxemos possam ter ampliado a sua visão sobre isso.
Aliás, deu para notar que implementar um sistema de fidelização, como o Fidelizi, é ainda mais benéfico para a lucratividade do seu negócio? Então, se ficou interessado, saiba que a oportunidade de participar do futuro do marketing pode ser feita agora, com ajuda da Fidelizi! Venha conosco, venda e lucre mais de forma eficiente!