Como criar um programa de fidelização para pet shop

maio 15, 2017
FideliZii
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O setor de pet shops é um dos que mais crescem no país. Em qualquer bairro pode ser encontrado um estabelecimento com produtos e serviços para os bichos de estimação. Com tanta concorrência, como se destacar e manter a rentabilidade do seu negócio? Uma das iniciativas que tem alcançado mais sucesso é lançar mão de um cartão fidelidade para pet shop.

Um programa de fidelidade permite criar vantagens para os clientes e fazer com que eles voltem ao estabelecimento. Cria-se um diferencial competitivo e tanto! Saiba, neste post, tudo sobre essa ferramenta.

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Quais as vantagens de um cartão fidelidade para pet shop?

O bom relacionamento com os clientes é um dos principais fatores que vão fazer sua pequena empresa crescer. Isso vale para todo o setor de cuidados com animais como pet shops, clínica veterinária, lojas de ração, hotel de cães e gatos, agropet etc. Um programa de fidelização ajuda a estreitar os laços com o consumidor, dando vantagens como descontos, serviços ou produtos grátis. Confira as vantagens do programa:

1 – Reduz a perda de clientes, pois as pessoas sempre calculam o custo-benefício dos serviços e as recompensas do cartão fidelidade são levados em consideração na hora de decidir sobre o menor custo;

2 – Reduz perdas com promoções constantes, que são substituídas pelas vantagens das recompensas em troca da fidelidade;

3 – Aumenta o consumo de novos serviços, pois o cliente pode querer somar mais pontos em seu cartão para trocar pelas recompensas;

4 – As vantagens do programa chamam a atenção de novos consumidores;

5 – Os clientes não vão procurar outros estabelecimentos quando há prêmios a resgatar na sua loja.

Como criar um cartão fidelidade para pet shop

É importante que o modelo de programa de fidelidade seja muito bem desenvolvido, para que funcione de maneira adequada e não provoque insatisfação no cliente. Você pode usar um sistema digital que substitui o papel e o carimbo (saiba mais abaixo), mas o cartão impresso ainda é muito utilizado. Veja o que deve ser planejado:

Estrutura do Programa

O acúmulo de pontos para troca por serviços, ou produtos é o sistema mais usado para um programa de fidelidade em pet shop. Muitos pet shops optam em verticalizar o programa para um setor específico como o banho e tosa, no qual o cliente ganha 1 ponto a cada serviço realizado. Geralmente ganha 1 serviço grátis, a cada 10 realizados.

O modelo funciona bem e é muito adotado no mercado, porém, não se explora oportunidades de fazer com que o cliente consuma mais serviços como consultas veterinárias, vacinas e compra de produtos. Dessa forma, fazer um programa mais amplo, no qual o cliente acumula pontos de acordo com seu gasto, pode trazer um maior impacto para o seu pet shop ou clínica veterinária, mas tudo dependerá, é claro, de seus objetivos.

Uma das dúvidas mais recorrentes nesse setor é se a pontuação deve ser dada de forma diferenciada para os tipos de serviços, ou mesmo, na compra de produtos específicos. Isso porque, as margens no setor são bastante diferentes.

Enquanto, um serviço de banho e tosa costuma render uma boa margem de lucratividade, o mesmo não acontece para a venda de um pacote de ração, por exemplo. É possível fazer essa diferenciação na pontuação pelo item comprado pelo cliente, porém, não é uma prática que recomendamos no FideliZii. Isso porque o programa começa a gerar muita complexidade para os clientes finais,  até mesmo para os atendentes do estabelecimento. Programas simples e fáceis para o cliente entender, costumam dar um melhor retorno.

Para resolver esse impasse, calculamos a proporção de saída em vendas de cada item no negócio e vemos a margem de lucratividade de cada um destes itens. Baseado na média do que acontece no estabelecimento, propomos metas de acúmulo de pontos para o cliente efetivar a troca por cada uma das opções de premiação.

É plausível também determinar prêmios que rendem melhor margem para o estabelecimento como serviços de banho e tosa, consulta veterinária e produtos com melhor margem.

Eventualmente, você tenha menor margem na ração de 10 ou 20 kg, mas possivelmente terá uma boa margem na venda de rações super premium a granel. Além de que, isso pode acabar estimulando um cliente que compra uma ração menos nutritiva, leve uma ração de melhor qualidade para o pet. Com isso, poderá ocorrer uma mudança no comportamento do cliente, tornando um cliente mais rentável.

Defina as regras do programa

As regras do programa de fidelidade devem estar bem claras para os clientes, seja no cartão ou em uma página do site da loja ou blog. Isso é essencial para não gerar frustrações por causa de mal-entendidos e até mesmo notificações do Procon.

Dê recompensas logo no início

Não deixe que se passe muito tempo até que o cliente consiga juntar os pontos necessários para resgatar a recompensa. Se ele ganhar algo logo no início, vai se sentir estimulado a ser fiel ao negócio e a consumir mais até ganhar outro prêmio.

Divulgue o programa de fidelidade

Os clientes precisam saber sobre o programa de fidelidade da sua loja. A divulgação deve ser feita quando o cliente for atendido pelo vendedor e também por meio das redes sociais e demais formas de divulgação (folders, anúncios, panfletos, cartazes etc.).

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Sistema eletrônico de cartão fidelidade para pet shop

Os programas de fidelidade são promissores e vão fazer seu pet shop, clínica veterinária ou loja de ração ser um grande sucesso entre os consumidores. Um sistema eletrônico para gerenciar o modelo facilita a gestão dos processos.

Uma solução como o FideliZii oferece um programa completo de fidelização de clientes para o pequeno negócio. Ele substitui o tradicional cartão de papel e o carimbo por um tablet interativo.

O sistema de cartão fidelidade para pet shop permite que o seu cliente não tenha o problema de perda ou esquecimento do cartão impresso. Além disso, você terá total controle sobre seu programa, sem problemas de divergência de informações, por exemplo. Além disso, o sistema gera um banco de dados qualificado e um relacionamento personalizado com seu cliente.

Comece sua estratégia de fidelização! Conheça agora todos os benefícios da FideliZii!

Saiba mais: Confira os programas de fidelização de nossos clientes do setor de Pet Shop

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