A fidelização de clientes é uma excelente estratégia para pequenas empresas. Isso porque reter clientes e vender mais para estes clientes é uma das formas mais eficazes de fazer uma empresa crescer. Isso porque clientes fiéis, satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos, recomendam o seu negócio para amigos e familiares, contribuindo para a divulgação da sua marca.
Como qualquer outro tipo de relacionamento, a fidelidade é construída a partir de interação, confiança e tempo, ou seja, exige comprometimento do empreendedor e não é conquistada de um dia para o outro. Mas como conquistá-la? Confira 4 passos para construir a fidelidade à sua marca:
1. Entenda o seu diferencial
O diferencial competitivo é o motivo pelo qual os clientes retornam ao seu empreendimento, deixando de lado a concorrência. Você sabe qual é este motivo? A razão pela qual alguns clientes preferem a sua marca e a escolhem frente a concorrência deve servir como base para que o empreendedor desenvolva um projeto de fidelização. A ideia é se apoiar neste diferencial para converter em mais clientes.
Para tal, questionar diretamente ao cliente pode ser uma ótima ideia. Selecione um grupo de clientes conhecidos, que frequentam com visita seu estabelecimento, e procure obter um feedback. Perguntas simples como “se um amigo perguntasse, por que você compra aqui, o que você responderia? ” podem contribuir muito para entender qual é o seu diferencial competitivo.
2. Agradeça ao cliente
Diante da competitividade acirrada do mercado, é cada vez mais importante que o empreendedor demonstre o quanto valoriza o seu cliente. Isso quer dizer, fazer com que o cliente se sinta bem e deseje continuar comprando com você. Para tal, é importante definir formas de agradecer ao seu cliente pela preferência e demonstrar sua importância.
Esse agradecimento pode ser realizado através de mensagens escritas, como e-mails ou SMS, de eventos dedicados aos clientes ou da criação de um programa de fidelidade, no qual estes recebem recompensas por suas visitas ao estabelecimento. Os programas de fidelidade são uma excelente forma de demonstrar ao cliente que você se importa com ele e incentivar que retorno ao seu estabelecimento.
3. Informe seus clientes
De nada adianta seus clientes te amarem se não se lembrarem de você. Daí a importância de se fazer presente através de e-mails, newsletters, postagens nas redes sociais e até mesmo SMS. Procure oferecer informações relevantes para os clientes, como novidades da empresa ou informações sobre o mercado em que atua.
Mantenha contato também no caso de lançamento de novos produtos, promoções e eventos no estabelecimento, fazendo com que este se mantenha sempre na mente do cliente.
4. Foque na missão da sua marca
A missão é definida quando do início de um novo negócio, considerando a visão empresarial, a direção em este deve seguir e suas prioridades. Quando você começou o negócio qual era a sua guia? Oferecer o melhor atendimento da região? Oferecer produtos diferentes da concorrência? É comum que a missão de um negócio se perca ao longo de sua operação diária.
Esta é, porém, fundamental à fidelização de clientes: ter uma missão clara permite às empresas incorporar esforços de marketing e criar uma base de clientes que apoiam a sua marca. 64% dos consumidores dizem escolher determinada marca por compartilharem de seus valores.
Como você vem desenvolvendo fidelidade ao seu negócio? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!