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Gratidão ter você como cliente: o guia para agradecer e encantar o freguês

Gratidão ter você como cliente imagem com texto "thank you" escrito a mão

“Gratidão ter você como cliente” é a frase que sintetiza a importância de agradecer o cliente em todas as interações.

A palavra “obrigado”, ou uma mensagem de agradecimento ao cliente, é muito mais do que uma simples cortesia. É um reconhecimento de que, ao ajudar os clientes, eles estão colaborando com você, de fato.

Quando você compreende esse simples fato, toda e qualquer interação ganha a real dimensão que precisa ser percebida sempre: seu cliente precisa ser agradecido

A seguir, está tudo o que você precisa saber sobre transformar o momento do agradecimento ao cliente em algo realmente valorizado dentro do negócio.

O que é valorização do cliente?

A apreciação do cliente é a arte de expressar gratidão aos clientes, fazendo com que se sintam vistos, ouvidos e valorizados. Quando você mostra aos clientes sua apreciação, você cria um impulso positivo que levará ambos adiante.

Ao apreciar os clientes todos os dias, as empresas reforçam os relacionamentos que se traduzem em maiores taxas de retenção e referência. Traduzindo: isso significa mais vendas e, portanto, mais lucros para a empresa.

Os empresários não podem se esquecer de que o cliente deve ser lembrado sempre, principalmente no pós-venda. É aí que está a grande sacada para conseguir um cliente fiel.

Neste artigo, você vai ver também:

  1. O poder de demonstrar gratidão ao cliente.
  2. O que a filosofia diz sobre ser grato?
  3. A gratidão do ponto de vista bíblico.
  4. Por que é importante agradecer a seus clientes.
  5. Mensagem de agradecimento ao cliente pela visita.
  6. O que escrever para agradecer a um cliente?
  7. Exemplos de mensagens de agradecimento ao cliente.
  8. Como tornar a mensagem de agradecimento ao cliente menos estressante.
  9. Como é uma mensagem de agradecimento eficaz?
  10. Balas, doces e outros mimos servem para agradecer o cliente?
  11. Quando é apropriado dizer obrigado? Datas comemorativas diversas.
  12. O cliente se sente grato quando recebe uma mensagem de agradecimento?
  13. Frases de agradecimento ao cliente pelo WhatsApp que melhoram facilmente seu atendimento.
  14. A importância de agradecer ao cliente no pós-venda.
  15. Exemplos de mensagens de agradecimento ao cliente fiel.

1. O PODER DE DEMONSTRAR GRATIDÃO AO CLIENTE

Não são poucos os empresários que acreditam ter de esperar até que disponham de tempo para pensar em maneiras de demonstrar gratidão ao cliente. Eles pensam que, uma vez que estejam com a empresa constituída, gerando lucros satisfatórios, só aí resolvem dedicar tempo e investir algum dinheiro para agradecer aos clientes que os ajudaram a chegar onde estão.

Mesmo que isso pareça fazer sentido, na verdade, essa não é uma estratégia que deva ser colocada em prática, pois esse tipo de ideia não leva a empresa a lugar nenhum.

Quando você percebe por que é importante agradecer seus clientes sempre, acaba criando uma necessidade de fazer isso, sem pensar no tempo e no dinheiro que terá de investir, visto que existem maneiras criativas e agradáveis ​​de enviar uma mensagem de gratidão para o cliente.

Como agradecer o cliente pela preferência

Há diversas maneiras de exercer o poder de demonstrar gratidão ao cliente. Conheça algumas delas.

1. Cartão de agradecimento ao cliente

Nos dias de mensagens de texto e mídias sociais, as pessoas tendem a enviar cartão de agradecimento ao cliente apenas em ocasiões muito especiais.

Visto que o e-mail é a principal maneira de as empresas se conectarem com seus clientes, não é necessariamente uma maneira significativa de agradecer. Em vez de fazer isso, pegue uma caneta e escreva um cartão de agradecimento ao cliente carinhoso. A alegria que uma pessoa sente ao receber uma correspondência desse tipo é imensa.

2. Aproveite o tempo para conversas cara a cara

Em última análise, as pessoas querem ser vistas e ouvidas. Envolver-se com eles em uma conversa por bate-papo por vídeo ou, melhor ainda, pessoalmente é uma ótima maneira de impactá-los, usando, às vezes, uma única frase de agradecimento ao cliente.

Em vez de entrar na conversa com uma agenda, peça para ouvir mais sobre as experiências deles com sua empresa – e além dela. Compreender o cenário de suas vidas de forma mais ampla constrói o relacionamento e garante que você possa ajudá-los com maior clareza no futuro.

3. Dê um presente atencioso

A maioria das empresas dão brindes a seus clientes. Mas um presente atencioso é um tipo especial de agradecimento. O presente pode tem alguma relação com sua empresa ou sem nenhuma ligação com o que sua empresa faz para seus clientes no dia a dia.

Vamos dar um exemplo: suponha que você seja proprietário de uma cafeteria e um de seus melhores clientes apareceu no seu estabelecimento dizendo que ia embora da cidade. Você pode oferecer a ele uma xícara de café e seus doces favoritos, por conta da casa.

O fator mais importante sobre um presente é que ele seja pessoal e tenha a ver com os valores do seu cliente. Por exemplo: se o seu cliente é vegano, jamais lhe presenteie com um item que possa ferir seus princípios, como uma bolsa de couro. No lugar disso, ofereça-lhe um jantar, com tudo pago, em um bom restaurante vegano da cidade.

E não importa o que você escolher. Nunca pense que o valor do presente para o seu cliente está de acordo com o quanto de dinheiro você investiu nele. Esse não é o caso. A consideração que você coloca no presente tem muito mais valor do que o dinheiro investido.

4. Apoiar seus interesses, trabalho e negócios

Os melhores relacionamentos são em mão-dupla, usando um português bem coloquial. Se seus clientes gerenciam seus próprios negócios, apoie-os na medida do possível. Adquira seus produtos ou serviços e envolva-se com suas iniciativas sem perda de tempo.

Abaixo, estão algumas formas de agradecer ao apoiar o trabalho desses clientes tão especiais:

  1. Estabeleça parcerias com as empresas dos clientes em campanhas de co-marketing.
  2. Dê destaque ao trabalho deles nas redes sociais e, também, no seu blog.
  3. Peça a um cliente para ensinar um workshop para sua equipe de colaboradores.
  4. Apoie uma causa que eles defendem. Essa é uma estratégia “matadora”!
  5. Indique pessoas para os negócios dos seus clientes.
  6. Organize um evento virtual ou presencial juntos.
  7. Contrate um cliente para uma posição em sua empresa.

Seus clientes aparecem para você todos os dias, e não há nada que eles apreciem mais do que você aparecer para eles e seu trabalho.

5. Seja flexível com o cliente

Imagine que você é proprietário do mercadinho do bairro e você fecha todos os dias às 21 horas. De repente, você está baixando as portas do seu estabelecimento quando chega um cliente ofegante implorando para você deixá-lo pegar umas bebidas, por exemplo.

Se você consentir e permitir que o cliente entre e pegue o que deseja, ponto para você! Esse cliente, com certeza, se tornará fiel ao seu comércio. Pode apostar!

6. Personalize seu serviço

Uma coisa que tem sido feita ultimamente em vários estabelecimentos, principalmente restaurantes, é tirar um tempinho para perguntar aos clientes um pouco sobre sua vida (sem fazer perguntas invasivas) antes de atendê-los.

Dessa maneira, o restaurante pode preparar uma sobremesa personalizada com base nos interesses do cliente ou em qualquer coisa notável a respeito deles.

Práticas recomendadas para mensagens de agradecimento ao cliente

Enviar uma nota de agradecimento é uma etapa valiosa, muitas vezes esquecida, na jornada do cliente.

Ao se comunicar com um cliente após uma compra, aqui estão algumas práticas recomendadas que você deve seguir para garantir que ele tenha uma experiência positiva:

  • Seja positivo. Certifique-se de que seu cliente se sinta apreciado e saiba o quanto você está feliz por ter seu negócio.
  • Peça feedback. Inclua um link para uma pesquisa de experiência do cliente para incentivar uma resposta e obter as informações necessárias para melhorar a experiência.
  • Oferecer suporte. Crie um link para o atendimento ao cliente ou ofereça os números de telefone certos para garantir que seus clientes sejam atendidos caso surja algum problema.
  • Não tente fazer o cliente comprar mais coisas. A mensagem de agradecimento deve agradecê-los por seus negócios. Nada além disso.
  • Equilíbrio profissional e conversacional. Torne sua mensagem formal, se necessário, mas certifique-se de expressar também a personalidade da sua marca. As mensagens de texto são uma forma de comunicação especialmente casual, portanto, certifique-se de que a mensagem seja apropriada ao meio.
  • Mostre apreço. Deixe-os saber o quanto seu negócio significa para você.
  • Seja breve em suas mensagens. Escreva de forma clara e concisa.
  • Adapte sua mensagem. Quando necessário, você pode personalizar sua mensagem para atender as suas necessidades. 

Se estiver agradecendo aos clientes por seus pedidos on-line, envie mensagens de “Obrigado por seu pedido”. Se você é uma organização e aprecia doações, deve se concentrar mais nas mensagens de “Obrigado por seu apoio”.

2. O QUE A FILOSOFIA DIZ SOBRE SER GRATO?

A gratidão é pessoal, dirigida a outra pessoa em particular que nos fez algo de bom que acreditamos que não merecemos ou pelo qual não pagamos.

Gratidão é um sentimento mais geral de ser grato por algum estado de coisas que não fizemos nada para merecer, quando não podemos identificar um agente específico a quem agradecer.

Gratidão

Para deixar o assunto mais fácil de ser entendido, pense na seguinte situação: se eu receber três biscoitos pelo preço de um como parte de uma campanha promocional, posso ficar feliz em conseguir o acordo, mas geralmente não sentirei que tenho que ser grato por isso.

Posso presumir com segurança que essa beneficência não é direcionada a mim, mas que, no fim, vai beneficiar o comerciante que lançou mão dessa estratégia apenas para ele próprio se beneficiar.

A gratidão então só é apropriada quando eu sou o destinatário de um benefício que é dirigido pessoalmente a mim e que eu não merecia ou compensava a outra parte.

A louvável motivação de Kant

Uma característica central da ética de Kant é sua insistência no valor da motivação de alguém para a moralidade de uma ação. Ao contrário do utilitarismo, Kant não olha para as consequências ao julgar as ações, mas apenas para o que ele chama de “boa vontade”.

E, depois, há a questão da boa vontade. A gratidão não é apenas uma atitude ou um comportamento que demonstramos em relação a um benfeitor – é também uma emoção, um sentimento de amizade e boa vontade para com a outra pessoa.

Imagine alguém que não gosta de receber presentes – talvez ele seja alguém que não se sinta merecedor de ser rico e, agora, tendo participado de uma loteria de caridade, ele ganha contra sua vontade. Ele é chamado ao palco para receber aquele prêmio que não quer. Afinal, o objetivo de participar da loteria era ajudar os outros, não sair com o prêmio principal.

Essa pessoa sentirá gratidão pelos organizadores da loteria? É bem provável que não. Ele vai se ressentir de ganhar o prêmio. Portanto, esse aspecto da boa vontade amigável como reação ao benefício é realmente crucial para a gratidão.

A gratidão então só é apropriada quando eu sou o destinatário de um benefício que é dirigido pessoalmente a mim e que eu não merecia ou compensava a outra parte. 

3. A GRATIDÃO DO PONTO DE VISTA BÍBLICO

A Bíblia Sagrada fala muito em gratidão. Vamos conhecer 20 versículos que mencionam a gratidão.

Reunimos esses versículos da Bíblia para você começar. Você também pode ler citações de gratidão de outras fontes, citações de autocuidado ou versículos da Bíblia sobre ser grato.

Seja como for, você pode encontrar paz e alegria por meio da oração e da gratidão. Quando oramos e damos graças a Deus, mesmo quando é difícil, recebemos a promessa de receber graça e fé.

Leia-os em tempos de angústia, tristeza ou em qualquer época do ano para fortalecer seu coração, melhorar sua perspectiva ou apenas ficar alegre.

Desejamos que esses versículos continuem a inspirar gratidão em seu próprio coração.

Tessalonicenses 5:18

“Em todas as circunstâncias dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

Salmo 118:24

“Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.”

Colossenses 3:15

“E que a paz de Cristo reine em seus corações, para a qual vocês foram chamados em um corpo. E sejam agradecidos.”

Salmo 107:1

“Oh, dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque a Sua benignidade dura para sempre!”

Mateus 6:21

“Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”

2 Coríntios 2:14

“Mas graças a Deus, que em Cristo sempre nos conduz em procissão triunfal, e por meio de nós espalha por toda parte a fragrância do seu conhecimento.”

1 Tessalonicenses 5:16-18

“Alegrai-vos sempre, orai sem cessar, em todas as circunstâncias dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.

Salmo 103:2-5

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de todos os seus benefícios, que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas doenças, que redime a tua vida da cova, que te coroa de amor e misericórdia, que te satisfaz com o bem para que a tua mocidade se renove como a da águia.”

Lamentações 3:23

“Eles são novos a cada manhã; grande é a sua fidelidade.”

Filipenses 4:12-13

“Sei ser abatido e sei ter abundância. Em toda e qualquer circunstância, aprendi o segredo de enfrentar a fartura e a fome, a fartura e a necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.”

Tiago 1:2-4

“Contem com grande alegria, meus irmãos, quando vocês passarem por provações de vários tipos, pois vocês sabem que a prova de sua fé produz firmeza.”

Mateus 11:28

“Vinde a mim, todos os que estais cansados ​​e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”

Filipenses 4:6-7

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e os seus pensamentos em Cristo Jesus.”

Números 6:24-26

“O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.”

Coríntios 9:11

“Você será enriquecido em todos os sentidos para ser generoso em todos os sentidos, o que através de nós produzirá ação de graças a Deus.”

Salmo 95:2

“Vamos a sua presença com ações de graças; vamos aclamá-lo com júbilo com cânticos de louvor!”

Samuel 2:6

“Agora que o Senhor mostre amor e fidelidade para você. E eu vou fazer bem a você porque você fez isso.”

2 Coríntios 4:15-16

“Pois é tudo por amor de vocês, para que, à medida que a graça se estende a mais e mais pessoas, aumente a ação de graças, para a glória de Deus. Assim, não desanimamos. Embora nosso eu exterior esteja se desgastando, nosso eu interior está sendo renovado dia a dia.”

Colossenses 2:7

“Arraigados e edificados nele e firmados na fé, como fostes ensinados, abundantes em ação de graças”.

Salmo 28:7

“O Senhor é minha força e meu escudo; meu coração confia nele, e ele me ajuda. Meu coração salta de alegria, e com meu cântico eu o louvo.”

4. POR QUE É IMPORTANTE AGRADECER A SEUS CLIENTES

O cliente deve ser sentir acolhido pela empresa em todas as etapas de venda. Isso é imprescindível para o sucesso de qualquer empresa, mesmo que se trate de um pequeno ou médio comércio.

Por isso, a fim de manter seus clientes sempre por perto, entrando no seu estabelecimento e fazendo compras, você pode agradecê-lo de inúmeras maneiras. Veja algumas boas ideias.

5. MENSAGEM DE AGRADECIMENTO AO CLIENTE PELA VISITA

Veja como proceder na hora de agradecer seu fiel cliente pela visita ao seu estabelecimento. São passos simples que não custam nada!

  • Escreva uma mensagem breve, enviando-a pelo WhatsApp, Instagram ou mesmo pelo Facebook.
  • No caso de preferir usar o e-mail, dispare uma mensagem imediatamente após a compra.
  • No e-mail, diga algo positivo no campo do assunto.
  • Seu e-mail de agradecimento deve ser apenas isso, um agradecimento. Jamais tente vender mais alguma coisa em um e-mail de agradecimento.
  • Diversas empresas oferecem um desconto ou promoção futura em seu e-mail de agradecimento.

6. O QUE ESCREVER PARA AGRADECER UM CLIENTE?

Tenha em mente, sempre, que o cliente é o que há de mais importante no seu negócio. Partindo desse princípio, você não terá nenhuma dificuldade de se expressar na hora de agradecer um cliente por ele ter feito uma compra no seu estabelecimento.

Trate o cliente eventual e o fiel da mesma maneira. Afinal, tanto um como o outro são igualmente importantes. O cliente eventual, se for tratado com deferência e carinho pode se tornar um cliente fiel.

Então, o que você deve escrever para agradecer um cliente fiel? Simples: uma mensagem, via redes sociais, como o Instagram ou até mesmo pelo WhatsApp, enfatizando que aquela compra que seu cliente fez foi muito importante para a sua empresa, mesmo que ele tenha comprado um item de pequeno valor.

Fazendo isso, seu cliente se sentirá feliz, com o ego acariciado, e não vai demorar para voltar ao seu estabelecimento e fazer uma nova compra.

7. EXEMPLOS DE MENSAGENS DE AGRADECIMENTO AO CLIENTE FIEL

Antes de mostrarmos os exemplos de mensagens de agradecimento ao cliente fiel, atente-se para essas regrinhas a seguir. As chances de sucesso se tornam bem maiores.

  • Personalize a sua mensagem, se possível.
  • Se você estiver incluindo sua mensagem de agradecimento no pacote, faça-a com um tamanho diferente e perceptível para que seu cliente possa encontrá-la sem dificuldade.
  • Inclua sua marca em sua nota de agradecimento.
  • Escreva à mão seu nome ou empresa, se possível.

1. Tiago, obrigado por sua compra na [nome da empresa]. Por favor, deixe-nos saber se podemos fazer mais alguma coisa para ajudar!

2. Giovanna, só queríamos agradecer por sua compra. Temos muita sorte de ter clientes como você!

3. Marta, obrigado por ser uma cliente da [nome da empresa]. Agradecemos sinceramente o seu negócio e esperamos que você volte em breve!

4. [nome da empresa] tem os melhores clientes! E você é um deles, Paulo. Muito obrigado pelo seu apoio!

5. Cassiano, obrigado por ser nosso valioso cliente. Agradecemos imensamente o prazer em atendê-lo e esperamos ter correspondido as suas expectativas.

6. José Carlos, obrigado por seu apoio. Nós realmente apreciamos o seu negócio e esperamos atendê-lo novamente.

7. Nós da [nome da empresa] realmente apreciamos sua preferência e estamos muito gratos pela confiança que você depositou em nós, Renata. Esperamos sinceramente que você esteja satisfeita com sua compra.

8. Carla, obrigado por comprar na [nome da empresa]. Esperamos ter o prazer de fazer negócios com você no futuro.

9. Nós da [nome da empresa] sabemos que você tinha muitas opções para escolher, agradecemos por nos escolher, Jéssica.

10. Mariana, obrigado por seu negócio e sua confiança. É um prazer trabalhar com você.

11. Muito obrigado pelo seu negócio, Regina. Temos a honra de ter clientes como você.

12. Sérgio, você é a razão pela qual a [nome da empresa] faz o que fazemos. Obrigado por ser um cliente fiel.

13. Rodrigo, obrigado. Esperamos que sua experiência tenha sido incrível e mal podemos esperar para vê-lo novamente em breve.

14. Obrigado pelo privilégio do seu negócio, Selma. Por favor, deixe-nos saber se podemos ajudá-la no futuro.

15. Tatiana, por causa de clientes fiéis como você, estamos empolgados que a [nome da empresa] esteja crescendo tão rápido. Obrigado!

16. Espero que você esteja feliz com sua compra, Fúlvio! Obrigado por ser um cliente valioso da [nome da empresa]!

17. Laércio, obrigado por fazer sua primeira compra com [nome da empresa]! Estamos muito felizes que você encontrou o que estava procurando.

18. Obrigado por contratar a [nome da empresa], Liliane. Ficamos agradecidos pelo seu negócio e faremos o possível para continuar a oferecer o tipo de serviço que você merece.

19. A [nome da empresa] gostaria de agradecer a clientes incríveis como você por seu suporte incrível! Você é demais, Débora!

20. Seu apoio significa o mundo para nós, Gérson! Obrigado pelo seu negócio. Espero trabalhar com você novamente no futuro.

8. COMO TORNAR A MENSAGEM DE AGRADECIMENTO MENOS ESTRESSANTE?

Em tese, uma mensagem de agradecimento ao cliente nunca pode ser estressante.

No entanto, existem clientes e clientes.

Alguns se sentem importantes ao receber uma mensagem, principalmente se for de uma empresa renomada e estabelecida firmemente no mercado.

Outros, uma pequena parcela (diga-se de passagem), não gostam de receber ofertas, comunicados, enfim, nada de empresa alguma.

O pequeno e o médio comerciante não devem dispensar essa prática de agradecer ao cliente, pois, fazendo isso, com o tempo, podem fidelizar esse cliente. E um cliente fiel tende a fazer uma boa propaganda do seu negócio espontaneamente, e o melhor: sem cobrar nada por isso!

Veja mais sobre marketing boca a boca:  

9. COMO É UMA MENSAGEM DE AGRADECIMENTO EFICAZ?

A resposta para essa pergunta é tão simples como somar 1 e 1.

Uma mensagem de agradecimento eficaz precisa cativar o cliente, fazê-lo se sentir importante (e todo cliente o é) e, é claro, fazer esse cliente voltar a fazer negócios com sua empresa.

Não importa se você é dono de uma padaria ou de um negócio de maior porte. Lembre-se sempre que o cliente é a razão principal do seu sucesso nesse mercado tão competitivo.

Quer um exemplo?

Já que estamos falando em “padaria”, você já parou para pensar por que uma padaria no bairro tem mais clientes que outra, que fica ali, no mesmo bairro?

Seria por que os preços são mais atraentes? Ou por que os produtos são de melhor qualidade?

Pode até ser uma combinação desses dois fatores. Mas tenha certeza que a razão principal do sucesso de um empreendimento comercial é o atendimento dado ao cliente.

Então, como é uma mensagem de agradecimento eficaz?

Ora, você pode agradecer seu cliente com um belo sorriso estampado no rosto, oferecer-lhe algum mimo (leia mais sobre mimos para clientes) ou até incluí-lo em um programa de fidelidade.

Um bom exemplo de programa de fidelidade é aquele cartãozinho em que, a cada compra de determinado valor mínimo, o comerciante assinala um X em um quadradinho (geralmente esses cartões têm 10 quadradinhos).

Quando o cartão do cliente está completo, ou seja, os 10 quadradinhos estão marcados com um X, a próxima compra dele sai de graça. Vale lembrar que você deve estipular um valor máximo para essa “compra especial”.

Isso fará o cliente ficar muito feliz e ele certamente não vai deixar de comprar no seu estabelecimento.

Esse tipo de estratégia é muito usado em restaurantes que oferecem comida a quilo. A cada 10 pedidos, o 11º é gratuito.

Mas não só os restaurantes a quilo podem lançar mão dessa ação de marketing. Qualquer estabelecimento comercial pode brindar seus clientes fiéis com algo semelhante.

Vale dizer que o uso desse cartão de fidelidade tem suas limitações com, por exemplo: não é possível medir a frequência com a qual o cliente compra na sua loja e, também, existe o problema de o cliente se esquecer de levar o cartão ou até mesmo perdê-lo em algum momento.

Tenha mais ideias sobre Programas de fidelidade.

10. BALAS, DOCES E PEQUENOS MIMOS SERVEM PARA AGRADECER O CLIENTE?

Com certeza, sim!

Por que isso?

A psicologia explica: oferecer uma bala, que seja, faz o cliente sentir que “tirou algo” do estabelecimento comercial onde ele fez sua compra.

Os restaurantes têm o costume de oferecer, depois que o cliente pede a conta, um cafezinho e uma bala, que é colocada estrategicamente no pires onde está a xícara de café.

Isso pode parecer pouco, mas tem grande valia nas relações comerciais.

As chamadas “provinhas”, que muitas padarias oferecem, principalmente quando estão lançando um produto (da própria padaria), encantam os clientes, porque eles se servem à vontade do referido produto (por exemplo, um novo sabor biscoito da casa) e a grande maioria dos clientes acaba por comprar uma boa quantidade do novo produto, no caso, o biscoito recém-lançado pela panificadora.

Outros mimos podem ser oferecidos aos clientes como forma de agradecer a eles por serem fiéis ao seu estabelecimento.

Um salão de beleza pode dar como brindes amostras grátis de xampus, condicionadores, entre outros itens relacionados à estética e à beleza.

Uma cafeteria, por exemplo, pode agradecer aos clientes fiéis, presenteando-os com uma xícara personalizada, em que o nome do cliente está ali gravado.

As possibilidades são praticamente infinitas. Tudo depende da criatividade do comerciante em bolar um esquema que “prenda” o cliente ao seu estabelecimento. 

11. QUANDO É APROPRIADO DIZER OBRIGADO? DATAS COMEMORATIVAS DIVERSAS

Agradecer é sempre bom, em qualquer momento da vida. No comércio, então, isso é fundamental.

Dizer “obrigado” a um cliente o torna especial, pelo menos na maioria dos casos.

“Obrigado por você ter escolhido nosso estabelecimento” é uma frase quase mágica, cujos efeitos são sempre coroados de êxito para qualquer empresário.

No que diz respeito às datas comemorativas, como o Aniversário do cliente, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais etc, é de suma importância tirar um tempinho e enviar uma mensagem agradável e cativante a todos os clientes, até mesmo aqueles que pouco comparecem ao seu estabelecimento comercial.

Essa atitude é engajadora. Os clientes que recebem mensagens de agradecimento se sentem felizes e especiais, e essa é a ideia.

Sentindo-se honrado, o cliente passará a ver o seu comércio com outros olhos. E uma frase do tipo: “Puxa, o dono da padaria lembrou do meu aniversário. Isso é legal!” vai perambular pela cabeça do cliente e este, com quase toda certeza, vai se tornar um cliente mais assíduo no seu estabelecimento comercial. Pode apostar nisso, que você não irá se arrepender!

Siga as dicas abaixo e conquiste mais clientes:

  • Use as redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp para enviar mensagens carinhosas e cativantes;
  • Escreva textos curtos em que a sinceridade seja o tom das mensagens;
  • Evite dar a entender que você está fazendo isso para chamar o cliente para o seu negócio;
  • Seja atencioso ao ponto de chamar o cliente pelo seu nome e, no fim, assine com o nome da sua empresa seguido do seu;
  • Para ter certeza de que o cliente irá receber sua mensagem de agradecimento, dispare-as em todas as redes sociais que o cliente usar;
  • Nas datas comemorativas, você pode convidar seu cliente para ir ao seu estabelecimento receber um brinde;
  • Enfatize, nas mensagens de agradecimento, que o cliente é muito importante para você (e o seu negócio, é claro).

12. O CLIENTE SE SENTE GRATO QUANDO RECEBE UMA MENSAGEM DE AGRADECIMENTO?

Todo mundo gosta de um afago na alma. Não existe no mundo alguém que despreze uma mensagem carinhosa e atenciosa.

No comércio isso é muito importante. Já falamos disso neste artigo.

Se um cliente fica feliz pelo fato de o dono do estabelecimento chamá-lo pelo nome, se sentirá imensamente honrado se receber uma mensagem de agradecimento por ele fazer negócios com você.

Essa é uma das técnicas de fidelização de clientes mais utilizadas no ramo comercial. Mas vale dizer que ao enviar uma mensagem de agradecimento esta jamais poderá soar falso. Como já foi dito anteriormente, essas mensagens não devem ser longas nem dar a entender que você, comerciante, quer atrair o cliente para o seu estabelecimento. Então, pense bem no que vai escrever e seja sincero em suas palavras.

Leia mais sobre este assunto clicando neste link:  

13. FRASES DE AGRADECIMENTO AO CLIENTE PELO WHATSAPP QUE MELHORAM FACILMENTE SEU ATENDIMENTO

Use qualquer uma dessas ótimas mensagens de agradecimento como modelos em sua plataforma de mensagens de texto comercial:

1. Roberto, obrigado por ter escolhido a [nome da empresa] para realizar sua compra. Pedimos, por gentileza, que nos deixe saber se podemos fazer mais alguma coisa por você!

2. Gláucia, em nome da [nome da empresa], gostaríamos de agradecer pela compra realizada. Somos uma empresa afortunada por ter clientes como você!

3. Márcia, agradecemos pelo seu apoio e por escolher a nossa empresa. Nós, realmente, apreciamos o seu negócio e estamos aqui à disposição para atendê-la sempre que precisar.

4. Ricardo, obrigado por ser nosso cliente valioso. Agradecemos imensamente e esperamos ter atendido suas expectativas. [aqui, você deve inserir um link para pesquisa de satisfação do cliente]

5. Júlio, sabemos que o mundo está repleto de opções. Obrigado por escolher nossa empresa para fazer suas compras! Volte sempre que precisar, OK?

6. Tânia, obrigado por ser nossa cliente fiel. Incluímos um cupom para seu próximo pedido – [inserir link ou código de cupom]

7. Valéria, obrigado por comprar em [nome da empresa]. Esperamos ter o prazer de fazer negócios com você no futuro. Felicidades!

8. Fernando, esperamos que sua experiência tenha sido excelente e mal podemos esperar para vê-lo novamente em breve. [inserir link para pesquisa de satisfação do cliente]

9. Bárbara, esperamos que você esteja feliz com sua compra! Obrigado por ser uma cliente valiosa da [nome da empresa].

10. Maria Clara, agradeço a você por fazer negócios conosco! Estamos ansiosos para trabalhar com você novamente.

11. Luís Paulo, obrigado por fazer sua primeira compra com [nome da empresa]! Estamos muito felizes que você encontrou o que estava procurando. Por favor, deixe-nos saber como nos saímos. [inserir link para pesquisa de satisfação do cliente]

12. Roque, obrigado pelo seu pedido em [data]. Estamos ansiosos para fazer negócios com você outras vezes!

13. Janaína, obrigado por seu valioso negócio. Valorizamos sua preferência e confiança em nós e agradecemos sinceramente!

14. Laura, seu compromisso como cliente é muito apreciado. Estamos ansiosos para atendê-la novamente no futuro!

15. A [nome da empresa] gostaria de agradecer a excelentes clientes como você por seu apoio. Nós não poderíamos fazer isso sem você! Obrigado por ser nossa cliente, Fabiana!

16. Geraldo, obrigado por seu negócio, sua preferência e sua confiança. É um prazer trabalhar com você. Desejamos muitas felicidades a você!

17. Pedro, obrigado por sua recente compra de [produto]. Nós aqui na [empresa] somos gratos por sua compra e esperamos atendê-lo no futuro.

18. Hélio, obrigado por comprar conosco! Temos orgulho de fazer negócios com você.

19. Úrsula, obrigado por nos escolher! Agradecemos a oportunidade de poder servi-la.

20. Estefânia, temos orgulho de tê-la como cliente. Nós da [nome da empresa] nos sentimos lisonjeados pela sua preferência. Obrigado! 

21. Bruna, obrigado por ter nos escolhido para fazer sua primeira compra. Esperamos que você fique satisfeita com o [nome do produto]!

22. Nós da [nome da empresa] apreciamos genuinamente o seu negócio e estamos gratos pela confiança que você depositou em nós, Vicente. Esperamos que você esteja satisfeito com sua compra.

23. Frederico, obrigado por depositar sua confiança em nossa empresa. Não nos contentaremos com menos do que o melhor para você!

24. Diogo, obrigado por sua compra! Cada cliente é importante para nós. Por gentileza, deixe-nos saber se você gostou da sua experiência com a nossa empresa. [link para pesquisa de clientes]

25. Juliana, parabéns pela sua recente compra! Foi um prazer atendê-la, e esperamos vê-la novamente em breve.

14. A IMPORTÂNCIA DE AGRADECER AO CLIENTE NO PÓS-VENDA

Você tem um comércio (uma loja física ou uma on-line).

Alguém acabou de fazer sua primeira compra – você tem um novo cliente.

Isso é muito bom. Parabéns!

Mas o que você pode fazer para levá-los a comprar de você novamente? Eles dirão a seus amigos “encomendei on-line” ou “encomendei de [nome da sua empresa]”? Eles vão se lembrar de você ou apenas do produto?

Existe uma maneira fácil de construir relacionamentos com os clientes rapidamente e aumentar sua fidelidade.

Escreva uma nota de agradecimento ou anexe um cartão de agradecimento pelo seu pedido!

Agradar o cliente no pós-venda, se colocar à disposição para atendê-lo caso ele precise de alguma ajuda é mais importante do que ficar atrás de novos clientes.

Use as redes sociais, em especial o Instagram e o WhatsApp, para expressar a gratidão da sua empresa pelo fato de o cliente ter feito negócio com você.

O pós-venda é a etapa mais importante do processo de compra. Jamais se esqueça disso!

A empresa não deve ficar pegando no pé do cliente

Essa é uma regra de ouro. A empresa nunca deve ficar atrás do cliente depois de ele ter realizado a compra, pois isso pode parecer “desespero” da empresa em não perdê-lo.

De vez em quando, envie uma mensagem ao cliente dizendo que “está com saudades” dele. Se quiser, pode avisá-lo de que novos produtos chegaram e estão em promoção. Mas faça isso baseando-se nos gostos do seu cliente.

Por exemplo: se ele comprou uma churrasqueira portátil na sua loja, não é má ideia enviar-lhe uma mensagem dizendo que está sentindo falta dele e, em seguida, dizer que chegaram novos itens que ele poderia gostar, como espetos, facas e outros utensílios usados em um churrasco.

Essa é uma maneira simples – e não invasiva – de dizer ao cliente que ele é especial para você e, de quebra, mostrar a ele que você tem novos itens que ele poderia gostar e comprar.

Tudo tem que ser feito da maneira mais transparente possível, para que o cliente não se sinta pressionado a voltar a comprar com você.

Tenha sempre em mente uma coisa: trate o cliente (em qualquer etapa da venda) da maneira mais sincera possível. Isso dará a ele uma sensação de segurança e vontade de fazer novos negócios com você.

15. EXEMPLOS DE MENSAGENS DE AGRADECIMENTO AO CLIENTE FIEL

A seguir, você verá uma série de mensagens de agradecimento ao cliente fiel.

Como já foi dito neste artigo, basta adaptar essas mensagens de acordo com sua preferência e necessidade. 

1. André, obrigado por ser um dos nossos clientes fiéis. Aqui está um cartão-presente para um grande café de cortesia durante sua próxima visita.

2. Jair, gostaríamos de agradecer de coração a você, cliente querido. Se precisar de alguma ajuda ou conselho na utilização dos nossos produtos, não hesite em contatar-nos por e-mail ou pelas nossas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp).

3. Vânia, em nome da administração da nossa empresa, gostaria de agradecer a sua compra no nosso site. Esperamos que você goste dos produtos que adquiriu.

4. Flávia, palavras não são suficientes para expressar o quanto apreciamos sua compra dos produtos que oferecemos. Que Deus a abençoe sempre.

5. Rebeca, obrigado por comprar nosso modelo mais recente. Se você tiver alguma dúvida sobre seu uso, não hesite em nos contatar por telefone, e-mail e redes sociais. Responderemos o mais rápido possível!

6. Sandro, os clientes são o sangue de um negócio. Obrigado por manter meu negócio vivo e bem.

7. Fernando, você tem sido tão leal a nossa empresa. Eu sei que esses brindes não são suficientes para compensar essa lealdade. Muito obrigado.

8. Luciana, não seremos um dos melhores neste negócio se não fosse por você. Obrigado por seu apoio e cuidado contínuos.

9. Manoel, que possamos inovar continuamente para poder atendê-lo mais. Obrigado por todas as suas compras.

10. Sabrina, obrigado por ser uma das nossas melhores clientes. É muito satisfatório para nós ter você como cliente!

11. Vanderlei, ver você satisfeito com nossos produtos nos move a inovar mais e melhorar o que já temos. Obrigado por ser tão leal.

12. Dalva, desejamos poder atendê-la sempre. Obrigado por suas visitas frequentes a nossa loja.

13. Teodoro, cuidamos de cada prato que sai da nossa cozinha. Todos os dias lutamos para melhorar e satisfazer nossos clientes.

14. Adriana, você nos apoia e nós estamos aqui para servi-la sempre que precisar!

15. Cláudio, temos nos esforçado para fazer o nosso melhor. Obrigado por comprar conosco. Volte sempre!

16. Álvaro, estamos aqui para atendê-lo sempre que precisar. Obrigado por seu prestígio.

17. Belina, forneça comentários sobre como podemos sempre prestar um ótimo serviço a clientes fiéis como você. Gostaríamos de agradecer por você ser uma cliente tão especial.

18. Andreia, obrigado pela preferência. Esperamos nunca desapontá-la.

19. Estêvão, estamos muito satisfeitos em tê-lo como um de nossos clientes mais assíduos e fiéis.

20. Cássia, sua visita à nossa loja é muito valiosa para nós. Volte sempre!

Você já conhece o FideliZi?

O FideliZi é um programa de fidelização de clientes para o comércio varejista, como mercearias, padarias, lojas de roupas, entre outras de pequeno e médio porte.

Com o FideliZi você terá excelentes recursos para disparar mensagens e ofertas de forma automática para todos os clientes que ficaram, por exemplo, satisfeitos com seus produtos e com o atendimento prestado por sua empresa.

Então, que fique bem clara uma coisa: sua empresa não precisa enviar mensagens de forma manual para agradecer ao cliente satisfeito, já que tudo isso é feito de forma automatizada!

O FideliZi mostra de forma clara e objetiva ao comerciante que a receita deixada por um cliente satisfeito pode crescer, porque esse cliente vai fazer, de graça, a propaganda da sua empresa a conhecidos, amigos e familiares! Isso não é uma maravilha?

Aderindo ao FideliZi sua empresa fica mais amparada na questão de fidelizar seus clientes, pois tudo é feito com muito rigor técnico e essa é uma estratégia mais madura e eficaz de fazer com que o cliente volte a comprar no seu estabelecimento.

Quer entender melhor como funciona o FideliZi? Basta visitar o nosso site e clicar no botão “Falar com um Consultor”.

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