Para que as empresas sobrevivam no mercado competitivo, é fundamental adotar estratégias eficientes para alcançar o resultado esperado.

Uma empresa de embalagens, por exemplo, precisa entender o comportamento de público-alvo, no que diz respeito ao consumo, se quiser adotar estratégias efetivas.

Para entender o comportamento do consumidor, é importante entender o processo de decisão de compra dele, ou seja, todo o percurso que o cliente faz até se decidir pela compra.

Neste texto, iremos falar sobre o processo de decisão de compra do cliente e apresentar quatro dicas para entender melhor o comportamento de compra do cliente. Fique conosco.

Quais as etapas do processo de decisão de compra?

Antes de o gestor entender o comportamento de consumo de seu público-alvo, é importante conhecer as etapas do processo de decisão de compra.

  1. Aprendizado e descoberta: nesta etapa o cliente ainda não sabe que tem um problema. 

Por exemplo, uma empresa, ou até pessoa física, envolvida no processo de construção, ainda não saber que se utilizar estruturas metálicas na edificação, terá maior economia de tempo e dinheiro, maior durabilidade, entre outras vantagens.

Por isso, o nome desta etapa é aprendizado e descoberta, o cliente vai aprender e descobrir que tem um problema;

  1. Reconhecimento do problema: nesta etapa o cliente já entendeu que tem um problema e uma necessidade, mas não está pronta para fazer a compra. Por isso, ele começa a buscar mais informações. Por isso, a criação de conteúdo é essencial para a atração do cliente;
  2. Consideração da solução: nesta etapa o cliente já sabe que tem um problema e já sabe qual produto irá comprar. Voltando ao nosso consumidor no item 1, que está envolvido com o processo de uma edificação, viu que sua melhor opção é adquirir a estrutura metálica para telhado.

Agora o consumidor precisa decidir com qual empresa irá adquirir o produto. Para esta fase, as empresas utilizam estratégias como envio de e-mail marketing, marketing de influenciadores etc;

  1. Decisão de compra: essa é a última etapa, onde o cliente já decidiu que irá comprar, por isso, é essencial que a empresa destaque todos os diferenciais de seu produto e estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente.

Veja 4 dicas para entender o comportamento de compra do consumidor

  1. Utilize o histórico de vendas: hoje há diversas ferramentas de automação de gestão que permitem acessar todos os dados do cliente que compra em sua empresa, sobretudo seu histórico de compra.

Por meio do histórico, é possível entender as preferências dos clientes e também mapear suas necessidades para elaborar estratégias eficientes;

  1. Mantenha-se atualizado: a evolução tecnológica também impacta no comportamento de compra do cliente. É importante estar sempre atualizado na era digital para adotar as melhores estratégias que de fato agradem e atinjam o cliente.

Com isso, é possível criar gatilhos mentais eficientes, que de fato tragam bons resultados;

  1. Pergunte: estabelecer uma proximidade com o cliente é essencial. Há suas dificuldades devido às diversas variáveis e grande quantidade de consumidores, mas proporcionar um canal de comunicação para analisar as insatisfações e elogios do cliente é muito importante;
  2. Facilite a comunicação: É ideal implementar ferramentas que tornem a comunicação natural e ao mesmo tempo com a proximidade e atenção necessárias para entender melhor as necessidades do público.

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Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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