O açaí ganhou força no gosto dos brasileiros, fazendo com que a quantidade de lojas de açaí tenha crescido na mesma quantidade, acompanhando a demanda que só aumenta a cada ano!
Afinal, mesmo sendo uma commodity, o açaí pode ser personalizado para cada cliente, trazendo a possibilidade de cada estabelecimento procurar se destacar na concorrência com opções inovadoras, oferecendo barcas, sucos de açaí, açaí no copo, opções fit, com whey e diversas outras!
E, para ajudar, os brasileiros são muito criativos! Alguns estabelecimentos estão vendendo, até mesmo, a opção de pastel recheado com açaí e banana!
Você já deve imaginar que o bom atendimento, produtos de qualidade e diferenciados são indispensáveis no processo de fidelização de clientes, não é mesmo?
No entanto, quando consideramos a quantidade de estabelecimentos de açaí espalhados no Brasil inteiro e, principalmente em cidades grandes, a verdade é que esses requisitos são considerados mínimos para os clientes!
Ou seja, o mínimo que cada um dos clientes que entram na sua loja todos os dias esperam é que eles sejam bem atendidos, encontrem produtos de qualidade e opções que os interessem!
Mas, então, o que mais pode ser feito para fidelizar clientes de açaiterias?
Como em qualquer área da vida, para se destacar você precisa ter um diferencial e uma vantagem competitiva!
Isso não quer dizer que você precise ter o menor preço da região, isso quer dizer que você precisa achar uma forma de fazer com que cada cliente seu faça questão de sempre voltar e comprar com você, porque ele sabe que isso vai gerar benefícios para ele.
Fato é que os clientes adoram ser reconhecidos. Se desde a primeira vez que ele entrar no seu estabelecimento você conseguir fazer ele enxergar que terá vantagens se voltar, ele muito provavelmente voltará!
Pensa comigo: quantas vezes você foi visitar um bar ou um restaurante novo da sua cidade, gostou muito da experiência como um todo, jurou que voltaria lá de novo, mas nunca mais voltou?
E agora responda sinceramente: por que isso seria diferente no seu estabelecimento?
Quando o cliente não volta, não necessariamente quer dizer que ele não gostou do seu produto ou serviço! Na verdade, na maioria das vezes ele não volta por falta de incentivo.
As pessoas possuem a tendência de querer conhecer lugares novos e ambientes diferentes, e essa “necessidade” acaba fazendo com que eles abram o iFood em um domingo à tarde e usem o cupom de “experimentar restaurantes novos” para pedir o seu açaí e se refrescar.
Mas se eles já conhecem o seu, por que não pediram com você?
Simplesmente porque eles tiveram um incentivo para NÃO fazer isso, enquanto você não ofereceu nenhum para que eles fizessem!
Uma ótima forma de lidar com essa questão é estruturando um programa de fidelidade para os seus clientes, onde eles possam não apenas acumular pontos e trocar por prêmios, mas, também, receberem ofertas via email, mensagens exclusivas via WhatsApp nas tardes bem quentes de domingo e se relacionar com você como se fossem parte do seu negócio!
A experiência do cliente dentro do seu programa de fidelidade vai contar, e muito, no engajamento que ele vai ter, e isso vai impactar nos resultados do seu negócio, principalmente no que diz respeito ao faturamento e à receita recuperada de clientes que deixam de frequentar o seu estabelecimento com o tempo.
Quer ver como isso funciona na prática? Vamos ver os resultados que algumas açaíterias obtiveram com um programa de fidelidade bem estruturado!
Receita recuperada, recorrência e aumento de faturamento
Açaíteria em Petrolina – Pernambuco (PE)
Essa loja iniciou o seu programa de fidelidade em 2017 e é um grande exemplo de como uma estratégia bem elaborada pode gerar mais recorrência e ajudar a recuperar receita.
Em 4 anos de atuação com fidelidade, o estabelecimento cadastrou 7.562 clientes no seu banco de dados, que foram responsáveis por gerar quase 93.000 compras!
Veja abaixo:
No entanto, o mais interessante de se analisar é que, mesmo quando o número de cadastros caiu muito, o estabelecimento continuou realizando vendas!
E o que isso quer dizer?
Isso mostra que os clientes cadastrados estão sempre voltando! Ou seja, o programa de fidelidade está tendo efeito no que diz respeito a fazer os clientes voltarem a comprar mais vezes no estabelecimento, já que ele não está precisando cadastrar cada vez mais clientes para gerar mais vendas.
Da mesma forma, o negócio mostrou um ótimo resultado na recuperação de receita de clientes dados como ausentes (de 3 a 6 meses sem realizar compras), em risco (de 6 a 12 meses sem realizar compras) e perdidos (mais de 12 meses sem realizar compras).
Receita Recuperada de Clientes Ausentes
Receita Recuperada de Clientes em Risco
Receita Recuperada de Clientes Perdidos
No total, o estabelecimento conseguiu recuperar quase R$335.000,00 de receita através de ações que podem ser feitas dentro da própria plataforma de fidelidade, como pilotos automáticos e campanhas!
Açaíteria em Fortaleza – Ceará (CE)
Outra açaíteria que conseguiu elaborar um programa de fidelização forte está no estado de Ceará. A loja começou o seu programa em 2016 e os seus números mostram o quanto seus clientes são fidelizados!
Desde que iniciaram o programa, o estabelecimento cadastrou 4.185 clientes, que realizaram 71.830 compras e geraram uma receita de quase 1 milhão e 800 mil reais!
Esses três números, em conjunto, conseguem mostrar um ótimo panorama sobre o impacto que os clientes fidelizados possuem e quantas vezes eles tendem a voltar ao estabelecimento por conta de incentivos, como pontos a serem trocados, brindes e descontos.
Além disso, o estabelecimento também teve ótimos resultados com relação à receita recuperada de clientes ausentes, em risco e perdidos:
Receita Recuperada de Clientes Ausentes
Receita Recuperada de Clientes em Risco
Receita Recuperada de Clientes Perdidos
Mais de R$400.000,00 foi recuperados ao estabelecimento através do programa de fidelidade, com estratégias que envolvem pilotos automáticos para incentivarem os clientes a voltarem e campanhas exclusivas para eles!
Açaíteria em Marilia – São Paulo (SP)
E se você acha que para começar a ver resultados na sua loja vai levar muito tempo, você está enganado!
Essa açaiteria começou o seu programa de fidelidade três meses atrás, em abril de 2021, e já vem tendo resultados incríveis, principalmente na evolução do faturamento!
Em três meses, 1.217 pessoas foram cadastradas no programa e realizaram 1.788 compras, que geraram uma receita total de R$20.511,00!
Mas, dê uma olhada em como se deu a evolução desse faturamento!
Desde o início, o negócio está conseguindo obter altas bem interessantes no faturamento, com tendência a melhorar ainda mais conforme os clientes forem juntando pontos para trocar.
E como isso acontece?
Quando você implanta um programa de fidelidade bem estruturado e considerando as preferências e características do seu público, você consegue estimular os seus clientes a quererem voltar mais vezes através de recompensas, seja descontos, brindes ou cashback.
A estratégia de fidelização não gera apenas o senso de ganho aos seus clientes, mas, também, o senso de pertencimento, no qual eles passam a se sentir uma parte especial do seu negócio.
Por isso, quando um programa de fidelidade é implementado, os clientes se sentem estimulados a dar preferência à você, pois sabem que isso trará benefícios e vantagens para eles, o que acaba fazendo com que prefiram comprar com você novamente ao invés de tentarem experimentar o mesmo produto em um lugar diferente.
É exatamente essa questão de oferecer um estímulo para voltarem que faz toda a diferença no faturamento e na receita recuperada.
Muitos donos e gerentes, muitas vezes, não acabam percebendo essa receita que está sendo perdida por falta de incentivos. Até porque, você não consegue ter uma noção de quantas vezes a mais o seu cliente voltaria se você oferecesse vantagens para ele, se você não começar a oferecer!
E é exatamente isso que o FideliZi procura oferecer: uma oportunidade de analisar métricas, gráficos e dados para que você consiga achar oportunidades de crescimento e de ganho com os clientes que você já possui!
Afinal, conseguir novos clientes e ter uma estratégia para isso é fundamental em qualquer negócio, mas será que você está recompensado e extraindo o máximo que poderia dos clientes que já possui?