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Promoção Dia do Cliente: Um guia com estratégias práticas para lucrar mais

Ao longo dos 365 dias do ano, mês após mês, pessoas passam diante das lojas, caminham nos corredores de shoppings, acessam sites e e-commerce, sempre que surge o desejo ou a necessidade de se adquirir um bem ou serviço.

Algumas datas em especial têm o poder de motivar ainda mais as pessoas, pois carregam um valor sentimental que vai muito além de uma compra rotineira. São as datas comemorativas.

Dia do consumidor, páscoa, dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados e natal são os principais períodos do ano em que se vê uma corrida desenfreada por presentes, momento em que as pessoas estão mais suscetíveis as promoções e ofertas que tomam conta das lojas, aparecem na tela do computador e celular, em comerciais de rádio e TV e em todo lugar.

Mas o que todas essas datas têm em comum?

Pais, mães, filhos, crianças, maridos e esposas, todos fazem parte do mesmo conjunto de pessoas que podem ser consideradas clientes em potencial, e todos eles, em algum momento irão passar em frente a uma loja, se encantar por um produto ou serviço que é divulgado em um outdoor ou apresentado numa rede social.

Todos somos consumidores de uma empresa.

Todos somos clientes de uma marca.

No ano de 2003 foi criada mais uma dessas datas comemorativas que acabam naturalmente fazendo parte da agenda anual de empresas de todos os segmentos e tamanhos, como forma de celebrar o dia de todos os consumidores, de todas as idades, gêneros e classe social.

O dia do cliente é comemorado no dia 15 de setembro, mas é comum que se faça uma semana ou um mês de eventos comemorativos, homenageando aquele que é a grande razão de existir de toda empresa ou marca, e para o qual todos os esforços são feitos para gerar conexão.

Através de estratégias de marketing e negócios, durante praticamente todos os dias da semana, tudo é concebido para que esse dia não seja só mais uma data qualquer.

Pensar na promoção do dia do cliente é pensar em promover sua marca, sua loja, sua empresa, gerando oportunidades de negócio e amplificando o vínculo emocional que difere as marcas comuns das marcas de sucesso.

1. Promoções de venda

As promoções de vendas têm como principais funções engajar e atrair consumidores para o seu negócio, e o caminho usado para cumprir essa função estará de acordo com o objetivo dessa promoção.

Existem inúmeras maneiras de se executar uma promoção de forma eficiente, podemos citar por exemplo:

  • Programa de fidelidade e recompensas para clientes
  • Cupons de Descontos
  • Leve 2, pague 1 com descontos em função da quantidade de produtos
  • Amostras e produtos grátis
  • Diminuição e mudanças de preço do produto ou serviço

Cada caminho usado para executar uma promoção tem relação íntima com os objetivos da campanha, objetivos que são definidos a partir do planejamento e da estratégia de marketing.

Essas estratégias definidas previamente dentro de cada negócio definem o ponto de partida e o ponto de chegada de uma campanha.

Ao final da campanha, todas as informações poderão ser analisadas e mensuradas, observando-se o que deu certo, o que deu errado, o que pode ser corrigido e melhorado, para que todo o processo possa ser otimizado em outro momento.

Entre os principais objetivos de uma promoção de ventas, podemos citar:

  • Construir, consolidar e melhorar a relação com os consumidores
  • Apresentar novas formas de uso e funcionalidades de um produto
  • Incentivar a compra contínua e a retenção do cliente
  • Gerar compras múltiplas que muitas vezes não estavam no radar do cliente
  • Aumentar a frequência de compra e conexão do cliente com a sua marca
  • Atrair e conquistar novos cliente
  • Aproveitar as datas comemorativas e demandas sazonais ao seu favor

Promoções de venda de sucesso precisam ser bem planejadas e alguns passos fundamentais são comuns para estratégias bem elaboradas e com resultados satisfatórios.

É fundamental considerar antes de mais nada qual o real objetivo da sua campanha de promoções, determinar qual o público alvo que será atingido e qual a melhor estratégia para atingir esse tipo de público/persona, tudo de forma clara, através de um cronograma, de um plano de execução bem elaborado e os canais de comunicação serão usados.

Seguindo esse passo a passo, será possível acompanhar os resultados da melhor maneira possível, fazendo da sua promoção de vendas um instrumento eficiente capaz de fidelizar consumidores, conquistar novos clientes e potencializar as vendas.

2. Promoção do Dia do Cliente

Chegamos na promoção que intitula esse artigo e que desde 2003 faz parte do calendário anual de empresas e marcas. Será que sua empresa tem dado a devida importância a essa data?

Sua empresa comemora o Dia do Cliente?

Caso não, chegou um ótimo momento de rever seus conceitos e suas estratégias de marketing, pois essa data é uma ótima oportunidade para estreitar laços com os consumidores e vender mais.

Mas por que essa data está cada vez mais presente no calendário das datas comemorativas das empresas em geral? A resposta é tão simples quanto óbvia: datas especiais como dia dos pais, dia das mães e dia dos namorados trabalham com um seguimento amplo, porém específico.

Quem não é cliente de uma loja? Quem não é consumidor de uma marca?

Todos somos parte e fazemos parte desse público e é justamente na automática e fácil identificação que reside o segredo e importância dessa data para uma estratégia de promoção.

O objetivo dessa promoção é criar uma grande celebração que ajude a estreitar o relacionamento entre consumidores e empresas, auxiliando na fidelização.

Pensando nesse objetivo, além de homenagear a clientela, empresas aproveitam o Dia do Cliente para fazer ações especiais, como sorteios, descontos e distribuição de brindes. É uma oportunidade de se aproximar ainda mais dessas pessoas ou empresas, e de agradecê-las por comprarem seus produtos ou serviços.

3. Ações e estratégias para celebrar o Dia do Cliente

3.1 Oferecer amostras e brindes

Oferecer amostras ou testes gratuitos de produtos ou serviços são maneiras eficazes de atrair novos consumidores e também de estimular os clientes atuais a comprarem outras soluções que a sua empresa dispõe.

Você também pode investir em brindes personalizados com a sua marca, para celebrar a data e ainda fazer com que seus consumidores lembrem do seu negócio enquanto usam os objetos no dia a dia.

Confira uma lista completa de opções de mimos para oferecer ao seu cliente neste link.

3.2 Fazer sorteios é um ótimo caminho

Outra ideia interessante para movimentar a sua base de clientes é o sorteio de prêmios, podendo ser desde produtos e serviços em geral, até cupons promocionais, experiências e viagens.

As possibilidades são múltiplas e a escolha ideal vai depender do público alvo. É importante ficar sempre atento ao comportamento do seu cliente, analisando as suas preferências, para que a ação tenha mais engajamento.

3.3 Dê descontos recorrentes

Está para nascer uma pessoa que não gosta de um desconto especial e o Dia do Cliente é uma ótima oportunidade para você oferecer seus produtos ou serviços com preços diferenciados.

Uma boa ideia são os descontos progressivos, em que a dedução do valor é maior à medida que o cliente compra mais e se torna fiel.

3.4 Ofereça alguns diferencias

O frete grátis é uma ação interessante para o Dia do Cliente. Se você trabalha com entregas, esse é outro bom diferencial a oferecer.

Uma opção é atrelar a gratuidade do frete a determinado valor gasto, o que incentiva o cliente a encher o carrinho.

3.5 Crie uma campanha especial específica para essa data

Se você faz campanhas de Marketing Digital, pode criar uma campanha segmentada de Dia do Cliente, por exemplo enviando mensagens de e-mail marketing para cada grupo de consumidores conforme suas características particulares.

A partir dessas interações é possível divulgar as ações que você criou para essa data, dividindo dados positivos sobre sua reputação e números de vendas e clientes satisfeitos, compartilhando depoimentos de consumidores por exemplo.

Se possível, pense em criar uma arte especial para essa campanha e assim, com esse material em mãos, você poderá também publica-lo em sites, blogs e redes sociais.

Saiba como criar um guia para agradecer e encantar seu cliente neste link.

3.6 Vale a pena promover um concurso?

Que tal promover um concurso para engajar os clientes e fortalecer a sua marca?

Alguns formatos são bem conhecidos como concurso de escolha da melhor foto ou a escolha da frase mais criativa.

Mas é possível se buscar formatos inovadores e diferentes para estimular os consumidores a compartilharem a sua relação com a empresa e a sua experiência particular no uso de um produto ou serviço.

4. Promoções x descontos nocivos

Quem trabalha no setor financeiro ou na área contábil de uma empresa sabe que todos os esforços são necessários para fechar o mês no azul e ter um equilíbrio nas contas.

Um dos momentos em que o setor financeiro e o marketing da empresa se reúnem é na hora de buscar estratégias para alcançar o objetivo de todos, ou seja, melhorar e ampliar o faturamento.

É nessa hora que as promoções aparecem como um dos principais caminhos para complementar as vendas.

Muito além da questão da saúde financeira da empresa, uma promoção bem sucedida tem o poder de dar maior visibilidade a uma marca, produto ou serviço e ampliando o seu público e dando maior notoriedade as outros produtos e serviços que são oferecidos.

Porém muitas vezes, no afã de vender e vender de forma indiscriminada, muitas empresas acabam produzindo e efeito contrário no momento em que promoções mal planejadas acabam não vingando, e pior que isso, acabam gerando diminuição da credibilidade e arranhando a imagem da marca.

Se sua empresa trabalha com determinado tipo de público, é sempre importante avaliar que tipo de promoção empregar, até onde se pode ir e até que ponto aquela promoção vai fazer a diferença.

Promoção tem que ser um tiro certo, jamais um tiro no escuro. Algo feito sem estratégia e planejamento pode ser simplesmente um tiro pela culatra.

5. Promoções genéricas x promoções inteligentes

Há quem ache que fazer promoção não requer muita elaboração e que os exemplos de sucesso estão aí para serem copiados.

Fazer algo genérico, sem se atentar as peculiaridades do seu negócio, do seu público alvo e do seu mercado tem se tornado um dos grandes erros de empresas que enxergam nas promoções genéricas um caminho para o sucesso.

Na contramão disso, alguns profissionais têm se dedicado a encontrar as melhores estratégias de venda que se adeque ao seu negócio. Esse caminho diminui a margem de erro no momento em que quase sempre gera encantamento e plena satisfação do cliente.

6. Mensagens para usar em seu negócio

“Hoje é o dia de homenagear a todos vocês que acreditam no nosso trabalho e nos motivam a fazer sempre o melhor. Feliz dia do cliente”

“Um agradecimento especial aos clientes que escolhem os nossos produtos. Eles foram pensados para melhor lhe servir e suprir suas expectativas”

“No dia de hoje reforçamos a sua importância para o nosso sucesso. Sem você, querido cliente, nossas conquistas não seriam possíveis”

“Nossos serviços foram pensados para o seu bem-estar e para a sua comodidade. Cada dia é uma oportunidade de oferecer o melhor que temos e garantir a sua felicidade”

“Não há maior recompensa do que ter você em nossa história. No dia de hoje, nossa empresa te parabeniza pelo dia do cliente e agradece por ter nos escolhido”

“A nossa inspiração é a confiança que você deposita no nosso trabalho. O nosso sincero agradecimento por nos dar a sua preferência”

“Trabalhar pensando em como lhe surpreender é algo que fazemos com felicidade, pois acreditamos que a nossa maior conquista é sermos escolhidos por você”

“O dia do cliente é mais uma oportunidade de reforçarmos os laços e demonstrar o quanto você é importante para nós.”

“Somos gratos por você escolher nossos serviços. Comemoramos o dia de hoje felizes por tê-lo como cliente.”

“No dia de hoje reforçamos a sua importância para o nosso sucesso. Sem você, querido cliente, nossas conquistas não seriam possíveis.”

“Comemoramos o dia de hoje alegres por saber que a nossa dedicação tem como resultado sua satisfação. Feliz dia do cliente!”

“Nossa missão é te oferecer o melhor, por isso estamos à disposição para te ouvir e evoluir. Obrigado por ser nosso parceiro.”

“Quando usar nossos produtos saibam que tudo foi minimamente pensado para termos o privilégio de ver alguém como você feliz. Obrigado por acreditar no nosso trabalho!”

“Hoje é o dia daqueles que acreditam no nosso trabalho e confiam nos nossos serviços. Feliz dia do cliente!”

“Estamos sempre dispostos a nos reinventar e acompanhar as mudanças no mercado. É por isso que o relacionamento com os nossos clientes é uma prioridade.”

Conclusão

Nesse artigo você pôde ficar por dentro de uma das datas comemorativas mais importantes no calendário das empresas.

Além disso, entendeu que a promoção vai muito além do que dar descontos e oferecer brindes, e que ela faz parte de um dos 4 pilares fundamentais de toda estratégia de marketing.

O dia do Cliente tem tudo para se consolidar como uma espécie de prévia da Black Friday, e poderá aos poucos servir de parâmetro para que empresas e marcas possam medir e acompanhar ações e reações, entender melhor o comportamento do seu público alvo e gerar uma conexão ainda maior com ele.

Ao longo desse artigo, citamos diversas frases que podem ser usadas numa mensagem de celebração dessa data, e certamente você poderá se identificar com cada uma delas e encontrar o melhor conteúdo que possa atingir em cheio o coração e mente do seu cliente, seja ele um papai, uma mãe, sendo casado ou solteiro, criança ou adulto.

Por mais diferentes que possamos parecer uns dos outros, no fundo, todos nós temos algo em comum: a felicidade de encontrar aquele objeto tão desejado, seja dentro de um shopping center ou na tela de um celular.

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