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Como aplicar o marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é uma ferramenta valiosa para captar novos clientes, fidelizar os antigos e tornar a marca uma referência de mercado. Em todos os negócios, a estratégia assume um papel indispensável e fundamental.

Por isso, essa ‘’prática’’ por assim dizer, mostra a sua importância na medida em que a concorrência aumenta e os consumidores apresentam hábitos e desejos cada vez mais específicos. Com isso, entregar apenas um produto de qualidade não é mais o suficiente.

Nesse sentido, o marketing de relacionamento atua com a finalidade de proporcionar uma boa experiência de compra ao consumidor, além de visar a fidelização e a disseminação da marca no cenário mercadológico.

Pensando nisso, separamos neste texto algumas maneiras simples e práticas para aplicar o marketing de relacionamento em seu negócio. Que tal entender um pouco mais sobre essa metodologia? Vamos lá?!

1. Utilize as redes sociais

O primeiro passo para aplicar o marketing de relacionamento é utilizar as redes sociais. Afinal, as plataformas digitais são grandes meios de comunicação e interação atualmente.

No entanto, vale ressaltar que é preciso manter uma periodicidade, ou seja, as postagens devem ser frequentes, pelo menos uma vez ao dia.

Isso deve acontecer principalmente em nichos específicos, como em empresas de locação de gerador de energia, entre outros, uma vez que o contato aprimora a jornada de compra dos leads.

Mas, isso não quer dizer que a regularidade deve abranger todas as redes sociais. Por isso, é preciso identificar o canal que o público-alvo utiliza. Com isso, você pode optar pelo Linkedin para compartilhar conteúdos corporativos, por exemplo.

O Instagram, por sua vez, para compartilhar coisas do dia a dia da empresa e mostrar como são os processos internos. No Facebook, distribua conteúdo e interaja por meio das postagens. Compartilhe novidades, boas ideias e materiais ricos.

2. Lembre-se de datas comemorativas

A lembrança de datas comemorativas é uma ótima alternativa para mostrar que a organização se preocupa com o bem-estar do cliente – e não apenas com as compras.

Por isso, é interessante apostar em mensagens de aniversário, natal ou até mesmo no ano novo.

Se você atua com relógio de ponto digital, entre outros, seja simpático, cumprimente o cliente de maneira mais informal e ofereça um desconto no lançamento de novos produtos, por exemplo.

Para tornar essa tarefa mais fácil, conte com um sistema de automatização para armazenar esses dados e disparar as mensagens nas datas específicas. Dessa forma, é possível disparar os e-mails da maneira correta.

3. Ofereça um atendimento personalizado

Outra estratégia importante e que faz toda diferença é o atendimento personalizado. Como mencionamos anteriormente, o consumidor está cada vez mais exigente e, com isso, visa o atendimento exclusivo e customizado.

Portanto, uma ótima dica é apostar nos dispositivos tecnológicos. Os chatbots, por exemplo, dão agilidade ao processo de atendimento e podem sanar dúvidas, e até resolver problemas e fornecer soluções em poucos minutos.

4. Elabore um programa de fidelidade

Por fim, uma das melhores maneiras de promover um relacionamento duradouro com o público-alvo é com o programa de fidelidade. Contudo, é importante destacar que ele deve ser muito bem elaborado.

Nesse sentido, se sua empresa trabalha com bucha de nylon, por exemplo, defina a premiação, as regras do programa e as normas de funcionamento, os critérios para participar, o dispositivo que fará o acompanhamento, entre outros aspectos.

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Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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