O fim de ano está chegando, e junto com ele o desafio de lidar com o alto fluxo de vendas, com o relacionamento e a satisfação do consumidor. Assim, para se sobressair, é necessário encantar o consumidor de variadas maneiras. Nesse artigo, abordamos uma delas: mensagens de Natal para o cliente, gerando compreensão, empatia e sentimentos positivos. Confira o texto abaixo.
Como dono de uma empresa, você sabe da importância de criar um bom relacionamento com os seus clientes. Ainda mais ao fim do ano, quando eles desejam comprar e presentear os seus entes queridos.
Sendo assim, nesse artigo vamos te ensinar como usar as mensagens de Natal para cliente, cativá-lo e gerar um relacionamento lucrativo. Para você, com o aumento das vendas, e para o seu cliente, que se sentirá mais respeitado e priorizado.
Acompanhe a leitura e descubra como a sua companhia pode criar mensagens de Natal para clientes de uma maneira aceitável, pouco invasiva e ainda gerar mais lucros com a empatia e satisfação do cliente. Curta as nossas dicas e aproveite para aplicá-las no seu negócio. Boa leitura!
Você verá aqui:
- Qual a importância das Mensagens de Natal para o relacionamento com os clientes no pós-venda?
1.1 Exemplo prático da importância das mensagens de Natal para cliente
- Personalização de mensagem de Natal: mandar uma mensagem padrão para todos os clientes ou variar?
2.1 Tom de voz: a forma como você fala
2.2 Persona: a representação do seu cliente
2.3 Afinal, escrever uma mensagem padrão ou variável?
- Por quais canais de comunicação enviar as mensagens de Natal para clientes?
3.1 Vantagens e desvantagens do E-mail
3.1.1 Vantagens
3.1.2 Desvantagens
3.2 Os prós e contras das redes sociais
3.2.1 Vantagens
3.2.2 Desvantagens
3.3 WhatsApp é boa ou má opção?
3.4 SMS ainda vale a pena? O que dizem os especialistas
- 10 Exemplos de Mensagens de Natal para clientes com temática cristã
- 10 Sugestões de Mensagens de Natal citando Papai Noel.
- 10 Exemplos de Mensagens de Natal com temática de Boas Festas — sem temática religiosa e sem citar Papai Noel
- Como usar Brindes e mimos para potencializar o encanto da mensagem de Natal?
7.1 Dicas para introduzir mimos e brindes
- Quais os melhores apps para criar um cartão de Natal gratuitamente e deixar a sua mensagem de Natal ainda mais linda?
- Cartão impresso com mensagem de Natal é uma boa estratégia para agradar os clientes?
- Pesquisa de satisfação no Natal: conheça a satisfação do cliente com sua empresa durante o ano que passou
- Posso oferecer um cupom de desconto ou promoção com a mensagem de Natal?
11.1 Cuidado com as promoções agressivas e a rentabilidade das suas vendas
11.2 Atenção para capturar os dados dos clientes na primeira compra
11.3 Use estratégias para aumento de ticket médio
11.4 Não esqueça de incentivar o retorno do cliente
- Dicas fundamentais para proporcionar uma boa experiência e criar vínculos duradouros com os clientes no fim de ano
- Como usar um programa de fidelidade ou um CRM para automatizar a comunicação com seus clientes nas datas comemorativas
13.1 Programa de fidelidade
13.2. CRM
- Fidelizi: a solução para aumentar suas vendas de forma mais eficiente e lucrativa no ano todo.
1. Qual a importância das mensagens de Natal para o relacionamento com os clientes no pós-venda?
Quando falamos sobre relacionamento com o cliente, podem surgir muitas dúvidas à nossa mente, por exemplo: será que o cliente gosta da minha empresa? O que é necessário para o cliente se sentir satisfeito conosco? Como agradar o cliente com mimos?
Tudo é muito subjetivo e podemos começar apontando para um lugar inicial, ou melhor, uma pergunta: quando você compra em uma loja, como espera que deva ser o tratamento após essa ação?
Alguns podem preferir “ficar em paz”, não receber mensagens e nem anúncios sobre produtos. Outros já preferem receber atenção, saber que a loja não o considera mais um número entre a sua planilha de vendas.
Isso quer dizer que a abordagem para lidar com o cliente é bem subjetiva. Na sua empresa, você pode optar por um foco mais pessoal. Isso significa que o cliente vai receber mensagens mais personalizadas.
Até mesmo a identidade visual da marca, nas redes sociais e afins, será customizada para parecer amigável e sintonizada. Ou seja, o conteúdo que o cliente vai consumir será mais agradável e personalizado com a sua cara.
Nesse contexto, as mensagens de Natal para o cliente são fundamentais. Elas surgem naquele momento do ano em que a empresa precisa saber falar, chegar no seu cliente e transmitir uma mensagem eficaz.
Leia também: Experiência de Compra: O que você precisa saber definitivamente!
1.1 Exemplo prático da importância das mensagens de Natal para o cliente
Vamos dar um exemplo muito próximo e que talvez faça muito sentido para você, caso se identifique: você está acostumado com as épocas festivas e a ser bombardeado com inúmeras mensagens de empresas.
Com os mais variados textos, elas buscam a sua atenção e querem que você compre. Imagine que já adquiriu algum serviço anteriormente, os seus dados são usados com frequência pelas estratégias de venda e você recebe muito conteúdo com foco apenas em compras.
Aí, então, você começa a se chatear com esses conteúdos, cancelar e-mails e afins. Isso não te deixa levemente aborrecido? Isso porque o interesse de comprar novamente ainda não foi renovado.
Nesse caso, o cliente não recebe um “relacionamento pós-venda” que seja interessante para ele e nem a empresa consegue fazer uma aplicação adequada do marketing de relacionamento.
Por que isso é importante, exatamente? Onde entram as mensagens de Natal em específico? Respondemos: elas são um dos maiores ganchos para criar um relacionamento pós-venda benéfico para a empresa.
Lembrando ao cliente que ele é importante e as suas necessidades também, construindo uma mensagem significativa, a empresa pode se manter “nos pensamentos” do cliente como um gatilho positivo.
2. Personalização de mensagem de Natal: mandar uma mensagem padrão para todos os clientes ou variar?
Essa é uma pergunta muito variável e vai depender de dois fatores: qual é o tipo de relação que você quer estabelecer com os seus clientes e qual é o seu nicho de atuação.
Isso porque, como mencionado anteriormente, existem questões como tom de voz da marca, alinhamento de persona e afins que direcionam a nossa comunicação. Vamos detalhar abaixo esses termos para deixar tudo mais claro:
2.1 Tom de voz: a forma como você fala
A sua empresa tem um tema e direcionamento específico, então, para atingir as suas metas (quer sejam vender mais ou mesmo atrair mais público), ela deve usar as palavras corretas.
Assim como o tom de voz correto, do mesmo jeito que nós, quando falamos com alguém triste, suavizamos as afirmações para não soar tão rígido ou insensível, as marcas fazem o mesmo.
Nas mensagens de Natal para clientes, por exemplo, podemos ter algo mais genérico como “O seu Natal pode ser muito melhor com a nossa empresa, venha conhecer mais dos nossos produtos e alegrar sua casa”. Isso não te parece muito simples?
2.2 Persona: a representação do seu cliente
Essa é, certamente, a parte mais importante que precisamos considerar no momento de escrever a mensagem de Natal. A persona é uma forma de ver seu cliente materializado.
Por exemplo: para uma empresa de fabricação de roupas femininas, depois de escolher qual tipo de roupa querem fabricar, precisa analisar quem são as mulheres que irão consumir.
Estão na faixa de quantos anos? Podem trabalhar com o quê? Querem praticidade ou conforto no dia a dia? Desejam algo mais simples ou sofisticado?
Esses dados vão construir a pessoa para quem vamos comunicar e produzir nossas mensagens e produtos. E é essa pessoa que exigirá uma mensagem padrão ou uma mensagem personalizada.
Leia mais: Atrair clientes novos ou antigos: qual a melhor estratégia?
2.3 Afinal, escrever uma mensagem padrão ou variável?
Uma mensagem variável, personalizada, é dedicada aos clientes mais sensíveis e que esperam tratamento mais humano, dedicado.
Já uma mensagem padrão não possuirá efeito se for muito genérica, ainda que ela seja bem construída, o cliente pode ter a sensação de que é um “cumprimento de regra comercial”.
Na primeira ação, podemos conseguir muitos pontos positivos:
- Estabelecer uma boa conexão ao mencionar/tratar subjetividades desses clientes, deixando claro que sabemos quem eles são;
- Reativar o interesse de compra do cliente;
- Lembrá-lo dos valores da empresa, o que significa que “pintamos” uma imagem mais amigável e pessoal para o cliente.
Na segunda (mensagem padrão):
- O cliente pode sentir aquela “forçada” da empresa em se aproximar nos momentos certos só no intuito do lucro;
- Podemos reforçar estereótipos comerciais, no sentido de que o cliente pode ter a empresa como apenas mais uma entre todas as outras, nada de especial, principalmente quando a nossa estratégia comunicativa não é das melhores;
- Podemos eliminar o interesse de compra com uma estratégia errônea ou equivocada.
Isso quer dizer que você precisa personalizar toda mensagem natalina que for mandar? Ou vai ter que dedicar um tempo em toda data comemorativa? Não! Pode ficar tranquilo.
Isso quer dizer unicamente que a sua estratégia comunicativa, ou seja, as palavras que você escolhe para falar com seu cliente é que são realmente importantes.
3. Por quais canais de comunicação enviar as mensagens de Natal para clientes?
É muito difícil hoje em dia um cliente não ter um smartphone do ano, um tablet legal ou mesmo um notebook potente.
As pessoas começaram a usar, nessa década, as redes sociais com uma frequência absurda. Você sabe disso, com certeza, mas apenas reforçamos nosso ponto: é nessas redes que pode direcionar suas mensagens.
Então, como opções, nós temos:
- E-mail;
- Redes sociais;
- WhatsApp;
- SMS.
3.1 Vantagens e desvantagens do E-mail
O e-mail é usado em tudo, isso é fato, mas quantas pessoas estão confortáveis de receber algo de cunho sentimental ou sensível via e-mail? Claro, não vamos problematizar demais, a questão é bem simples: quem o e-mail atinge.
É muito fácil fazer campanhas e enviar massivamente várias mensagens para o público que você quer atingir, mas qual é o tipo de recepção que você pode ter? Vamos ver abaixo algumas opções.
3.1.1 Vantagens
Como pontos positivos, podemos começar por:
- Ele é barato e rápido: custa quase nada e chega na hora, para enviar só precisa de um bom e-mail marketing ou mesmo uma plataforma intuitiva;
- Ecológico: nada de desperdício de papel, claro que é possível fazer os cartões personalizados com papel reciclado, porém, o e-mail é a opção mais ecologicamente correta nessa situação;
- Fácil de mandar em massa: quando se tem muitos clientes, o e-mail pode salvar na hora de selecionar todo mundo, mas, em contrapartida, a mensagem pode parecer muito impessoal;
- Dá para personalizar: pode colocar fotos, vídeos e até uma playlist de Natal, se quiser, vai depender apenas da estratégia que a empresa quer seguir.
3.1.2 Desvantagens
As desvantagens estão em:
- Parece frio: não é tão pessoal quanto um cartão à mão;
- Pode se perder na caixa de entrada: muita gente nem vai notar que chegou, então, se você dedicar alguma estratégia específica ali, pode se perder no limpo do Spam, por exemplo;
- Problemas técnicos: pode ir para o spam ou nem chegar;
- Não é para todo mundo: vovó e vovô podem preferir o bom e velho cartão de papel.
3.2 Os prós e contras das redes sociais
Retomando o que foi dito antes: existe rede social para tudo hoje em dia. Tanto nós quanto você sabemos que as mais usadas são Instagram, Facebook, X e, para contextos profissionais e network, LinkedIn.
Segundo dados do Datareportal, em média 1 milhão de novos usuários de redes sociais surgem a cada dia. Isso se traduz em outros dados: na última década, houve um crescimento de 12% nos usuários de redes sociais, somente em 2022 foram mais 424 milhões de novos usuários.
Então, como a gente vê, são muitos números. Uma quantidade absurda de pessoas que estão online, observando um feed de notícias ou “scrollando” a tela, a procura de matar um tédio inexistente.
3.2.1 Vantagens
Com isso, para usar as redes sociais para mandar suas mensagens de Natal, podemos considerar positivamente:
- Alcance: nas redes sociais, você pode atingir um monte de gente de uma só vez, tanto quem curte seu conteúdo e produtos quanto quem não faz a mínima ideia de onde achar você, isso é ótimo para as campanhas de marketing;
- Economia de tempo: vai te economizar muito tempo. Imagina ter que escrever cartãozinho por cartãozinho ou mandar e-mail um a um? Muito trabalho;
- Interatividade: as pessoas podem curtir, comentar, compartilhar. Isso cria um senso de comunidade e uma certa rotina que pode gerar bastante engajamento;
- Flexibilidade de formato: você pode fazer um vídeo, uma imagem, ou até mesmo uma série de posts com aquela pessoalidade que mencionamos várias vezes, isso para dar o senso de importância ao leitor. As possibilidades são quase infinitas porque, tendo um designer bom ou um software legal, dá para ser rápido e preciso;
- Atual e moderno: afinal, quem hoje em dia não tá nas redes sociais, né? É uma forma moderna e atual de se comunicar, de falar a língua dos jovens e chegar até onde o e-mail e afins não chegam.
3.2.2 Desvantagens
Em relação aos contras, temos:
- Impessoalidade: isso pode ser um tiro no pé. As pessoas gostam de se sentir especiais. Uma mensagem genérica no Facebook ou Instagram talvez não transmita aquele calor humano que seu público preza;
- Menos controle de quem vê: o seu post pode acabar não chegando no feed de todo mundo e, graças ao algoritmo, pode chegar em um público fora do seu “nicho”, o que não costuma causar muito impacto;
- Diluição da mensagem: nas redes sociais, sua mensagem de fim de ano vai competir com uma gama enorme de outras informações. É fácil ela se perder no meio de tanto post ou nem chegar, porque sabemos que quem vence é quem gasta mais em campanhas de social media;
- Risco de repercussão negativa: se você errar na mão e a mensagem não for bem recebida, as coisas podem ficar muito complicadas. Imagine sua reação se uma empresa dissesse algo de tom ruim? Pois é;
- Dependência de plataformas: você fica à mercê das regras e algoritmos dessas plataformas. Se o Instagram resolver mudar o algoritmo dele bem na época do seu post, não se pode fazer nada, e tudo isso depois de uma estratégia e comunicação bem-feita.
3.3 WhatsApp é boa ou má opção?
O WhatsApp é certamente o caminho mais fácil e mais pessoal para chegar ao seu cliente! Com certeza é uma ótima opção para mandar mensagens de fim de ano ou natalinas para seus clientes.
Mas é preciso lembrar de algumas coisas muito importantes antes disso:
- É fim de ano, as pessoas estão querendo descansar, dependendo da mensagem, pode acabar por ser invasivo e incômodo;
- O turbilhão de mensagens que as pessoas recebem nesse período é idêntico ao problema do e-mail: podem nem notar sua mensagem entre dezenas de outras, por mais bem-feita que ela tenha sido;
- Alguns clientes que não gostam de um relacionamento íntimo com a empresa podem se sentir desconfortáveis com isso, algo como “quem te deu a permissão para me incomodar no meu número pessoal”?
Calma, isso não quer dizer que não pode mandar mensagens de Natal para cliente no WhatsApp, apenas que é necessário saber quais dos seus clientes não as receberão de uma maneira negativa.
Em geral, é uma alternativa muito benéfica, mas depende, mais uma vez, da abordagem que você terá.
Tenha um ótimo time de marketing e redação para isso!
3.4 SMS ainda vale a pena? O que dizem os especialistas
Sim, vale a pena! E como vale, segundo Augusto Mello, os benefícios de investir no SMS, como empresa, incluem:
- 90% dos SMS são lidos em até 3 minutos, o que é extremamente eficaz quando a gente quer que o consumidor saiba do que estamos falando;
- Não requer conexão à internet para o recebimento, isso é bastante acessível para todos os tipos de público, até mesmo aqueles com celulares mais antiguinhos;
- Compatível com todos os celulares, sem necessidade de instalação de app, como mencionamos ali em cima, isso é muito bom;
- Existem plataformas de gestão de SMS personalizáveis para negócios;
- Oferece segurança para comunicação em larga escala, justamente por chegar em todos os números de maneiras simples;
- Ferramentas para gestão em tempo real de campanhas e resultados, então você pode saber como suas mensagens estão indo.
Vê como ainda é uma boa opção? Se você não sabia disso, já pode pesquisar agora mesmo e saber como a sua empresa pode se beneficiar com essa ação.
4. 10 Exemplos de Mensagens de Natal para clientes com temática cristã
Apesar de termos um país bem diversificado em questão de crenças e hábitos religiosos, cerca de 60 a 70 por cento é cristã, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha.
E nós nem precisamos falar que o Natal é a celebração do nascimento do Menino Jesus, ou seja, o foco das mensagens natalinas facilmente pode recair sobre seu símbolo maior.
Abaixo, te damos 10 exemplos de mensagens natalinas com temáticas cristãs para serem distribuídas aos seus clientes:
Que o nascimento de Jesus Cristo, Aquele que nos inspirou a viver o melhor de nós com nosso próximo, ilumine seu caminho e traga prosperidade e paz para o seu lar neste Natal. Feliz Natal!;
Lembramos do amor de Cristo, infinito e bondoso, por nós nesta temporada de Natal. Que o seu amor preencha nossos corações, lares e vidas. Feliz Natal!;
Que o verdadeiro significado do Natal, determinado pelo amor e pelo renascimento, renove sua esperança e fé em Cristo. Um Natal mais do que abençoado para todos ao seu redor!;
Que a estrela que guiou os Três Reis Magos ao Menino Jesus guie você e suas decisões neste Natal. Felizes festas, comemorações e banquetes!;
Celebremos a vinda do Salvador e o renascimento da esperança! Que a alegria do primeiro Natal esteja com você e sua família;
Neste Natal, que você possa receber o maior presente que buscamos durante a vida: o amor e a salvação em Cristo. Feliz Natal!;
Que o nascimento de Jesus Cristo traga nova vida e novas oportunidades para você e sua família, assim como a nossa. Feliz Natal!;
Natal é tempo de renovar sua esperança e unidade. Que o espírito de Cristo una nossos corações em apenas um, para que possamos viver em alegria;
Jesus Cristo é o Príncipe da Paz. Que Sua paz reine em seu coração durante esta temporada natalina e sempre;
Neste Natal, junte-se a nós em gratidão e celebração pelo nascimento do nosso Salvador. Desejamos a você um Natal abençoado e cheio de significado.
5. 10 Sugestões de Mensagens de Natal citando Papai Noel
Esses são apenas exemplos, para criar toda aquela experiência personalizada, dê um toque apenas seu.
Confira nossos 10 modelos de mensagens natalinas com temática de Papai Noel (outra grande estrela do Natal):
Ho ho ho! Papai Noel fez uma parada especial na nossa loja para te desejar um Natal mágico e cheio de alegrias!;
Neste Natal, Papai Noel trocou as renas por uma entrega expressa direto da nossa loja para sua casa. Feliz Natal com muito amor e presentes!;
Se Papai Noel checar a lista, vai encontrar seu nome na seção de clientes incríveis! Feliz Natal e que seu saco de presentes seja tão cheio quanto seu coração;
Você não precisa se preocupar, conferimos duas vezes e você está na lista do “bom comportamento” do Papai Noel (e de ótimo cliente)! Feliz Natal e muitas felicidades!;
Papai Noel disse que está muito impressionado com o seu espírito Natalino este ano. Ele até deixou um desconto especial como presente de Natal na nossa loja, vem buscar!;
Estamos tão animados quanto Papai Noel preparando seu trenó para a grande noite, até criamos um desconto bem especial! Esperamos que seu Natal seja tão brilhante quanto o nariz das renas dele!;
Os elfos do Papai Noel nos contaram que você foi excepcionalmente bom este ano. Então prepare-se para um Natal cheio de surpresas e alegrias!;
Papai Noel está se preparando para entregar os presentes e nós já preparamos os melhores desejos de Natal para você. Que sua noite seja tão mágica quanto o Polo Norte (mas não tão fria)!;
Se Papai Noel fosse um cliente, ele adoraria nossas ofertas de fim de ano para distribuir para todos os bons meninos. Feliz Natal e aproveite os presentes, grandes e pequenos!;
Você acredita em milagres de Natal? Papai Noel nos contou que eles existem, e estamos enviando um especialmente para você no formato de um desconto incrível!
6. 10 Exemplos de Mensagens de Natal com temática de Boas Festas — sem temática religiosa e sem citar Papai Noel
Se você já deseja uma temática mais neutra, sem mencionar as figuras simbólicas do Natal, então pode usar os exemplos abaixo:
Que a magia das festas de fim de ano, com muita comida e diversão, preencha seu lar com alegria, amor e momentos felizes!;
Com a chegada do fim de ano, desejamos que você tenha um Natal repleto de risos, abraços e muita comida (sem culpa)!;
Os melhores presentes não cabem em uma caixa, mas podem estar em forma de cupom de desconto. Esperamos que você passe este Natal cercado por pessoas que você ama e nos visite a qualquer momento;
Um brinde a um novo ano que se aproxima! Mas primeiro, vamos celebrar um Natal inesquecível cheio de felicidade;
Que este Natal seja um farol para iluminar novos caminhos, novas perspectivas e novos projetos;
Jingle bells, jingle all the way! Esperamos que o significado dessa música tão conhecida se espalhe pela sua vida nessas festas e nesse Natal;
Este ano pode ter tido seus altos e baixos, mas que este Natal marque o começo de uma fase próspera e cheia de realizações!;
Quem precisa de neve para ter um Natal mágico? O nosso país e as nossas lojas já fazem isso! Desejamos a você uma temporada cheia de calor e felicidade;
Nada como o fim de ano para nos lembrar do que realmente importa. Feliz Natal e que você encontre muitos momentos para sorrir, assim como nos deu tantos momentos bons;
Os cartões de Natal são feitos de papel, mas os melhores desejos vêm do coração, o nosso vem em formato de cupom de desconto. Que seu Natal seja cheio de amor, alegria e tudo o que você deseja.
7. Como usar Brindes e mimos para potencializar o encanto da mensagem de Natal?
Os mimos para os clientes são formas de agradecer pela colaboração deles com o seu negócio. É realmente muito importante, no relacionamento com o cliente, ter em mente que eles são parte fundamental da vida da sua empresa.
Já que, tratá-lo como apenas mais um número de planilha torna a sua organização igual a todas as outras na visão dele: objetiva apenas o lucro.
Sim, nós sabemos que ele é importante (o dinheiro), mas falamos de um relacionamento aqui. E, como qualquer relacionamento, você precisa agregar valor a outra parte.
7.1 Dicas para introduzir mimos e brindes
- Entenda o que seu público curte: assim, o mimo vai ser um sucesso;
- Tematize: opte por brindes com a cara do Natal, como enfeites ou cartões personalizados;
- Brindes úteis são sempre mais legais: pense em algo que seu cliente vai usar no dia a dia;
- Conte uma história: use o brinde para fazer o cliente se sentir especial;
- Capriche para os fiéis: cliente que sempre volta merece um mimo mais caprichado;
- Personalize: um toque pessoal faz toda a diferença. Coloque o nome do cliente no brinde, por exemplo;
- Mostre o novo: use a chance para apresentar um novo produto. Uma amostra grátis pode ser o gancho perfeito;
- Mimos digitais contam: se você é online, um voucher de desconto pode ser uma boa ideia;
- Agradeça: uma mensagem de ‘obrigado’ é simples, mas faz toda a diferença;
- Socialize: incentive o pessoal a mostrar o mimo nas redes sociais. Quem não gosta de um pouco de holofote?
8. Quais os melhores apps para criar um cartão de Natal gratuitamente e deixar a sua mensagem de Natal ainda mais linda?
O Google Fotos oferece backup de imagens e um editor com ajustes como brilho e contraste. Vem com 15GB de armazenamento gratuito já no início. Praticamente todo smartphone atualmente tem ele (menos as versões antigas).
Snapseed, também do Google, é um editor de fotos avançado, com ferramentas de foco, perspectiva e outros efeitos, então dá para fazer muitas coisas com imagens gratuitas, por exemplo. Suporta arquivos JPG e RAW e é gratuito.
VSCO destaca-se por oferecer muitos filtros e outras ferramentas de edição. Algumas funções são pagas e outras Premium, mas é possível usar ele de uma maneira satisfatória gratuitamente.
Picsart é uma solução completa para edição de fotos, vídeos e colagens no Android. Oferece opções de personalização, mas algumas funções e formatos de arquivo ficam limitados na versão gratuita.
9. Cartão impresso com mensagem de Natal é uma boa estratégia para agradar os clientes?
Depende bastante do que você considera necessário para o seu relacionamento com o cliente. Esse gesto pode fazer o seu cliente se sentir verdadeiramente especial e lembrado, além de ser uma maneira simpática de manter a sua marca em mente durante esse período.
No entanto, vale a pena considerar alguns pontos. Por exemplo: se você tiver muitos clientes, o custo de enviar tantos cartões pode acabar se tornando um problema depois.
Além disso, é bom ter em mente o impacto ambiental do uso de papel. Também pode ser um pouco complicado avaliar o real retorno desse gesto para o seu negócio.
Na verdade, há poucas maneiras realmente efetivas de saber se o cliente que recebeu voltou a fazer negócios ou comprar com você.
No entanto, se deseja enviar seus cartões, abaixo deixamos uma lista com 5 gráficas que vão te ajudar a confeccionar o seu cartão personalizado:
- Zap Gráfica
A Zap Gráfica tem mais de 5000 bases de retirada ao longo do país. Tem uma lista realmente ampla de impressões e criações que podem ser feitas, então não dá só para imprimir seus cartões de Natal, mas também qualquer outra impressão que quiser para o escritório e para os clientes.
- Cartões Mais Barato
A empresa Cartões Mais Barato também possui uma imensa variedade de opções, então os seus cartões podem ser textura, formato e suavidade personalizadas.
- Ans Online
A Ans Online possui serviços de A a T, tanto para compor o seu escritório quanto para estilizar perfeitamente seus cartões.
- Alphagraphics
Já a Alphagraphics não só imprimem como fazem todo o trabalho para vários setores específicos, como marketing, sinalização e afins. Seus cartões podem sair em grande qualidade e quantidade.
- Gráfica Expanssiva
Por fim, a Gráfica Expanssiva é uma maneira simples, mas bem efetiva de fazer os seus cartões personalizados de Natal. Os preços são ótimos e a qualidade é ainda melhor.
10. Pesquisa de satisfação no Natal: conheça a satisfação do cliente com sua empresa durante o ano que passou
Fazer uma pesquisa de satisfação com os seus clientes durante o Natal pode ser uma ótima ideia para terminar o ano sabendo como você está indo e os resultados da sua empresa.
O método mais usado para isso é o Net Promoter Score (Índice Líquido de Promotores, na tradução literal), ou NPS, que é bem simples, mas diz muito. Ela serve para verificar o grau de satisfação do cliente com certa empresa, ou lealdade, em alguns nichos.
Existem muitas vantagens nesse tipo de pesquisa. Você recebe opiniões diretas dos seus clientes, o que ajuda muito a entender o que eles realmente querem. Isso também pode te guiar nas decisões do próximo ano.
E é uma maneira de descobrir o que você pode fazer melhor para deixar os seus clientes ainda mais felizes. É nesse momento que vemos a importância de mostrar que você se importa com eles durante o ano todo.
Mas claro, nem tudo são flores. Preparar, enviar e depois entender a pesquisa pode tomar um bom tempo e você também vai precisar de alguns recursos para isso.
E nem sempre todo mundo vai responder, o que pode deixar algumas dúvidas no ar. Além disso, o clima do Natal pode fazer as pessoas estarem mais animadas ou emocionadas, e isso pode refletir nas respostas.
Mesmo assim, entender como os seus clientes se sentem é fundamental para qualquer negócio que quer crescer e se manter estável no mercado.
Então, usar esse período festivo para se aproximar mais dos seus clientes pode ser tão benéfico para você quanto para eles, que receberão um serviço mais personalizado.
11. Posso oferecer um cupom de desconto ou promoção com a mensagem de Natal?
Pode, sim. Mas nós recomendamos ter um certo cuidado com o tipo de mensagem e direção que você vai seguir. Por exemplo: apenas desejar boas festas e depois dizer “olha só, te damos desconto para comprar agora” é uma estratégia agressiva.
O cliente não sente nenhuma subjetividade e toque pessoal nisso, a não ser que comuniquemos nosso interesse nele.
Abaixo, pontos que você deve considerar na hora de oferecer um cupom de desconto junto da sua mensagem de Natal:
11.1 Cuidado com as promoções agressivas e a rentabilidade das suas vendas
Como falamos antes, essa atitude de empurrar algo para o cliente não funciona. Eles sentem quando uma empresa quer forçar a barra com datas sensíveis.
Quer dizer, você não acha complicado supor que ele quer comprar qualquer coisa só porque a data convém? Pois então, isso pode afetar suas vendas negativamente.
Você pode, juntamente com o cupom de desconto, inserir mais pessoalidade na mensagem, mencionar a importância e impacto que seu produto pode ter nesse ato de presentear.
11.2 Atenção para capturar os dados dos clientes na primeira compra
Treine seus funcionários para ficarem atentos ao e-mail, número de telefone, dados de satisfação e afins.
Eles podem e devem ser usados posteriormente. É por isso que quase toda loja tem um cadastro para o cliente, para que seja possível lembrá-lo das conveniências que nós oferecemos.
11.3 Use estratégias para aumento de ticket médio
Quando falamos em aumentar o ticket médio, estamos basicamente dizendo que queremos que cada cliente gaste mais dinheiro a cada compra. Isso não só melhora seus resultados como também otimiza seus esforços com vendas e marketing.
Por exemplo, alguns termos comuns e estratégias que você pode aplicar:
1. Upsell
Upsell é quando você incentiva o cliente a comprar uma versão mais cara do produto que ele já está considerando.
O segredo aqui é mostrar o valor adicional que o cliente vai receber gastando um pouco mais.
2. Cross-sell
Cross-sell é quando você sugere produtos que complementam o que o cliente já está comprando.
É como quando você vai no fast-food e te oferecem batata e refrigerante para “completar” o lanche.
3. Bundle ou pacotes
Essa é a estratégia de vender vários produtos juntos por um preço um pouco menor do que se comprados separadamente.
11.4 Não esqueça de incentivar o retorno do cliente
Incentivar o retorno do cliente é fundamental para garantir boa visão do negócio e clientela frequente. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é oferecendo descontos ou cupons para usar na próxima compra.
Isso não apenas torna mais provável que o cliente volte, mas também deixa uma impressão positiva de valor e individualidade, que é o nosso foco.
Além disso, considerar um programa de fidelidade pode ser também muito útil. Os clientes adoram sentir que suas compras impactam na empresa e como são tratados, e um programa bem estruturado pode transformar um comprador ocasional em um cliente regular.
Em resumo, pequenos incentivos podem resultar em grandes retornos, tanto em satisfação do cliente quanto em receita para o seu negócio.
12. Dicas fundamentais para proporcionar uma boa experiência e criar vínculos duradouros com os clientes no fim de ano
Uma das ações mais importantes na hora dos agradecimentos de final de ano é não mostrar que lembrou do cliente somente naquele momento.
Do mesmo jeito que achamos chato quando um amigo só vem conversar conosco quando quer algo, o cliente não se sentirá muito feliz se você der atenção somente no momento de aumento de vendas.
Essa é nossa primeira dica! Por exemplo, durante os outros momentos festivos do ano, no aniversário do cliente e datas importantes, passe para falar algumas palavras significativas, vá lembrando como a sua empresa é ao longo dos meses, bimestres e afins. Por isso, a gratidão ao cliente deve ser mostrada com frequência.
Outra dica nossa é capacitar a sua empresa para lidar com o atendimento ao cliente, principalmente nesse momento de fim de ano. Tenha um ou mais profissionais para isso e faça com que o acolhimento seja o foco daquele mês.
Claro, precisamos lembrar sobre a pressão que há nos funcionários, devido ao aumento de vendas e metas a bater, então sempre mantenha a humanidade e reconheça que eles também precisam de descanso.
Então, quando clientes estiverem insatisfeitos, saiba lidar com essas questões e direcionar tanto o profissional correto quanto a abordagem correta.
Resumindo nossas dicas rapidinho:
- Não espere o fim de ano para falar com seus clientes. Mantenha um relacionamento constante durante o ano inteiro para que eles saibam que são valorizados;
- Capacite sua equipe para oferecer um atendimento humanizado, principalmente na época de maior movimento. A primeira impressão é a que fica, então faça valer a pena;
- Lembre-se de que seus funcionários também estão sob pressão. Mantenha um ambiente de trabalho saudável e dê a eles as condições para descansar e recarregar;
- Esteja preparado para resolver problemas de forma eficiente e empática. Ter uma estratégia para lidar com os clientes insatisfeitos pode fazer toda a diferença.
13. Como usar um programa de fidelidade ou um CRM para automatizar a comunicação com seus clientes nas datas comemorativas
Um programa de fidelidade ou CRM serve para automatizar todos os processos que uma empresa precisa, principalmente quando se trata de relacionamento com o cliente.
Usando eles na comunicação em datas comemorativas, você pode apenas focar em bons textos que o resto eles fazem.
Vamos detalhar abaixo:
13.1 Programa de fidelidade
- Digamos que você sabe que um cliente realmente adora um produto bem específico. O programa te ajuda a lembrar disso e mandar um e-mail para ele, lembrando que aquela compra pode ser feita com certo desconto;
- Na compra de Natal, você pode dar pontos extras para o pessoal aproveitar, principalmente aqueles que compram com mais frequência;
- Dê pontos e bônus que podem ser gastos ou trocados para que, quando o cliente começar a se distanciar um pouco, você possa lembrá-lo que ele tem vantagens para resgatar.
13.2. CRM
- O CRM organiza os seus clientes por grupos de interesse. Então você pode mandar mensagens que fazem realmente sentido para cada grupo;
- Você pode deixar mensagens prontas para serem enviadas automaticamente. Por exemplo, uma mensagem de “feliz aniversário” ou um “feliz Natal”. Você não esquece a data e ainda manda uma mensagem que pode vir com um desconto, isso geralmente cria um senso de individualidade muito grande no cliente;
- Quando alguém compra algo na época de Natal, você já deixa engatilhada uma mensagem agradecendo pela compra. É um jeito fácil de mostrar que você valoriza cada cliente que passa por você.
14. Fidelizi: a solução para aumentar suas vendas de forma mais eficiente e lucrativa no ano todo
O Fidelizi é uma plataforma de lealdade do cliente destinada a negócios de varejo de pequeno e médio porte, por exemplo: mercados, padarias e lojas de vestuário.
Ela oferece ferramentas úteis para enviar automaticamente mensagens e promoções para clientes que tiveram uma experiência positiva com seus produtos e serviços. Ou seja, tudo que mencionamos até agora como sendo o cerne do relacionamento com o cliente!
Com essa abordagem automatizada, não é necessário que sua empresa gaste tempo enviando agradecimentos manuais aos clientes satisfeitos.
A Fidelizi ajuda a demonstrar que um cliente feliz pode se tornar um promotor gratuito da sua marca, compartilhando suas boas experiências com amigos e familiares. Todo mundo ganha com isso!
Optando pela Fidelizi, a sua empresa ganha um apoio sólido para manter a fidelidade dos clientes. O serviço é desenvolvido com muito padrão técnico, tornando-se uma estratégia que funciona para incentivar os clientes a retornarem ao seu negócio.