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Ticket médio e fidelização de clientes: como obter mais lucro com menos esforço

Você empresário, desde o início, lá pelas primeiras vendas, deve ter começado a calcular sua renda mensal fazendo o velho e bom fechamento de caixa no fim do dia ou no final de cada mês, não é mesmo? E se sua empresa chegou a um nível maior de vendas nesses últimos tempos, supomos que você também já deve ter ouvido falar sobre o ticket médio.

Mas, por mais que essa métrica seja conhecida, pouco se sabe sobre sua importância. E por vezes, há até mesmo dúvidas sobre como fazer o cálculo e qual é a sua utilidade prática para o crescimento do negócio. 

Por isso, foi pensando em você que a Fidelizi decidiu desenvolver este artigo. Com intuito de te mostrar tanto em teoria, quanto em prática, o que é e quais são as vantagens do Ticket Médio para o crescimento econômico da sua empresa. 

Então, se possível, já deixa um espaço no bloco de notas do seu celular ou do seu computador, para ir anotando ou retirando deste conteúdo, tudo sobre essa métrica. E também, ideias interessantes que valem a pena ser destacadas para aumentar o consumo, por parte de seus clientes, dos produtos disponíveis da sua loja. 

Te desejamos uma boa leitura!

  1. O que é o ticket médio e qual a sua importância para o negócio
    • A importância do ticket médio para o seu negócio reside em diversos aspectos
  2. Qual o impacto do ticket médio alto para o seu negócio?
    • Aumento da receita
    • Rentabilidade aprimorada
    • Maior eficiência de marketing
    • Maior flexibilidade financeira
    • Criação de relacionamentos valiosos
    • Oportunidades de Upselling e Cross-selling
    • Estratégias de precificação mais flexíveis
  3. Como a fidelização de clientes impacta o ticket médio 
    • A fidelização como aliada para o ticket médio alto
    • A importância do bom atendimento e dos programas de recompensa e personalização.
    • Exemplo de grandes empresas que utilizam essas estratégias
  4. Estratégias comuns e diferenciadas para a fidelização de clientes e o aumento do ticket médio
    • Upselling e Cross-selling
    • Oferta de aniversário
    • Ofertas para clientes VIP
    • Recuperação de clientes ausentes
    • Oferta especial para pesquisas de satisfação
    • Campanhas para datas comemorativas
  5. Exemplos de empresas que alcançaram sucesso na fidelização de clientes e no aumento do ticket médio
  6. Utilizando dados e análises para otimizar o ticket médio e a fidelização de clientes
  7. Métricas importantes para acompanhar além do ticket médio
    • Taxa de retenção de clientes
    • Taxa de Churn 
    • Lifetime Value (Valor Vitalício do Cliente)
    • Taxa de conversão
    • Taxa de recompra
    • Número de compras por cliente
    • Retorno sobre o Investimento (ROI) de campanhas de fidelização
    • Índice de satisfação do cliente (NPS)
    • Taxa de engajamento
  8. Monitoramento da satisfação do cliente
  9. Promoções inteligentes e promoções genéricas
  10. Faça sua empresa lucrar mais e com menos esforço com ajuda do Fidelizi!

1. O que é o ticket médio e qual a sua importância para o negócio

Antes de entrarmos no tópico principal deste artigo, uma dúvida: você sabe o que de fato é o ticket médio e como calculá-lo? Pois, se ainda não compreende a fundo, de modo geral, saiba que é uma métrica financeira, utilizada para medir o valor médio das transações de compra realizadas por clientes em um determinado período. 

Aliás, essa métrica é amplamente utilizada por empresas para avaliar o desempenho de suas vendas e entender o padrão de gastos dos clientes, ou seja, é possível saber quanto cada cliente gasta em média por dia, semana ou mês. Interessante, não é mesmo? 

E para ficar ainda mais claro, veja abaixo o exemplo que separamos para que você consiga fazer o cálculo do ticket médio da sua própria empresa – de modo simples e descomplicado. Confira!  

O cálculo é relativamente simples, é possível fazer a conta até mesmo pela calculadora, ou, se preferir, por um programa que também faça. Entretanto, a fórmula é a mesma em todos os casos. Veja:

Ticket Médio = Receita Total (o total de vendas) / Número de Transações (quantas vendas foram feitas)

Onde:

  • Receita Total: significa o total de receita gerada em um determinado período;
  • Número de Transações: a quantidade total de transações de vendas realizadas no mesmo período.

Por exemplo, se em um mês a sua loja online e presencial geraram uma receita total de R$10.000 e foram realizadas 100 transações, o ticket médio seria:

Ticket Médio = R$10.000 / 100 = R$100 em média de consumo por cliente.

A importância do ticket médio para o seu negócio reside em diversos aspectos:

Agora que você já sabe como calcular o seu próprio ticket médio, é provável que se pergunte para que serve essa métrica além do óbvio. Contudo, essa conta tão “simples” é capaz de te dizer se o seu negócio anda bem ou não, sabia? E, até mesmo, te ajudar a criar estratégias para vender mais e, consequentemente, aumentar o seu ticket médio. 

Com isso em mente, listamos abaixo uma série de benefícios e vantagens que ele pode trazer para o desenvolvimento financeiro da sua empresa. Confira!

  • Avaliação de desempenho: o ticket médio ajuda a entender o valor médio gasto pelos clientes em suas transações. Aumentos ou quedas nesse valor ao longo do tempo podem indicar tendências nas preferências dos clientes ou na eficácia de estratégias de venda;
  • Segmentação de clientes: com base no ticket médio, você pode segmentar seus clientes em grupos de acordo com seu padrão de gastos. Isso permite que você personalize suas estratégias de marketing e atendimento para diferentes grupos de clientes;
  • Estratégias de precificação: o ticket médio pode influenciar também nas suas estratégias de precificação. Se o ticket médio é baixo, pode ser interessante buscar maneiras de incentivar os seus clientes a gastarem mais, como oferecer pacotes, promoções especiais e brindes. No geral, adotar práticas que fidelizem;
  • Cálculo de metas: o ticket médio pode ser usado para definir metas de vendas e acompanhar o progresso em direção a essas metas ao longo do tempo;
  • Maximização da receita: ao entender como funciona o ticket médio, você pode explorar estratégias para aumentar o valor médio das transações, como upselling (oferecendo produtos ou serviços adicionais) ou cross-selling (oferecendo produtos relacionados);
  • Avaliação de campanhas: por fim, saiba que o ticket médio ajuda a avaliar o impacto de campanhas promocionais, descontos ou ofertas especiais nas transações e receitas.

Ah, e é bom lembrar que o ticket médio deve e pode ser analisado em conjunto com outras métricas para obter uma compreensão completa do desempenho do negócio.

2. Qual o impacto do ticket médio alto para o seu negócio? 

O ticket médio alto tem um impacto significativo no desempenho do seu negócio. Porque, como mencionamos, ele se refere ao valor médio gasto por cada cliente em suas transações. Ou seja, se o gasto por cliente está alto, é sinal de que as coisas andam bem em diversos sentidos. 

Então, veja a seguir algumas maneiras pelas quais um ticket médio alto pode beneficiar sua empresa:

Aumento da Receita: 

Um ticket médio alto significa que seus clientes estão gastando mais dinheiro em cada compra. Isso, por sua vez, impulsiona a sua receita total. E menos transações podem ser necessárias para atingir suas metas de receita, o que é especialmente valioso durante períodos de menor atividade comercial.

Rentabilidade aprimorada: 

Quando os clientes gastam mais, você pode ter uma margem de lucro maior em cada venda. Isso permite que sua empresa seja mais lucrativa, pois você está gerando mais receita com menos esforço.

Maior eficiência de Marketing:

Um ticket médio alto pode levar a um melhor retorno sobre o investimento em marketing. Isso ocorre porque, ao direcionar esforços de marketing para atrair clientes dispostos a gastar mais, você pode maximizar o impacto das suas campanhas e estratégias de marketing.

Maior flexibilidade financeira: 

Com uma receita mais robusta, devido ao ticket médio alto, sua empresa terá mais flexibilidade financeira. Isso pode permitir que você invista em áreas-chave, como pesquisa e desenvolvimento, melhorias de produtos ou expansão para novos mercados.

Criação de relacionamentos valiosos:

Clientes que estão dispostos a gastar mais, geralmente estão mais comprometidos com sua marca. Isso cria a oportunidade de construir relacionamentos mais profundos e duradouros, o que pode levar a recomendações boca a boca e à fidelidade do cliente.

Oportunidades de Upselling e Cross-selling:

Um ticket médio alto sugere que seus clientes estão abertos a gastar mais para obter valor adicional. Isso abre portas para estratégias de upselling (oferecendo versões premium de produtos) e cross-selling (recomendando produtos relacionados), que podem aumentar ainda mais o valor médio das transações.

Estratégias de precificação mais flexíveis: 

Um ticket médio alto oferece espaço para ajustes de preços e estratégias de precificação diferenciadas. Você pode explorar ofertas premium, pacotes de produtos ou serviços personalizados que atendam aos clientes que valorizam mais os benefícios oferecidos.

Em resumo, um ticket médio alto não apenas melhora a saúde financeira do seu negócio, mas também cria oportunidades para aprimorar a experiência do cliente e desenvolver estratégias de crescimento sustentável. É uma métrica valiosa para monitorar e otimizar conforme você busca o sucesso contínuo da sua empresa.

3. Como a fidelização de clientes impacta o ticket médio 

Se chegou até aqui, deu para notar que um ticket médio alto é vantajoso em diversos sentidos. Principalmente, pelo fato de oferecer uma margem de lucro maior por venda e, não necessariamente, ser preciso realizar muitas vendas para atingir um determinado retorno financeiro. 

Ou seja, se o seu cliente achou vantajoso o produto oferecido, logo a tendência é de que ele aumente o consumo. 

Por exemplo, se em uma sorveteria, houve a seguinte oferta: “na compra de um pote de sorvete 12 litros, leve um kit de 5 casquinhas de brinde” é muito provável que a venda por cliente dobre ou triplique, porque a cada compra um brinde será entregue. 

A fidelização como aliada para o ticket médio alto

O exemplo anterior é interessante, para evidenciar algo muito relevante para o aumento do ticket médio: que é a fidelização de clientes. Pois, seguindo o princípio de reciprocidade,  quando um empresário é generoso, consequentemente, recebe o mesmo dos clientes e, principalmente, o apreço deles pela marca. 

Falamos disso, pois segundo o escritor  Robert Cialdini, — conhecido pelo best-seller “as armas da persuasão”—  o princípio de reciprocidade funciona de maneira psicológica em cada um de nós. Gerando em quem recebe algo, a sensação de estar em débito (dívida) com quem lhe presenteou. 

Ou seja, naturalmente desejamos e temos tendência a retribuir o que nos foi dado. Pois  se torna quase que um dever psicológico devolver a gentileza. 

Com isso, se você empresário, começa a ter a mentalidade de que doar gera retribuição, verá que, quanto mais estratégias de premiações e de brindes forem implementadas, mais o seu cliente consumirá para resgatar os seus benefícios, o que, certamente, irá gerar a fidelidade dele. E, por consequência, também o aumento significativo no seu ticket médio. 

Se gostou de saber sobre o princípio de reciprocidade e deseja aplicá-lo, é possível que se interesse por este artigo: Saiba o que é reciprocidade e como usar essa mega estratégia para fidelizar os seus clientes

A importância do bom atendimento e dos programas de recompensa e personalização.

Ainda no tópico da fidelização, saiba que outros métodos podem ser agregados para que a estratégia de fidelizar os seus clientes seja efetiva e proveitosa. E como alerta, já deixamos registrado que nenhum esforço de captação e de estratégia de fidelização será eficaz, se o atendimento no seu estabelecimento não acolher quem consome os seus produtos.

Você mesmo sabe que, por vezes, decidimos ir no local que vende um produto ou serviço um pouco mais caro, só porque o atendimento é excelente, não é mesmo? Principalmente quando são estabelecimentos de alimentação e diversão — porque todo cliente quer e espera ser tratado com exclusividade — pois está pagando pela experiência. 

Então, antes de tudo, verifique se você tem ou pode formar uma equipe qualificada para recepcionar a clientela da melhor forma possível. E, se lembrar também, de não estagnar, pois sempre é possível implementar novas medidas que tornem o ambiente mais agradável e o atendimento excelente.  

Após esse primeiro passo, saiba que é possível criar programas de recompensa e personalização. Ou seja, pensar em sorteios de brindes imediatos toda vez que o cliente comparecer ao estabelecimento, fazer um sistema de premiação a cada vez que o cliente indicar ou comparecer em sua loja. Ou implementar softwares de empresas especialistas em fidelização, como o Fidelizi. 

Em resumo, lembre-se que mudar a mentalidade dominante de que: o cliente só volta no estabelecimento porque o produto é bom e barato, e que sempre é bom investir na captação desenfreada de novos clientes, pode ser um primeiro passo para te ajudar a focar em meios alternativos de cativar e cultivar aqueles que já consumiram na sua loja. 

Então, se possível, foque, antes de tudo, no investimento de um bom atendimento e em programas de recompensas desenvolvidos especialmente para o seu público alvo. 

Exemplo de grandes empresas que utilizam essas estratégias

Além da teoria, é bom ver como na prática, o investimento no seu cliente e em maneiras mais eficazes de como tratá-lo, pode gerar resultados expressivos, concorda? Mas saiba que esse tipo de investimento não é algo recente, pois grandes marcas já vêm adotando essa mentalidade há muitos anos. 

Isso é corriqueiro, por exemplo, em grandes nomes como a Apple, Nordstrom, entre outras. Veja abaixo, como essas empresas gigantes, mesmo depois da ascensão, ainda pensam na experiência de cada um de seus consumidores. 

A seguir, confira a lista que elaboramos para te mostrar como são os programas de recompensa e personalização de cada marca: 

  • Apple: a Apple é conhecida por seu atendimento ao cliente excepcional, tanto em suas lojas físicas quanto online. Eles também oferecem programas de fidelidade, como o Apple Rewards, que oferece recompensas para compras realizadas com o cartão Apple Card;
  • Delta Airlines: a Delta é conhecida por seu serviço ao cliente de alta qualidade na indústria de companhias aéreas. Seu programa de recompensas SkyMiles oferece benefícios personalizados para os viajantes frequentes;
  • Tesla: a Tesla é conhecida por criar uma experiência de propriedade de veículos altamente personalizada. Eles oferecem atualizações de software e recursos adicionais aos proprietários dos veículos da marca, criando uma sensação de exclusividade;
  • Marriott International: a cadeia de hotéis Marriott oferece um programa de fidelidade chamado Marriott Bonvoy, que oferece benefícios personalizados, upgrades de quarto e outras recompensas para seus membros;
  • Coca-Cola: a Coca-Cola frequentemente cria campanhas de marketing que visam personalizar a experiência do cliente, como as campanhas de “Compartilhe uma Coca-Cola com…” onde os rótulos das garrafas trazem nomes pessoais;
  • Netflix: embora não ofereça um programa de recompensas tradicional, a Netflix se destaca por suas recomendações altamente personalizadas, usando algoritmos para sugerir filmes e programas de TV com base no histórico de visualização do usuário;
  • Hilton Hotels & Resorts: Outra cadeia hoteleira que oferece um programa de fidelidade notável é a Hilton, com o Hilton Honors. Ele oferece recompensas personalizadas, incluindo pontos de bônus e upgrades de quarto;
  • Airbnb: A plataforma de hospedagem Airbnb oferece recomendações personalizadas de hospedagens com base nas preferências dos usuários e em suas buscas anteriores.
  • Mercado livre: a gigante do ramo de vendas online é referência tanto em bom atendimento, como em programas de recompensas. 

Eles possuem estratégias de entrega de produtos no mesmo dia, frete gratuito e um programa de recompensas por nível; sendo alguns dos prêmios: o acesso gratuito a plataformas de filmes e música, descontos nos produtos vendidos no site, entre outros inúmeros benefícios.

Estas são apenas algumas das muitas empresas que adotam estratégias de bom atendimento, programas de recompensa e personalização, para atrair e manter seus clientes satisfeitos. Então, já deu para ter uma breve noção do quão importante são essas estratégias para gerar fidelização e, consequentemente, o aumento do ticket médio. 

4. Estratégias comuns e diferenciadas para a fidelização de clientes e o aumento do ticket médio

Se você quer dar um passo a mais para fidelizar os seus clientes, saiba que também existem outras inúmeras estratégias; umas mais conhecidas e outras nem tanto. Porém, todas com foco em cultivar a parceria entre o cliente e a marca. 

Separamos todas elas em uma lista para te ajudar a ter algumas ideias de estratégias que você pode agregar na sua própria empresa. Confira! 

Upselling e Cross-selling: 

O upselling envolve convencer o cliente de que é vantajoso comprar a versão mais cara do produto ou serviço, enquanto o cross-selling envolve oferecer produtos ou serviços relacionados ao que o cliente já está comprando. Ambas as estratégias visam aumentar o valor total da compra do cliente.

Oferta de aniversário:

Oferecer um desconto, brinde ou algum tipo de oferta especial no aniversário do cliente é uma maneira de mostrar apreço e incentivar uma compra adicional. Sem contar que, por se tratar de uma data importante, é muito provável que o cliente lembre da sua loja porque você gerou nele um gatilho de reciprocidade ao presenteá-lo. 

Ofertas para clientes VIP: 

Criar um programa de clientes VIP com benefícios exclusivos, como descontos maiores, acesso antecipado a vendas ou eventos especiais, pode incentivar os clientes a se manterem fiéis à marca. Sem contar que, é um atrativo para quem já é consumidor, se esforçar para participar dessa categoria em sua loja. 

Recuperação de clientes ausentes: 

Identificar clientes que não compraram há algum tempo e enviar ofertas personalizadas para incentivá-los a retornar, pode ser uma forma eficaz de trazer de volta clientes que perderam o interesse no seu produto. Desse modo, o uso de cupons e brindes que dialogam com esses clientes podem fazer eles retornarem

Oferta especial para pesquisas de satisfação:

Oferecer descontos ou brindes especiais para os clientes que completarem pesquisas de satisfação mostra que a opinião deles é valorizada e também fornece insights valiosos para a melhoria dos produtos e serviços da sua loja. 

Campanhas para datas comemorativas: 

Criar campanhas sazonais para datas como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, etc., pode incentivar compras adicionais, já que os clientes estão procurando presentes e promoções especiais nesses momentos.

Lembrando que cada estratégia pode funcionar de forma diferente para diferentes tipos de negócios e públicos-alvo; por isso, é importante adaptá-las conforme as características da sua empresa e do seu mercado.

5. Exemplos de empresas que alcançaram sucesso na fidelização de clientes e no aumento do ticket médio

Um ponto de destaque, além do que já mencionamos ao decorrer do artigo, é sobre ver na prática cases de empresas que conseguiram, com a ajuda de estratégias de fidelização, alavancar suas vendas por clientes e, consequentemente, o Ticket médio.

Esse é o caso das seguintes marcas, que viram um potencial em fidelizar os seus clientes com a ferramenta de fidelização da Fidelizi. Veja esses relatos de sucesso logo abaixo e se inspire também! 

Segmento de alimentação

Vegas Bowling

Começamos falando do Andrei, que é o proprietário do Vegas Bowling, uma pizzaria e boliche, ele tinha iniciado o negócio recentemente e o delivery não representava nem 5% do faturamento. Sem contar que, assim como outros empresários, eles também passaram pela pandemia. 

Nesse contexto difícil, com as vendas caindo e com poucos clientes fixos, para não fechar o  negócio para sempre, novas medidas precisaram ser tomadas.

E uma delas, foi tentar conhecer melhor os clientes que já estavam comprando na loja e agradecê-los de alguma forma por ainda estarem ali. 

Outras medidas também foram tomadas, como a busca de aplicativos para delivery, formas melhores de fazer o atendimento no telefone, ferramentas de WhatsApp, brindes para clientes e até mesmo motoboys melhores.

Mas a grande mudança mesmo, foi depois que o Andrei conheceu o Fidelizi através do Marcelo Marani do portal Donos de Restaurantes, e a partir disso entendeu a importância de:

  • Trazer o cliente para sua base;
  • Saber quem é ele e o que ele está fazendo; 
  • E agradecê-lo de alguma forma.

Por fim, após mergulhar de cabeça na fidelização interativa, que também inclui a reciprocidade como estratégia, o resultado foi melhor que o esperado. Em 5 meses a empresa  cadastrou 1864 clientes em sua base de contatos e gerou 3967 compras.

Se ficou interessado para conhecer melhor essa case, saiba que a história completa está no blog da Fidelizi: Esse restaurante transformou um salão vazio em um negócio que faturou R$ 752.597,18 em 5 meses 

Armazém Vida Saudável

Há 2 anos e 4 meses, o Sérgio inaugurava o Armazém Vida Saudável, sua loja de produtos naturais localizada em São José dos Pinhais, Paraná.

Mesmo com o empreendimento recente, ele conta que já passou por grandes desafios, principalmente no primeiro ano do negócio.

Para ultrapassar essa fase e conseguir estabilizar seu negócio, ele buscou soluções no mercado e conheceu a Fidelizi através do nosso parceiro Cleber Brandão.

Incentivados pelas recompensas e promoções inteligentes, os clientes aumentaram sua frequência de compras e, como reflexo, o ticket médio chegou a R$ 31,43, com um faturamento de R$ 120.675,11.

Gostou de conhecer essa case, saiba que a história completa está no blog da Fidelizi: as vendas dessa loja de produtos naturais cresceram 60% com essa estratégia

Segmento de beleza e estética

Kaizen Barbearia 

A Kaizen Barbearia foi fundada por Marcos Jameson há 6 anos atrás na cidade de Recife, em Pernambuco. Quando precisou pensar em um nome para a sua barbearia, Marcos encontrou a palavra Kaizen, uma palavra japonesa que significa “melhoria contínua”, exatamente o que Marcos estava procurando para si mesmo na sua vida profissional!

Sempre muito visionário, Marcos começou seu negócio sozinho e trabalhava em casa. Mas, em pouco tempo, precisou alugar um lugar pequeno para conseguir atender melhor seus clientes. 

Depois de uns meses, por conta do seu excelente trabalho e pelo carisma que possui, a demanda começou a crescer demais e Marcos viu a necessidade de alugar um lugar ainda maior e contratar mais pessoas para trabalhar com ele. 

A mentalidade de Marcos sempre girou em torno do cliente. Muito preocupado com a experiência do cliente em sua barbearia, o fundador buscava por formas de oferecer mais do que um bom atendimento e um excelente trabalho. Ele queria conquistar e encantar seus clientes, queria que eles sentissem que sairiam de lá ganhando mais do que realmente pagaram. 

Toda essa preocupação com os clientes e a ânsia pelo crescimento e desenvolvimento da sua carreira fizeram com que Marcos chegasse onde está hoje: a Kaizen Barbearia possui 5 funcionários e cerca de 500 clientes que frequentam o espaço.

Gostou de conhecer essa case, saiba que a história completa está no blog da Fidelizi:conheça a história de uma barbearia que, em 2 meses, cadastrou quase 500 clientes no seu programa de fidelidade!

Segmento de Pet Shop

Pet Loko

Ainda trabalhando em um Pet Shop, Yasmin começou a sonhar em empreender.

Não demorou muito para nascer a Pet Loko com apenas 25m², mas sempre com o desejo de crescer e proporcionar uma melhor experiência para seus clientes.

Com um esforço contínuo, uma ampla variedade de produtos de qualidade e atendimento personalizado, a loja foi crescendo e hoje conta com um espaço 600m² e o sonho de atingir todas as capitais do Brasil.

No início foi um desafio otimizar a experiência dos clientes, mas ela percebeu o quanto poderia ajudar suas estratégias através das métricas e apontamentos que recebiam da nossa plataforma para seus serviços.

Um dos motivos deste plano ter ido tão bem foi a personalização do que a Yasmin precisava naquele momento, nossos consultores analisam cada detalhe para criar um modelo exclusivo para ela.

Não existe copia e cola, aqui nós criamos um plano personalizado para você atingir suas metas.

Em um ano com o Fidelizi a Pet Loko alcançou uma receita de R$ 3.512.705,11 reais, 3.852 cadastros, 22.074 compras e uma taxa de satisfação de incríveis 98%.

Gostou de conhecer essa case, saiba que a história completa está no blog da Fidelizi:Ela transformou o sonho de empreender em um negócio com faturamento de R$ 3.512.705,11 e 98% de satisfação

Segmento de produtos naturais

Jaime, dono da Porto dos Grãos — uma loja de produtos naturas no município de Navegantes, em Santa Catarina, sul do Brasil.  Chegou até a Fidelizi através do Jonas do Viver de Produtos Naturais, que sempre indica a plataforma para os alunos que possui. 

Segundo o dono, ele já tinha visto diversas vezes stories do Cléber falando sobre a Fidelizi e sobre o quanto é uma plataforma interessante, sobretudo para negócios do varejo, como as lojas de produtos naturais. No entanto, foi em uma live em conjunto com o CEO da Fidelizi, Vitor Kosaka, que Jaime se convenceu a adotar o programa de fidelidade!

Após conversar com o Cléber, que o incentivou ainda mais, a Porto dos Grãos entrou na Fidelizi em 26 de abril de 2021 e já está fazendo sucesso com os números que está registrando até o momento.

Após a implementação do Fidelizi em apenas pouco mais de dois meses, Jaime conseguiu cadastrar no seu banco de dados 2.022 clientes, mais de 1.000 por mês! 

Além disso, em dois meses a loja registrou 3.253 compras advindas apenas desses clientes registrados no programa. Isso resulta em uma média de um pouco mais de 50 compras por dia no estabelecimento! E, no total, a receita gerada registrada dentro da plataforma do Fidelizi foi de quase R$ 140.000 reais!

Gostou de conhecer essa case, saiba que a história completa está no blog da Fidelizi:Engajamento e dedicação: mais de 2.000 cadastros no programa de fidelidade em 2 meses!

6. Utilizando dados e análises para otimizar o ticket médio e a fidelização de clientes 

Gostou de conhecer um pouco da jornada das empresas que encontraram na fidelização um meio de aumentarem o seu ticket médio? Pois esperamos que esses exemplos tenham te inspirado.

Mas saiba também que é possível utilizar dados e análises das estratégias que já foram implementadas para otimizar, ou melhor, aprimorar o ticket médio e a fidelização de clientes. 

Porque a análise de dados permite que você compreenda melhor o comportamento dos seus clientes, identifique padrões de compras, e tome decisões informadas para maximizar o valor que cada cliente traz para a sua empresa. 

Veja abaixo algumas etapas importantes para utilizar os dados de forma eficaz nesse sentido:

  • Coleta de dados: Comece coletando dados relevantes sobre os seus clientes e suas interações com o seu negócio. Isso pode incluir informações de compras anteriores, dados demográficos, preferências, histórico de interações e feedback dos clientes. 

Também é importante coletar informações sobre o valor médio de cada compra (ticket médio) e a frequência com que os clientes compram;

  • Segmentação de clientes: Utilize os dados para segmentar os seus clientes em grupos com características semelhantes. Isso permite que você personalize suas estratégias de marketing e atendimento. 

Por exemplo, clientes que compram com alta frequência podem ser alvos de programas de fidelidade, enquanto os que fazem compras maiores podem receber ofertas especiais em produtos de maior valor;

  • Análise de padrões de compra: Analise os padrões de compra dos seus clientes para identificar quais produtos costumam ser adquiridos juntos, quais produtos são frequentemente comprados depois de outros, e assim por diante. 

Essas informações podem ser usadas para criar recomendações personalizadas, incentivar vendas adicionais (upselling) e otimizar a disposição dos produtos na sua loja física ou online;

  • Personalização da experiência: Com base nos dados coletados, personalize a experiência do cliente. Isso pode incluir recomendações de produtos relevantes com base no histórico de compras, mensagens de marketing direcionadas com ofertas especiais e lembretes para compras recorrentes;
  • Programas de fidelidade e recompensas: Usando os dados de comportamento do cliente, crie programas de fidelidade que recompensem clientes fiéis com descontos, brindes ou acesso antecipado a produtos. A análise contínua dos dados permitirá ajustar e aprimorar esses programas ao longo do tempo;
  • Testes A/B e Experimentação: Utilize testes A/B para avaliar diferentes abordagens e determinar o que funciona melhor para aumentar o ticket médio e a fidelização. Experimente com diferentes ofertas, promoções e estratégias de comunicação, e use os dados para medir os resultados;
  • Acompanhamento e feedback: Mantenha um acompanhamento constante dos resultados das suas estratégias. Analise métricas como o aumento do ticket médio, a frequência de compra e o índice de retenção de clientes. Além disso, esteja aberto ao feedback dos clientes e utilize essas informações para ajustar suas abordagens conforme necessário;
  • Previsão e projeção: Utilize análises de dados para prever tendências de compra, sazonalidade e comportamento do cliente. Isso permitirá que você esteja preparado para picos de demanda e ajuste suas estratégias de marketing e estoque de acordo.

Em resumo, a análise de dados é essencial para identificar oportunidades de crescimento no ticket médio e na fidelização de clientes. 

Ao entender profundamente o comportamento dos clientes e usar esses insights para adaptar suas estratégias, você pode criar uma experiência personalizada que aumenta o valor que cada cliente traz para o seu negócio. Isso não apenas impulsiona o crescimento, mas também fortalece a relação entre a empresa e seus clientes, promovendo a fidelização ao longo do tempo.

7. Métricas importantes para acompanhar além do ticket médio 

Outra dica é acompanhar métricas além do ticket médio; porque é essencial compreender o desempenho e o impacto das estratégias que a sua empresa está utilizando, para fidelizar os clientes e aumentar o consumo, por parte deles, na sua loja. 

Taxa de retenção de clientes: 

Essa métrica indica a porcentagem de clientes que continuam a fazer negócios com você ao longo do tempo. Uma alta taxa de retenção significa que os clientes estão satisfeitos e veem valor contínuo nos seus produtos ou serviços.

Taxa de Churn: 

Contrário à taxa de retenção, a taxa de churn mede a porcentagem de clientes que deixaram de fazer negócios com você. Aliás, a análise dessa métrica pode fornecer insights sobre problemas em suas estratégias de retenção e atendimento ao cliente.

Lifetime Value (Valor Vitalício do Cliente): 

O LTV representa o valor monetário total que um cliente gera durante seu relacionamento com a sua empresa. Isso ajuda a determinar o quanto você pode investir para adquirir e reter clientes.

Taxa de conversão:

Essa métrica mede a eficácia das suas estratégias de vendas e marketing, indicando a porcentagem de visitantes do seu site ou potenciais clientes que realmente fazem uma compra.

Taxa de recompra: 

Já essa métrica mostra quantos clientes fazem compras repetidas. Porque uma alta taxa de recompra é um sinal de satisfação e lealdade por parte dos clientes.

Número de compras por cliente:

Essa métrica analisa quantas compras cada cliente faz ao longo do tempo. Ela ajuda a identificar padrões de compra e segmentar estratégias específicas para diferentes grupos de clientes.

Retorno sobre o Investimento (ROI) de campanhas de fidelização:

Ao rastrear o ROI de campanhas de fidelização, você pode avaliar a eficácia dos seus investimentos em programas de retenção e identificar quais estratégias estão gerando os melhores resultados.

Índice de satisfação do cliente (NPS): 

O Net Promoter Score é uma métrica que mede a satisfação dos clientes e a probabilidade deles recomendarem sua empresa a outras pessoas. E saiba que isso está diretamente ligado à fidelização e à imagem da marca.

Taxa de engajamento: 

Por último, a taxa de engajamento mede o envolvimento dos clientes com sua marca, seja através das redes sociais, e-mails, comentários ou outros canais. Isso pode indicar o quão envolvidos e conectados os clientes estão com sua empresa.

Ao acompanhar essas métricas de forma consistente e analisar suas variações ao longo do tempo, você pode obter insights valiosos sobre o sucesso das suas estratégias para otimizar o ticket médio e a fidelização de clientes. 

Sem contar que isso permitirá a realização de ajustes contínuos e aprimoramentos das suas abordagens, levando a resultados mais eficazes e um relacionamento mais forte com os clientes.

8. Monitoramento da satisfação do cliente

Além das métricas que mostramos anteriormente, saiba que o monitoramento da satisfação do cliente também é uma parte crucial da gestão de qualquer negócio. Porque, clientes satisfeitos, não apenas são mais propensos a voltar e comprar novamente, mas também tendem a permanecer leais à marca.

Compartilhando experiências positivas com outras pessoas, e até mesmo, gastando mais por se sentirem pertencentes e acolhidos com a sua empresa. Para isso, estratégias de fidelização são imprescindíveis, e o resultado é: o aumento notável do ticket médio. 

9. Promoções inteligentes e promoções genéricas

Outro ponto de atenção é referente as promoções genéricas. Porque elas têm o potencial de prejudicar um negócio ao comprometer sua lucratividade e percepção de valor. Quando uma empresa oferece descontos frequentes e substanciais, a margem de lucro pode ser comprometida. Impactando negativamente a saúde financeira da empresa. 

Além disso, ao criar uma dependência dos clientes em relação a preços baixos, a empresa corre o risco de perder sua capacidade de competir com base em qualidade, inovação e diferenciação.

Levando, posteriormente, a uma perda de valor percebido pelos clientes, que podem começar a associar a marca apenas a preços reduzidos, minando a imagem de qualidade e exclusividade que a empresa deseja manter. 

Em última análise, promoções genéricas excessivas podem resultar em uma redução na rentabilidade a longo prazo, desvalorização da marca e uma base de clientes que valoriza mais o preço do que a proposta única de valor da empresa.

Em contrapartida, promoções inteligentes podem ser um impulso estratégico para os negócios, impulsionando o crescimento, a satisfação do cliente e a fidelização. Ao serem bem planejadas e direcionadas, essas promoções podem atingir os clientes certos no momento certo, aumentando a relevância e a eficácia das ofertas. 

E como já foi posto neste artigo, por meio da análise de dados de compras anteriores e preferências do cliente, as promoções inteligentes podem ser personalizadas para atender às necessidades individuais, melhorando a experiência do cliente e fortalecendo a percepção de valor da marca. 

Além disso, promoções estratégicas podem criar um senso de urgência, incentivando os clientes a tomar decisões de compra mais rapidamente, o que pode aumentar as vendas e o ticket médio. 

Essa abordagem direcionada não apenas maximiza o impacto das promoções, mas também mantém a lucratividade, preserva a imagem da marca e constrói uma base de clientes fiéis que valorizam as ofertas específicas e relevantes que a empresa oferece.

10. Faça sua empresa lucrar mais e com menos esforço com ajuda do Fidelizi!

Esperamos que ao ter chegado até essa parte da leitura você tenha conseguido entender a importância que o ticket médio tem para o desenvolvimento econômico da sua empresa. 

Mas como você sabe, é extremamente importante que estratégias sejam implementadas para fidelizar os seus clientes. 

E, pelo que viu, são muitos detalhes que merecem sua atenção para que a fidelização seja eficaz e, consequentemente, gere o aumento do ticket médio do seu negócio. 

Mas se você quer encontrar um meio de aplicar as principais estratégias que mencionamos neste artigo, saiba que a Fidelizi — uma empresa especializada na fidelização de clientes — pode te ajudar nisso!

Pois a empresa possui um sistema próprio de premiações, bem interativo, que pode ser personalizado para atrair clientes e fidelizar aqueles que já consomem produtos da sua empresa. Há estratégias pensadas para diversos negócios, mas todas utilizam a gamificação (o uso de totens personalizados que disponibilizam brindes e prêmios).

E a ferramenta é capaz de te mostrar, até mesmo, qual é o seu ticket médio do seu negócio, por período. Ah, sem contar que é possível resgatar clientes “perdidos” através do disparo imediato de E-mails promocionais, entre outras inúmeras ferramentas que podem ajudar você a vender mais sem muito esforço. 

Gostou da dica? Então, não deixe para depois a oportunidade de implementar um sistema inovador, que fideliza os seus clientes e ainda aumenta o seu ticket médio, com ajuda do Fidelizi. Venda e lucre mais de forma eficiente!

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