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Saiba o que é reciprocidade e como usar essa mega estratégia para fidelizar os seus clientes

Olá empreendedor, como vai? Antes de entrarmos no assunto principal, uma dúvida rápida: você já teve ou tem o pressentimento de que as estratégias feitas em sua empresa não têm proporcionado a tão sonhada fidelização?

E se te contarmos que é possível sair dessa preocupação compreendendo o que é reciprocidade? 

Pois iremos tratar desse tema de maneira mais aprofundada, mas de modo geral, reciprocidade significa ações mútuas, que podem ser tanto positivas quanto negativas.

E na perspectiva da fidelização, é agir com generosidade a fim de demonstrar apreço por quem consome sua marca, gerando consequentemente a fidelização de cada cliente

Mas para chegar nesse tão sonhado objetivo, é preciso se colocar rumo a uma jornada onde o ponto final é o apreço de muitos pelo seu negócio.

E foi pensando em você, que a Fidelizi decidiu te mostrar como usar esse conceito a seu favor. Então, te convidamos a conferir tudo sobre esse tema logo abaixo. Vamos juntos? 

  1. O que é Reciprocidade?
    • Como a reciprocidade se manifesta nas pessoas
  2. Reciprocidade e generosidade
    • Conceito de generosidade
    • Diferenças entre os dois conceitos
  3. Por que a reciprocidade funciona?
    • Entendendo a psicologia do cliente e sua motivação para retribuir favores
    • Como criar um ambiente que gere reciprocidade
    • A importância de criar ações genuínas 
  4. O papel da reciprocidade no marketing de fidelidade
  5. O paradoxo da reciprocidade nos programas de fidelidade
  6. Empresas que usam a reciprocidade como estratégia de negócio
    • Exemplos de cases 
    • Ofertas que podem ser criadas a partir da reciprocidade
  7. Como premiar os clientes influencia na reciprocidade
  8. Como a reciprocidade pode ajudar no engajamento com seus clientes
  9. Como usar a reciprocidade para atingir a maturidade estratégica do seu negócio
    • Nível 01: Esperança
    • Nível 02: Perseguição
    • Nível 03: Cultivo
  10. Esteja à frente se tornando um parceiro Fidelizi

1. O que é Reciprocidade?

É muito provável que você já tenha ouvido essa palavra, e sabe que ter esse comportamento nas relações é imprescindível. Entretanto, a reciprocidade é um dos comportamentos humanos mais complexos, por depender necessariamente de duas ou mais pessoas agindo igualmente. 

Isto é, agir de maneira recíproca é se doar, ajudar ou se entregar, na mesma medida em que o outro também faça. Exemplificando, podemos observar isso em um ambiente de trabalho; pois, note que o funcionário que se predispõe a ajudar na mesma medida em que aceita ser ajudado, é o que mais detém apreço e confiança dos demais colegas. 

Então, ser uma pessoa disposta a ajudar o próximo, além de se beneficiar psicologicamente, gera, na maioria das vezes, a volta dessa ajuda. Ou seja, se eu ajudo e me predisponho, logo o efeito é ser ajudado e ter pessoas predispostas a fazerem o mesmo. 

Como a reciprocidade se manifesta nas pessoas

Para entender como esse comportamento se manifesta nas pessoas, na prática, imagine um dono de restaurante, que oferece um prato especial desde que o cliente tenha comprado no estabelecimento por dez vezes

O que você, como alguém experiente no assunto, acha que vai acontecer? 

1- Primeira opção: O cliente vai se esforçar muito, comparecendo ao restaurante toda semana, a fim de receber essa recompensa o quanto antes. 

2- Segunda opção: O cliente vai saber da promoção, porém, minutos depois vai esquecer tudo o que foi dito e nem sequer se esforçará para recordar o que ganharia. 

Fica claro aqui, qual alternativa aconteceria na prática, né? Isso porque o dono desse estabelecimento está dizendo que, só irá fazer algo, desde que o cliente faça muito para atingir tal recompensa de sua parte. 

E é aqui que a reciprocidade aparece como uma alternativa, pois se o restaurante oferece algo antes, como: bebida gratuita na primeira compra ou algum benefício anterior, gera, momentaneamente, gratidão pelo gesto empático do estabelecimento.

Com isso te perguntamos, nesse último caso, o que você acha que irá acontecer com esse cliente, ele voltará mais vezes ou não? Pois é incontestável que há grandes chances dele voltar, porque foi criado um senso de empatia que, consequentemente, gerou a reciprocidade com o restaurante. 

2. Reciprocidade e generosidade

Até aqui, esperamos que você tenha entendido que a reciprocidade, é no fim das contas,  uma troca equivalente de ações, gestos e de presença. 

Mas é provável que o último exemplo que demos possa ter feito você achar que aquela ação foi um gesto generoso. Contudo, veja abaixo que há diferença entre ambos os conceitos: 

Conceito de generosidade

Existe uma sutil diferença que pode até passar batido quando comparamos reciprocidade com generosidade, pois ambas se parecem no fato de doar algo. No entanto, uma pessoa generosa não espera, necessariamente, receber algo em troca de suas ações.  

O que importa é doar seu tempo, ajudar com algum afazer, ou até mesmo, dar bens materiais sem querer nada em troca — a única necessidade é partilhar com quem precisa. Aliás, um bom exemplo disso é dar gorjeta ao garçom que serviu a mesa. 

Diferenças entre os dois conceitos

E é muito comum confundir os dois conceitos, pois para a reciprocidade acontecer é preciso ter empatia, estar atento a comunicação, saber ouvir e compreender as necessidades do outro, mas receber da outra pessoa as mesmas ações. Nem menos e nem mais.

Enquanto na generosidade é fato que o que é feito tem, exclusivamente, o intuito de ajudar quem precisa.

Do modo como se pode, também de maneira empática, mas sem esperar de quem recebeu ajuda, a volta em algum momento para “pagar” o que ganhou. 

Para ficar mais claro, veja abaixo como a reciprocidade e a generosidade são diferentes, com alguns exemplos que separamos: 

  • Exemplo de generosidade: Ensinar um idioma para um amigo que sonha fazer intercâmbio em outro país, mas não tem condições de pagar aulas particulares; 
  • Exemplo de reciprocidade: Em uma conversa com o amigo, ambos esperarem o tempo de cada um falar; 
  • Exemplo de generosidade: Doar roupas novas ou usadas em bom estado para a campanha do agasalho ou para quem necessite; 
  • Exemplo de reciprocidade: Ajudar alguém a completar uma tarefa a qual se entende mais, para ter ajuda na tarefa que se entende menos. 

3. Por que a reciprocidade funciona?

Bom, agora que você já sabe, tanto em teoria quanto em prática, o que é reciprocidade e como diferenciá-la da generosidade, iremos te mostrar o porquê dela funcionar na prática. Acompanhe!

Entendendo a psicologia do cliente e sua motivação para retribuir favores

Desde cedo aprendemos em nossa sociedade que é importante tratar o próximo da mesma forma como gostaríamos de ser tratados, não é mesmo? Com isso, crescemos com o sentimento de que é um dever agir bem para que as pessoas façam o mesmo. 

Por isso, segundo o escritor  Robert Cialdini, — conhecido pelo best-seller “as armas da persuasão”—  o princípio de reciprocidade funciona de maneira psicológica em cada um de nós. Gerando em quem recebe algo, a sensação de estar em débito (dívida) com quem lhe presenteou. 

Ou seja, naturalmente desejamos e temos tendência a retribuir o que nos foi dado. Pois  se torna quase que um dever psicológico devolver a gentileza. 

Como criar um ambiente que gere reciprocidade

É muito comum que empresas acreditem que o que importa é fornecer um excelente produto, e que isso fará o cliente retornar muitas vezes.

Aliás, não é que essa visão esteja totalmente errada, pois a qualidade do produto conta muito. Mas seguindo um ditado popular, é bom lembrar que: “isso é o mínimo” para qualquer negócio. 

Desse modo, uma ótima estratégia para sair do senso comum, é utilizar o princípio da reciprocidade. Gerando uma excelente primeira impressão, através da criação de um ambiente que proporciona benefícios aos seus clientes. 

Pois, segundo dados do The Wise Marketer, cerca de 20% dos clientes (os mais fiéis) geram até 80% da receita e 72% para um cliente existente. E parte disso vem da criação de estratégias que geram fidelização. 

Para exemplificar, veja algumas dicas que podem ser aplicadas para criar um ambiente mais recíproco: 

  • Ofereça amostras grátis: sempre que possível, ofereça uma amostra de um novo produto ou do mais vendido em sua loja;
  • Produza conteúdo de qualidade: invista em divulgar informações relevantes para o seu público; 
  • Seja sempre cortês no contato com o público: prepare sua equipe ou estude meios de melhorar a receptividade para com o cliente;
  • Invista em reciprocidade inversa: é possível pedir ao cliente uma avaliação nas redes sociais em troca de brindes,  prêmios ou até mesmo descontos na próxima volta ao estabelecimento. 

A importância de criar ações genuínas 

Ao implementar alguns dos exemplos que mencionamos acima, você, notavelmente, mostrará que o foco máximo do seu negócio é o bem-estar do seu cliente.

Pois a criação de ações genuínas evidenciam que você quer, além de uma venda, pessoas que encontram em sua marca um lugar para retornar. 

Desse modo, além do investimento na captação de novos clientes — o que inevitavelmente tem um alto custo. 

Procure investir em recursos que possam melhorar a experiência de quem compra com você: pesquise sobre o seu público alvo, desenvolva um ambiente que converse com essas pessoas e, principalmente, aprenda a suprir as necessidades dos seus clientes. 

Um bom exemplo disso, se aplica nos restaurantes, pois é uma boa ideia incluir no cardápio uma opção vegetariana — caso percebam que é recorrente o aparecimento desse público no local— assim como outras diversas mudanças que geram acolhimento do público.

4. O papel da reciprocidade no marketing de fidelidade

Passando para este tópico, é muito provável que nas estratégias de marketing da sua e de muitas outras empresas, o objetivo seja sempre a captação de novos leads. Ou de que já existe um bom programa de fidelização implementado. 

Entretanto, é possível que o seu negócio não esteja rendendo tudo o que poderia render, numa escala de maturidade, onde os níveis são: 

1 – Esperança: esperar o cliente vir até você;

2 – Perseguição: a procura constante por novos clientes; 

3 – Cultivo: manter os clientes que já consomem a marca.

O seu e o negócio de muitas pessoas podem estar no primeiro e segundo nível. Mas o cultivo, principalmente através da reciprocidade, evidenciará a maturidade da empresa. 

Sem contar que no marketing de fidelidade, quando agregado ao gatilho da reciprocidade —  isto é, a preocupação em cultivar os próprios clientes — o custo é de 5 a 6 vezes menor do que captar novos consumidores.

Isso porque você estará focando em construir um vínculo com quem consome os seus produtos, não pensando apenas em vender por vender.

E saiba que isso ficará muito claro para os seus clientes; por isso, é muito provável que eles construam um vínculo leal com a sua empresa. 

 5. O paradoxo da reciprocidade nos programas de fidelidade

Após ter ganhado toda essa bagagem de aprendizagem sobre o que é reciprocidade e como ela é influente para a fidelização de clientes, provavelmente algumas dúvidas podem surgir, como, por exemplo: “será que não é custoso demais dar brindes e descontos para os clientes, antes mesmo deles comprarem comigo?” 

E é bom ter em mente que é possível, sim, ocorrer um grande prejuízo, caso quem deseja implementar o programa de fidelidade, já de início ao projeto achando que vai ser custoso. 

Porque, na realidade, um empresário generoso é retribuído; transformando um cliente ocasional em um cliente fiel. 

Chamamos esse medo que mencionamos acima, dê: O paradoxo da reciprocidade. E o empresário que sai dessa mentalidade, antecipando benefícios, acaba mudando o comportamento do cliente.

Pois essa ação de cuidado fará com que gastem muito mais em sua empresa do que com programas típicos de fidelidade. 

6. Empresas que usam a reciprocidade como estratégia de negócio

Na teoria é magnífico pensar que existe a possibilidade de sair do convencional e de que o princípio de reciprocidade pode fidelizar clientes, não é mesmo?  E, melhor ainda, se os ganhos forem maiores do que as perdas. 

Exemplos de cases 

Mas para acreditar que é possível e confiável implementar esse princípio em sua empresa, separamos alguns cases de negócios que encontraram na reciprocidade, um meio de ter uma clientela fiel.

Veja que esse é o caso das seguintes marcas:

  • Vegas Bowling

Começamos falando do Andrei, que é o proprietário do Vegas Bowling, uma pizzaria e boliche, ele tinha iniciado o negócio recentemente e o delivery não representava nem 5% do faturamento. Sem contar que, assim como outros empresários, eles também passaram pela pandemia. 

Nesse contexto difícil, com as vendas caindo e com poucos clientes fixos, para não fechar o  negócio para sempre, novas medidas precisaram ser tomadas.

E uma delas, foi tentar conhecer melhor os clientes que já estavam comprando na loja e agradecê-los de alguma forma por ainda estarem ali. 

Outras medidas também foram tomadas, como a busca de aplicativos para delivery, formas melhores de fazer o atendimento no telefone, ferramentas de WhatsApp, brindes para clientes e até mesmo motoboys melhores.

Mas a grande mudança mesmo, foi depois que o Andrei conheceu o Fidelizi através do Marcelo Marani do portal Donos de Restaurantes, e a partir disso entendeu a importância de:

  • Trazer o cliente para sua base;
  • Saber quem é ele e o que ele está fazendo; 
  • E agradecê-lo de alguma forma.

Por fim, após mergulhar de cabeça na fidelização interativa, que também inclui a reciprocidade como estratégia, o resultado foi melhor que o esperado. Em 5 meses a empresa  cadastrou 1864 clientes em sua base de contatos e gerou 3967 compras.

Se ficou interessado para conhecer melhor essa case, saiba que a história completa está no blog da Fidelizi: Esse restaurante transformou um salão vazio em um negócio que faturou R$ 752.597,18 em 5 meses 

  • Hanada Temakeria

Com uma visão sempre à frente do mercado, Alessandro Brito, proprietário da Hanada Temakeria já tinha uma percepção sobre a importância de reter seus clientes. E em busca de uma solução que fosse realmente eficiente e interessante tanto para os negócios, quanto para os clientes, conheceu o Fidelizi quando a empresa estava apenas começando.

Foi em 2016, na Feira do Empreendedor, que o Alessandro conheceu o Vitor Kosaka — CEO da Fidelizi — e foi apresentado ao novo produto. Ele percebeu que aquela era exatamente a solução pela qual ele estava buscando.

Contratou o programa para seu restaurante, Hanada Temakeria, em Barueri (SP) e é cliente desde então, sendo que atualmente, conta com 4 lojas, todas com o Fidelizi.

Quando a pandemia chegou, assim como muitos empreendedores, Alessandro se viu numa situação inusitada, na qual nunca se imaginou e se preocupou com o que poderia acontecer com o seu negócio.

Porém, mesmo diante de todas as adversidades, rapidamente iniciou um planejamento para que sua empresa não quebrasse.

E naquele momento, percebeu que nos anos anteriores sempre fez um bom trabalho de fidelização, construindo uma sólida base de clientes fiéis e que esta seria fundamental para sua jornada de enfrentamento da crise.

Com a ajuda da Fidelizi, Alessandro iniciou um intenso plano de comunicação com sua base fidelizada de clientes. Todos estavam com medo, mas Alessandro sabia que precisava se mostrar como uma opção segura e confiável para os seus clientes. 

Com isso, passou a divulgar sobre todos os protocolos de higiene e segurança adotados, além de reforçar os benefícios do programa de fidelidade para seus clientes.

Também passou a utilizar a nova ferramenta do Fidelizi, o “Vale Pontos”. Uma funcionalidade lançada em abril de 2020, durante a pandemia, para ajudar os empreendedores a continuarem beneficiando seus clientes com o programa de fidelidade de forma diferente e eficiente. 

Desde então, Alessandro vem se destacando em seu segmento. E além de conseguir manter as portas abertas, ele abriu mais duas unidades durante a crise, na qual diversos negócios não resistiram e quebraram.

Quer saber mais sobre essa história de sucesso? Saiba que é possível acompanhar o restante do artigo no blog da Fidelizi. Veja: Mais de R$600MIL de faturamento durante a pandemia!

Ofertas que podem ser criadas a partir da reciprocidade

E aí, conseguiu perceber como é vantajoso usar a reciprocidade em suas estratégias de marketing? 

Esperamos que as histórias que te apresentamos possam ter feito os seus olhos brilharem, e que você também queira ter o seu próprio relato de sucesso futuramente.

Brincadeiras à parte, saiba que é possível colocar em prática o uso da reciprocidade diretamente em suas ofertas — lembrando, principalmente, de pensar nas necessidades do seu público antes de criá-las.

Com isso, separamos algumas ideias que você, empresário, pode desenvolver para começar a aplicar o quanto antes em seu negócio. Confira!

1 – Oferta de reciprocidade para pizzaria: 

Título da oferta: “Compartilhe o nosso sabor e receba um mimo!”

Descrição: Nossa pizzaria acredita que o que dá sabor a pizza é um bom forno e compartilhar esse momento com pessoas que a gente gosta. E foi pensando nisso, que criamos essa super oferta para compartilhar com você.

Passo a passo: 

  • Compre qualquer pizza especial;
  • Compartilhe uma foto da pizza nas suas redes sociais marcando o nosso @ (colocar a rede social da pizzaria aqui!);
  • Mostre o post na hora do pagamento e ganhe uma pizza brotinho ou 10% de desconto no seu pedido. 

2 – Oferta de reciprocidade para restaurante:

Título da oferta: “Quando sabores são compartilhados, geram sorrisos duplos”

Descrição da oferta: No nosso restaurante, acreditamos que compartilhar momentos à mesa é uma das maiores alegrias da vida. Então, para expressar nossa gratidão por você escolher compartilhar esse momento conosco, criamos uma oferta especial. 

Passo a passo: 

  • Faça uma refeição memorável: desfrute uma refeição deliciosa e autêntica no nosso restaurante.
  • Indique um amigo para experimentar: após a sua refeição, indique um amigo ou familiar que ainda não tenha visitado nosso restaurante.
  • Seu amigo e você recebem um mimo: quando seu amigo vier ao restaurante e mencionar a indicação através do voucher que disponibilizamos, você e ele receberão uma sobremesa exclusiva, cortesia da casa.

3 – Oferta de reciprocidade para Pet shop:

Oferta: “Patas de Amizade: dê e receba alegria!”

Descrição: “No nosso querido Pet shop, sabemos que os laços entre você e seu bichinho de estimação são preciosos. Para celebrar essa amizade e te agradecer por fazer parte da nossa família, apresentamos nossa oferta amigável. Veja como funciona: 

Passo a passo: 

  • Agende um serviço ou compra: agende um serviço para o seu pet, como um banho, tosa ou compre produtos essenciais para o cuidado dele na nossa loja.
  • Compartilhe o amor nas redes sociais: tire uma foto fofa do seu pet após receber o serviço ou desfrutar dos produtos que você comprou. Compartilhe nas redes sociais, marcando nosso Pet shop.
  • Mostre o post ao fazer o pagamento: quando vier para retirar seu pet ou fazer o pagamento, apresente o post que você fez nas redes sociais para receber um desconto especial.

4 – Oferta de reciprocidade para padaria:

Oferta: “Compartilhando sabores: pão e carinho”

Descrição: Sabemos que o aroma do pão fresco traz à mente lembranças especiais. Então, para expressar nossa gratidão por fazer parte da nossa comunidade de apaixonados por pães, trouxemos uma oferta especial para você. Veja como ela funciona:

Passo a passo: 

  • Adquira um produto da padaria: compre seu pão favorito, bolos deliciosos ou outros produtos frescos da nossa padaria.
  • Compartilhe um momento com os nossos produtos: tire uma foto do seu produto da padaria em um momento especial. Pode ser ao fazer um lanche, em um café da manhã em família ou em qualquer outra ocasião que você adore.
  • Compartilhe nas redes sociais: compartilhe sua foto nas redes sociais, marcando nossa padaria com o @(colocar rede social da padaria aqui!)
  • Mostre o post ao fazer o pagamento: quando você voltar à padaria, mostre-nos a postagem que você fez nas redes sociais e ganhe um desconto especial. 

5 – Oferta de reciprocidade para salão de beleza:

Oferta: “Beleza em dobro”

Descrição: Nós sabemos que para a maioria dos nossos clientes o cuidado estético é essencial para trazer conforto, segurança e, principalmente, autoestima. E foi pensando nisso, que fizemos a promoção da beleza em dobro. Veja como funciona: 

Passo a passo: 

  • Agende um horário em nosso salão: faça o seu agendamento pelo WhatsApp ou por ligação, para realizar qualquer serviço oferecido em nosso salão. 
  • Compartilhe sua transformação: depois do seu dia de cuidado com a nossa equipe, compartilhe com os seus seguidores o resultado da sua transformação. Ah, e não se esqueça de marcar o @ do salão (colocar rede social do salão de beleza aqui!)
  • Mostre o seu post para ganhar seu brinde: após compartilhar essa transformação tão especial, mostre no caixa o seu post e ganhe cutilamento das unhas, limpeza facial ou uma hidratação de cabelo profissional. 

 6 – Oferta de reciprocidade para loja de açaí:

Oferta: “Refresque-se em dobro”

Descrição: Nossa açaiteria adora saber que nossos clientes vêm em nossa loja para compartilhar momentos especiais, que gostam de provar o sabor do açaí natural e, especialmente, se refrescar com os nossos produtos. E como forma de agradecimento, trouxemos uma mega promoção. Confira!

Passo a passo: 

  • Peça um açaí médio ou grande;
  • Tire uma foto do seu açaí e compartilhe nas suas redes socais marcando o @ da nossa loja (colocar rede social  aqui!);
  • Mostre o seu post para algum de nossos atendentes e ganhe uma garrafa de água 500 ml.

 7 – Oferta de reciprocidade para churrascaria: 

Oferta: “A combinação perfeita: churrasco e amigos”

Descrição: Nossa churrascaria carrega consigo uma das maiores missões: fazer bem feito, um dos pratos favoritos do brasileiro; o churrasco. Mas, além disso, também sabemos o quanto esse momento gera confraternização. E foi pensando nisso, que desenvolvemos essa promoção especial para amigos que amam churrasco. Veja como funciona:

Passo a passo: 

  • Na sua primeira visita à nossa churrascaria, traga além da família, um amigo;
  • Antes de fazer o pedido, fale que você trouxe um convidado para participar da promoção; 
  • Você e seu amigo ganharão a sobremesa como cortesia da casa. Ah, lembrando que, a cada vez que trouxer mais de um amigo, novos brindes e prêmios serão disponibilizados para você e para os seus convidados. 

E aí, alguma dessas ideias que utilizam o princípio da reciprocidade te inspiraram? 

Pois esperamos que tenha gerado pensamentos criativos. 

Lembre-se também que, se a oferta do seu segmento estiver entre alguma das que sugerimos, não é necessário segui-la à risca. 

Você pode alterar o brinde, desconto e até mesmo as regras. O que importa mesmo é que se você deseja usar a reciprocidade como estratégia de marketing de fidelização, tem que ter em mente que é preciso ser generoso para que os seus clientes também sejam.  

7. Como premiar os clientes influencia na reciprocidade

Agora que você já tem possíveis ideias de criação de ofertas que fidelizam o cliente com o princípio de reciprocidade, com certeza já deve estar pensando em elaborar as suas próprias estratégias, não é mesmo? 

Aliás, seguir com essa mentalidade de premiar é pensar igual a marcas grandes, como, por exemplo: o Mercado Livre, Shopee e outras diversas empresas que disponibilizam cupons de frete gratuito, cashbacks, acesso ilimitado a plataformas de filmes e músicas e assim por diante. 

Mas é inevitável que surja em sua mente questionamentos sobre o porquê de doarem tantos prêmios e darem tantos benefícios tão fácil assim, correto? 

Entretanto, saiba que empresários de sucesso, quando veem os números de suas vendas aumentarem, por agirem com reciprocidade, passam a perceber a importância de implementar esse tipo de ação em seus negócios. 

Ademais, como já informamos anteriormente, clientes que recebem algo tendem a ter a necessidade de retribuir. Por isso, deixamos registrado abaixo, como as premiações  influenciam diretamente na reciprocidade, evidenciando quais são os benefícios do seu uso. Confira!

7.1 – Sentimento de gratidão: quando os clientes são recompensados ​​ou recebem algo valioso de forma gratuita, eles se sentem valorizados e apreciados. Isso gera um sentimento de gratidão, que é um gatilho psicológico para a reciprocidade. Os clientes naturalmente tendem a querer retribuir quando se sentem bem tratados.

7.2 –  Desejo de equilíbrio: as pessoas têm uma tendência inata a desejar um equilíbrio nas interações sociais. Quando os clientes recebem uma recompensa ou benefício sem esperar, eles sentem que há um desequilíbrio positivo na relação entre eles e a empresa. Isso os motiva a equilibrar essa relação, seja comprando mais, indicando amigos ou participando de outras ações que beneficiem a empresa.

7.3 – Senso de obrigação: ao receber algo de valor, os clientes podem sentir uma leve pressão interna para retribuir, para compensar o que receberam. Isso pode levar a um comportamento positivo, como fazer compras adicionais, visitar mais vezes ou indicar outras pessoas ao negócio.

7.4 – Construção de relacionamento: premiar os clientes contribui para a construção de um relacionamento mais forte e duradouro entre eles e a empresa. Esse senso de vínculo emocional aumenta a probabilidade de que eles queiram continuar a fazer negócios e interagir de maneira positiva.

7.5 – Boca a Boca positivo: a reciprocidade induzida por recompensas pode resultar em clientes compartilhando suas experiências positivas com amigos, familiares e redes sociais. Isso pode levar a mais referências e novos clientes, aumentando a base de clientes.

7.6 – Aumento da fidelidade: a reciprocidade estimulada por prêmios pode criar uma fidelidade mais profunda. Os clientes podem ser mais propensos a escolher sua empresa em vez de concorrentes, uma vez que se sintam conectados e valorizados.

Por fim, lembre-se que por mais que você tenha a percepção que os seus clientes voltam e de que não é preciso investir nessa estratégia, é porque não notou ainda que, na realidade, cerca de 10% dos melhores clientes voltam apenas uma vez a cada três meses. 

Outro ponto de atenção sobre o uso do princípio de reciprocidade é sobre não copiar as estratégias de outros estabelecimentos. Porque oferecer uma Coca-Cola de brinde em um restaurante português pode não ser atrativo, mas um pastel de nata, sim! 

Então, lembre-se, antes de tudo, conheça o seu cliente; porque é isso que te trará a fidelização.   

8. Como a reciprocidade pode ajudar no engajamento com seus clientes

Você descobriu com este artigo que a reciprocidade cria um ciclo de positividade. Quando a empresa dá algo legal aos seus clientes, eles se sentem motivados a dar algo de volta, seja em termos de lealdade, engajamento ou compartilhamento positivo. 

Isso ajuda a fortalecer o relacionamento entre a empresa e os clientes, tornando-os mais do que apenas consumidores, mas também defensores entusiasmados do seu negócio. Desse modo, já é possível saber que eles vão ser também um meio de divulgação

Então, é uma possibilidade para o empresário, que já tem acesso a essa “legião” de clientes defensores, desenvolver campanhas interativas e participativas. Principalmente com uso das redes sociais. 

Implementando, por exemplo, o uso de gamificação; desenvolvendo um meio digital interativo para cativar o seu público, e elaborar recompensas vantajosas por indicação — ativando a reciprocidade no cliente para atrair novos clientes.

9. Como usar a reciprocidade para atingir a maturidade estratégica do seu negócio

Saiba por aqui, empresário, que a única forma de gerar lucro é por meio de um CRM (Customer Relationship Management), em outras palavras, pela gestão de relacionamento com o seu cliente.

Porque é preciso saber quanto sua clientela deixa de receita no seu negócio. 

E isso só acontece por meio de um processo de maturidade empresarial. Isto é, quando você começa a cultivar quem já consumiu a sua marca; principalmente, por meio de estratégias que envolvem a reciprocidade, a consciência de quais são as necessidades dos seus clientes e qual é a receita resultante desse investimento. 

Portanto, para não cometer erros, conheça de maneira aprofundada quais são os três níveis de maturidade no marketing de vendas. E saiba qual dessas opções pode te levar a atingir a maturidade estratégica do seu negócio. Vamos conferir? 

Nível 01: Esperança

Começamos falando da esperança, porque muitas empresas estão localizadas aqui. Neste caso, há uma série de empresários que possuem a plena convicção de que o próprio cliente virá, e que ele, em meio a tantas opções, escolherá justamente a sua empresa para fazer a compra. 

E de que não é preciso, nem mesmo, investir em promoções ou estratégias, porque o seu produto é excelente e de que isso já basta.

Ou seja, vemos nitidamente aqui, que a via a qual essa empresa segue é a via de mão única. Porque não há um relacionamento recíproco com os seus clientes. 

Nível 02: Perseguição

Em contrapartida, falemos da perseguição, pois também há uma parcela expressiva de empresas que se encontram nesse nível.

Geralmente, quem tem estratégias de perseguição, isto é, quem utiliza meios excessivos para  atrair novos clientes, fazem de tudo para trazer novos compradores a todo momento. 

E não é que seja ruim estar nesse nível, pois em comparação ao nível de perseguição, aqui ainda há um esforço do empresário para ir atrás de sua clientela — e não, propriamente, ficar de “braços cruzados” esperando que público venha até a loja.  

Contudo, ainda não há nesse tipo de estratégia a preocupação com a reciprocidade e com a fidelização dos clientes. Sem contar que os altos custos com anúncio, geram, por vezes, mais gastos do que investir em estratégias de fidelização. 

Nível 03: Cultivo

Por fim, chegamos ao último nível, o cultivo. E a título de curiosidade, poucas empresas estão nesse nível. Afinal, é preciso ter a noção de que é de extrema necessidade vender para quem já comprou com a empresa. 

E como vimos neste artigo, não tem segredo, só é possível chegar à fase de cultivo usando a reciprocidade. Ou seja, pesquisando o que é atrativo para o seu público, e a partir disso, premiar ou incentivar quem já consumiu com a marca para gerar o retorno. 

Sem contar que, um negócio que chega no nível de cultivo, consequentemente, vai ter um controle muito maior sobre os seus clientes. E usando as estratégias certas, é possível ter mais acesso sobre quem é cliente novo, quem parou de comprar, quem voltou apenas pelas promoções e assim por diante. 

10. Esteja à frente se tornando um parceiro Fidelizi!

Se chegou até aqui, é porque deseja e já tem em mente que é necessário mudar o rumo do seu negócio, não é mesmo? E esperamos que, ter aprendido o que é reciprocidade, tenha sido um primeiro passo para alcançar esse objetivo.

Aliás, desenvolvemos este conteúdo, de forma gratuita, a fim de mostrar nosso apreço por você que deseja mudar o rumo do seu negócio. E dizer que tem como sair do lugar que se encontra, utilizando a reciprocidade como sua aliada. 

Além disso, ainda nesse ritmo de contribuição, deixamos registrado aqui, que é possível descomplicar todo esse processo e desenvolver estratégias únicas com a ajuda do Fidelizi — uma empresa especializada na fidelização de clientes. 

Utilizando ferramentas inovadoras e estratégias personalizadas para ajudar você, empresário, a passar pelos três níveis e se tornar uma marca próspera, admirada e com previsibilidade de caixa. 

Gostou das dicas? 

Então, não deixe para depois a oportunidade de fazer parte do futuro do marketing com a ajuda do Fidelizi.

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