Reter um cliente é uma tarefa extremamente complicada e quem é lojista pode confirmar esta informação.
Neste artigo, você vai saber sobre a importância de implementar um programa de fidelidade em sua loja e os benefícios que esse tipo de solução pode gerar. Confira:

 

O termo Programa de Fidelidade já é bastante familiar, tanto para empresas, quanto para o público geral, independente do segmento de atuação ou interesse e já caiu nas graças dos consumidores.

Atualmente, participar de um programa de fidelidade proporciona inúmeros benefícios para os clientes e é uma maneira comprovada de manter o relacionamento do público com uma marca.

O mercado conta com diversas opções de programas de fidelidade, estruturados de maneiras diversificadas para se adequar melhor às necessidades da empresa e de seus clientes.

Neste post, você vai entender melhor as definições de programas de fidelidade, funcionalidades, cases de empresas que integraram um programa de fidelidade em sua marca e muito mais.

O que é programa de fidelidade?

Um programa de fidelidade é basicamente uma estratégia de marketing, onde são oferecidos prêmios e ou vantagens para os clientes que fazem consumo recorrente em um estabelecimento.

Optar por esse tipo de estratégia é uma maneira bastante eficiente de fidelizar clientes e incentivá-los a manter um relacionamento mais próximo e duradouro com a marca.

Outra estratégia que cabe dentro do programa de fidelidade e o torna ainda mais atraente para os consumidores, é apostar em parcerias com outras marcas e incluir isso como prêmios e benefícios oferecidos aos participantes do programa fidelidade.

Esse tipo de ação oferece benefícios para o parceiro, para o cliente e para a empresa, porque essa estratégia acaba por ser uma relação de troca entre marcas, ou seja, seu negócio direciona os clientes para o parceiro e consequentemente, o parceiro direciona os dele para você.

Como funciona um programa de fidelidade?

Participar de programas de fidelidade  vem se tornando cada vez mais fácil e atualmente, consiste em um cadastro rápido do cliente, geralmente feito no fechamento da compra, quando a pessoa está prestes a pagar o consumo.

A partir desse momento, todas as compras feitas no estabelecimento são convertidas em pontos, proporcionais ao valor gasto. A pontuação também pode ser feita através de check in, dependendo do segmento do estabelecimento.

Os pontos obtidos são acumulativos e quando o consumidos atinge um número pré determinado pela empresa, ele pode fazer a troca dos pontos por algum dos prêmios disponibilizados no programa de fidelidade do estabelecimento.

Um exemplo muito conhecido de programa de fidelidade são os de companhias aéreas, onde os pontos são convertidos em milhas, que podem deixar as passagens consideravelmente mais baratas ou até mesmo gratuitas, dependendo da quantidade de milhas acumuladas.

Validade dos pontos para resgate

A definição da validade dos pontos é muito importante, pois incita o cliente a consumir mais, com maior frequência e em períodos menores, afim de de acumular os pontos necessários e evitar que eles expirem ou percam a validade.

Entretanto, é preciso muita atenção na hora de determinar estes prazos, para não impor um consumo exacerbado aos clientes, fazendo com que atingir a pontuação para resgate dos prêmios seja algo inatingível. Isso pode resultar exatamente no oposto do objetivo inicial e fazer com que o cliente fique desmotivado por nunca conseguir acumular a pontuação necessária para ganhar um prêmio almejado. Neste tipo de situação, é comum que o cliente acabe desistindo de participar do programa  de fidelidade do estabelecimento, por se sentir enganado e até mesmo lesado pela empresa.

Tipos de programa de fidelidade

A fidelização de cientes é uma estratégia adotada por empresas de todos os tamanhos e segmentos, desde multinacionais famosas, até pequenas empresas varejistas. Cada uma adota um tipo de programa e o adéqua de acordo com os objetivos.

Atualmente contamos um diversos tipos de programas de fidelização, com diferentes estratégias de fidelização e resgate. Separamos alguns exemplos de programas disponíveis no mercado, confira:

Pão de Açúcar Mais:

Este é o programa de fidelidade da rede Pão de Açúcar, que oferece benefícios especiais e exclusivos para quem é cliente mais. O cliente se identifica através do CPF, no momento que em vai passar no caixa e faz a pontuação, referente ao valor consumido no estabelecimento.

Além disso, a rede disponibiliza um aplicativo onde os clientes contam com descontos exclusivos, prêmios especiais e acompanham os pontos disponíveis em suas respectivas contas.

Clube Extra:

Assim como o programa citado acima, o Clube Extra oferece prêmios e descontos exclusivos para os clientes cadastrados no programa fidelidade da marca. No caixa, o cliente se identifica com o CPF para obter a vantagens oferecidas aos participantes.

Entre os benefícios disponíveis, estão: Descontos exclusivos, desafios onde o cliente ganha prêmios exclusivos conforme vai alcançando os objetivos propostos, desconto nos produtos mais comprados pelo cliente, entre outros.

ClubDIA:

O programa de fidelidade da redes de supermercados DIA% é o ClubeDIA, que oferece benefícios aos seus membros e descontos exclusivos nos produtos da marca. Divergindo da estratégia utilizada nos dois exemplos citados a cima, o ClubDIA não contabiliza pontos obtidos pelos seus clientes em suas compras para que acumulem e resgatem mais tarde, mas sim, descontos instantâneos sempre que os associados efetuam uma compra.

Dotz:

Este é um programa de fidelidade que faz parcerias com diversas redes e lojas, possibilitando ao cliente juntar pontos toda vez que comprar em uma dessas empresas parceiras, e depois, trocar seus pontos por prêmios e serviços em qualquer uma das lojas parceiras.

Km de Vantagens:

Você muito provavelmente já ouviu falar sobre este programa de fidelidade, que se tornou bastante popular no Brasil, principalmente entre aqueles que usam muito o carro.

O Km de Vantagens é o programa do Posto Ipiranga, onde os clientes acumulam pontos através de abastecimentos, trocas de óleo, compras nas lojas de conveniência da rede e até mesmo, efetuando comprar em ecommerce de empresas parceiras.

Multiplus:

Este programa pertence à companhia aérea Latam, que oferece aos seus membros a possibilidade de obter pontos nos programas de outros parceiros, para depois fazerem a conversão e transformar os pontos acumulados em milhas.

Dessa forma, os associados do programa podem juntar seus pontos efetuando comprar em supermercados, postos de combustíveis, farmácias e muitos outros parceiros, desde que o consumidor efetuar os pagamentos pela funcionalidade crédito do cartão.

FideliZi!:

Não poderíamos ficar de fora dessa lista, não é mesmo?

Isso porque a FideliZi não se limita apenas a fidelizar clientes em troca de brindes, mas sim em oferecer uma experiência de compra diferenciada e interativa para consumidor, e coleta e armazenamento de dados para o empreendedor do comercio varejista.

Além da obtenção de informações, o sistema FideliZi ainda agrega toda uma ferramenta de marketing de comunicação através do painel dos clientes, onde os donos dos estabelecimentos tem funcionalidades como:

-Piloto automático: Disparo de emails transacionais para a base de clientes do estabelecimentos em momentos estratégicos para reter, atrair e até mesmo trazer de volta aqueles que há muito não interagem com o programa da loja. Geralmente esses emails são configurados para quando o cliente se cadastra no programa, como uma forma de dizer boas-vindas, também são enviados emails para aniversariantes e clientes inativos, com ofertas atrativas afim de garantir o retorno desse público ao estabelecimento.

-Email marketing: Esta ferramente também garante uma excelente comunicação com os leads, pois os donos dos estabelecimentos podem fazer envios de ofertas, novidades, conteúdos, entre outras ações que podem agregar valor ao publico deles.

-Relatórios: O FideliZi disponibiliza relatórios completos para que seja feita uma mensuração de resultados obtidos através do programa,com informações sobre a receita gerada, clientes mais fidelizados, clientes em risco que podem acabar sendo perdidos pelo estabelecimento, ticket médio, prêmios resgatados, novos clientes, frequência e muito mais!

Vale lembrar que a base obtida através do FideliZi é totalmente limpa, ou seja, de clientes em potencial real, pessoas que já conhecem o espaço e produto ou serviço oferecidos. Isso garante uma efetividade consideravelmente maior nas ações de marketing feitas pelo estabelecimento.

Fora estas, o FideliZi traz várias outras funcionalidades para otimizar muito mais a vida do empreendedor varejista.

Se interessou e quer mais informações sobre tudo que o FideliZi pode oferecer? Então clique aqui e confira nossa apresentação, planos e funcionalidades.

Antes de finalizar, não esqueça de compartilhar este post com seus conhecidos que podem melhorar os resultados de seus negócios com esta solução.

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